Análise de conteúdo: 07 perguntas para entender se a sua marca está mandando bem

Análise de conteúdo: 07 perguntas para entender se a sua marca está mandando bem

A análise de conteúdo é uma etapa extremamente importante para saber se uma empresa está mandando bem no mercado. É como se fosse um termômetro capaz de avaliar o que precisa melhorar e o que está ok na execução dos processos de comunicação do seu negócio. 

Para entender como funciona na prática e como fazer essa análise de forma correta, continue acompanhando e confira os benefícios que pode trazer à sua empresa! 

O que é uma análise de conteúdo?

Trata-se de avaliar como anda a comunicação digital entre a empresa e o seu consumidor. Assim, é possível identificar prováveis problemas e falhas que possam estar impedindo o crescimento do seu negócio.

Como é feita essa avaliação? Primeiramente, separe um dia da semana para tomar nota de tudo o que está acontecendo no seu negócio. Isso inclui analisar até mesmo os custos e despesas da sua empresa, afinal qual empreendedor não deseja aumentar o seu lucro?

Qual a importância dessa análise para a minha marca?

A análise de conteúdo é importante para que os empreendedores saibam como anda a imagem da sua empresa junto aos seus clientes.

Pense nesse processo como se fosse um diagnóstico médico onde os sintomas são avaliados, encontrando assim as soluções para possíveis problemas.

Mas, quais problemas podem aparecer? Podemos citar por exemplo, a diminuição de engajamento com a sua marca nas redes sociais, a venda de produtos que poderiam estar bombando na internet e etc. Vamos falar mais sobre isso abaixo.

07 perguntas para começar a análise de conteúdo

Agora vamos para a parte prática da análise de conteúdo, que consiste em se questionar sobre algumas situações que podem provar que a sua empresa está mandando bem:

1.Você tem um planejamento mensal para suas ações de conteúdo e um calendário editorial para organizar os posts do dia a dia?

Tudo começa com o planejamento do conteúdo, bem como o que você deseja mostrar para seus clientes nas redes sociais ou em outros canais digitais.

Por isso, aproveite as datas comemorativas e relacionadas ao comércio para que a sua marca seja lembrada pelos consumidores na internet.

O calendário editorial faz parte dessa estratégia. Com ele é possível garantir a frequência e consistência nas postagens com uma pesquisa prévia dos assuntos relacionados à sua empresa.

2.Você posta conteúdo com frequência predeterminada?

Postar conteúdo de qualidade com frequência faz com que os consumidores não se esqueçam da sua marca, tendo ela como uma autoridade no assunto.

Analise em qual canal digital a empresa está mais engajada. Pode ser no Instagram, Facebook, WhatsApp ou mesmo em um e site.

3.Seu conteúdo responde as dúvidas dos seus potenciais clientes e / ou oferece dicas úteis para eles?

O conteúdo produzido deve estar de acordo com o perfil do seu cliente. Dessa forma faz com que ele deixe de ser apenas um espectador da sua marca, para se tornar um consumidor fiel da empresa.

É importante deixar claro para eles quais são as ações esperadas dos seus produtos ou serviços. Assim, dando a garantia de qualidade, facilitando as formas de pagamento e o atendimento no pós-venda, surpreendendo os clientes como um todo.

Em seguida, planeje as postagens do mês em cada um desses canais, pensando sempre em:

  • Como atender bem o seu cliente
  • Tirando suas dúvidas e claro, fazendo ele entender que o seu produto ou serviço é o ideal para a necessidade dele.

4.Seu conteúdo atinge os diferentes perfis de compradores (personas) da sua base de clientes?

A persona pode ser definida como um grupo de pessoas no qual o seu conteúdo está direcionado. Por exemplo, uma empresa que vende roupas infantis, precisa focar em conquistar mães e pais que têm filhos de uma determinada idade. 

Se não houver esse cuidado em direcionar as personas, o empreendedor corre o risco de não conquistar o perfil certo de clientes. 

5.Seu conteúdo tem uma voz / personalidade própria? 

É importante que a sua empresa se posicione no mercado e se torne referência entre os consumidores. Contudo, na questão da linguagem é necessário manter a comunicação de pessoa para pessoa e não de empresa e cliente, de forma humanizada.

Essa maneira de se comunicar deve refletir todos os canais utilizados pela sua marca, para que haja um padrão. 

6.Você tem metas de curto e longo prazo para atingir com seu conteúdo?

Quando se tem metas a serem atingidas, fica mais fácil saber se o seu conteúdo está sendo entregue para o perfil certo de pessoas.

7.Seu conteúdo é curtido e compartilhado nas redes sociais?

Se as pessoas não estão curtindo e compartilhando as suas publicações nas redes sociais, provavelmente a comunicação deverá ser ajustada para o perfil certo de consumidores. 

Agora é hora de rever toda a estratégia realizada: quais temas foram levantados, a linguagem abordada, o horário em que o conteúdo foi publicado e etc.

Quais são os benefícios que a análise de conteúdo pode trazer para a sua marca? Vamos conhecer alguns deles:

  • Melhora a visibilidade da sua empresa, fazendo ela alcançar os perfis certos de clientes
  • Eleva o nível de conteúdo entregue em todos os canais digitais da marca, tornando-a referência no assunto
  • Utiliza melhor os recursos empregados em campanhas de marketing e na captação de clientes
  • Atrai mais o consumidor, levando a decidir pela compra dos seus produtos ou serviços
  • Fortalece e fideliza o cliente no pós-venda, entregando um conteúdo que fale sobre a conservação dos itens adquiridos, dicas para economizar e etc.    
  • Aumento das vendas e do lucro da empresa, pois quando a estratégia é feita de forma correta, os resultados começam a aparecer. 

Pense em algumas marcas famosas que não saem da cabeça dos consumidores: elas utilizam a análise de conteúdo e outras estratégias para engajar-se com os clientes, fidelizá-los e serem vistas por eles como autoridade no assunto.

Porém, é preciso lembrar que essas empresas famosas não conseguiram os resultados da noite para o dia. Para isso, elas se empenharam no planejamento das campanhas para cada canal digital, estudando o mercado e entendendo a necessidade do seu cliente.

Você também pode ter o mesmo impacto positivo no seu negócio! Aplicando a análise de conteúdos nas redes sociais da sua marca e investindo em outros canais digitais, os clientes começarão a aparecer e a divulgar a sua empresa para outras pessoas.

Prepare-se para decolar o seu negócio!