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Agilize as vendas de Natal com o atendimento digital

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O Natal é uma época do ano em que os consumidores são mais influenciados a comprar, principalmente pela alta divulgação dos produtos e serviços das empresas. Através da internet e dos canais de comunicação, os clientes podem escolher onde querem fazer as suas compras e assim presentearem os familiares e amigos. 

Nesse sentido, o atendimento ao cliente digital passa a ser uma realidade presente entre as empresas. Mesmo com a flexibilização da abertura dos comércios, o consumidor deverá comprar mais presentes de Natal pela internet, de acordo com a pesquisa da Agência Sebrae.

Essa  tendência pede que as empresas se adaptem ao novo comportamento do consumidor e preparem o seu ambiente online para atender bem os clientes, tirar as dúvidas e estar sempre disponível para eles.

Veja o que você vai encontrar neste artigo: 

  • Atendimento ao cliente digital: o que é e por que é tão importante para as estratégias de venda
  • Como melhorar seu atendimento digital no Natal — dicas práticas e exclusivas para você!

Atendimento ao cliente digital: o que é e porque é tão importante para as estratégias de venda

O novo consumidor é alguém conectado que está em busca de agilidade, personalização no atendimento e busca ser o protagonista de suas compras. Nesse cenário, esse cliente deseja que as suas marcas favoritas estejam nos meios de comunicação que ele já utiliza (pode ser as redes sociais, WhatsApp, etc).

Logo, as empresas têm então o desafio de aplicar o atendimento ao cliente digital de forma que ele se sinta satisfeito com os serviços prestados. Isso gera confiança, empatia, satisfação e um bom relacionamento com o consumidor. 

Como migrar o atendimento tradicional de uma empresa para o digital?

Depois de saber a importância de fazer parte do mundo virtual, é hora de transformar o processo tradicional em atendimento ao cliente digital. Saiba como:

  • Analisar os canais digitais que a sua empresa está inserida e em quais ela não está: fazer esse balanço dará a você uma maior noção de quais canais são mais utilizados pelos consumidores. Se for o WhatsApp, por exemplo, criar uma conta comercial e se comunicar com os clientes dessa forma irá trazer mais profissionalismo 
  • Ter uma comunicação clara e padronizada no atendimento ao cliente digital: escolher vários canais de comunicação para atender os clientes deve ser algo feito de forma contínua, clara e padronizada
  • Usar a tecnologia ao seu favor: ofereça diversos canais digitais para o seu cliente entrar em contato, como por exemplo: WhatsApp, e-mail, chat de redes sociais, da sua loja virtual

Como melhorar seu atendimento digital no Natal

Nada melhor do que aproveitar as oportunidades para criar um atendimento ao cliente digital de qualidade e as datas comerciais são ótimas para isso.

Vamos conferir a seguir as dicas de como se comunicar com os clientes em sua empresa:

Saiba ouvir e entender o problema do cliente

Ouvir o problema do cliente e deixar que ele descreva com detalhes o que está acontecendo é uma forma de se comunicar bem e de maneira clara com o seu público. 

Muitas vezes as empresas não dão a atenção adequada aos problemas que aparecem, gerando ruídos na comunicação.  

Personalize a comunicação com o cliente

É possível personalizar a comunicação com o cliente usando os canais de forma individual, seja uma mensagem no WhatsApp perguntando o que ele achou do produto, caso tenha algum problema, mostre que a sua empresa se importa.

Criar campanhas de e-mail marketing também é uma boa estratégia para se comunicar com os clientes. Você pode fazer isso enviando mensagens que os chamem pelo nome para saber se gostaram dos produtos, ou até mesmo para tentar recuperar os carrinhos abandonados na loja virtual.  

Saiba incentivar seus clientes fiéis

Para manter o relacionamento saudável com seus clientes fiéis, que tal oferecer brindes e cupons de desconto para que continuem comprando com a sua empresa? 

Durante o Natal e até mesmo em outras datas comemorativas, envie mensagens que mostre o seu interesse pela satisfação deles e se mostre disponível para quem já é fiel.  

Agilize o atendimento nos seus canais

Os consumidores estão cada vez mais impacientes com processos demorados no atendimento. Para solucionar essas questões é preciso:

  • Estabelecer um horário de funcionamento de sua empresa, deixando isso claro nos canais de atendimento 
  • Para evitar expectativas frustradas, não abra mão de comunicar de forma clara com o cliente a fim de avisar o seu horário de atendimento, quando poderá responder, etc.
  • Dedicar um tempo só para os atendimentos, recolhimento de pedidos, tirar dúvidas e ajudar no pós-venda durante o Natal

Deixe seu FAQ atualizado

As páginas de perguntas frequentes (FAQ, sigla em inglês Frequently Asked Questions), precisam ser atualizadas constantemente. 

Por exemplo, se a sua empresa mudou de endereço, adicionou novos produtos à venda ou mudou de ramo, tudo isso deve ser colocado no FAQ. Desse modo, o cliente ganha tempo ao ter a sua possível dúvida solucionada — todos saem felizes!

É possível também deixar as perguntas dos clientes em destaque na página para que outras pessoas possam ter acesso e assim também tirarem as dúvidas de modo fácil e rápido. 

Treine sua equipe de suporte

Muitas pessoas empreendedoras têm contratado um funcionário para auxiliar durante as vendas de Natal, o que ajuda a não se perder em meio a tantas atividades. 

Sabemos que essa época do ano é bem corrida para as empresas, portanto, essa solução pode te ajudar a delegar tarefas e gerenciar melhor o seu negócio. 

Por Lei, o microempreendedor individual pode contratar um funcionário e registrar a carteira do profissional na empresa, o que traz benefícios para quem contrata e é contratado, por motivos de:

  • Se trata de um investimento em mão-de-obra 
  • Os clientes serão bem atendidos 
  • As mercadorias vão chegar a tempo na casa do consumidor

Ter ajuda em épocas festivas vai te dar mais tranquilidade para resolver outras questões igualmente importantes do seu negócio, então não abra mão dessa oportunidade!

Invista no pós-venda

O pós-venda é muito importante para a empresa, pois mostra que o cliente pode falar abertamente sobre o que achou dos produtos e serviços, o que pode melhorar, etc. 

Até mesmo quando a mercadoria demora a chegar ao consumidor, é possível resolver esses problemas no pós-venda. E no Natal, as empresas precisam estar preparadas para atender bem o cliente mesmo na correria das entregas. 

Traga sempre uma solução

Para tudo tem solução! Por isso, é importante trabalhar na antecipação dos problemas para que o cliente esteja sempre em primeiro lugar e satisfeito, algumas dicas para isso são: 

  • Prepare o seu estoque de mercadorias para o Natal, verificando se é possível manter todas as entregas no prazo
  • Considere um atraso mínimo de entrega das mercadorias ao contar com transportadoras e veículos de frete e esteja preparado para caso isso aconteça
  • Ofereça cupons de desconto, promoções e brindes aos clientes que comprarem a partir de um valor X, afinal, quem não gosta de ganhar mimos? 

Para que as suas vendas aumentem no Natal e os clientes sejam bem atendidos, é necessário contar com um sistema de suporte na loja virtual, e isso a Loja VirtUOL tem! 

A nossa equipe de suporte está pronta para atender os seus clientes e até mesmo tirar as dúvidas da pessoa empreendedora, facilitando o processo de comunicação.

Portanto, conquiste sua presença digital hoje mesmo! Conheça a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio e aproveite a promoção de 6 meses por apenas R$29,99. Clique aqui e confira.

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