Apache ou Nginx: você decide

Apache ou Nginx: você decide

Na Hospedagem de Sites UOL HOST, a escolha do webserver é do desenvolvedor

A escolha do webserver deve ser do desenvolvedor, por isso a Hospedagem de Sites do UOL HOST permite que você escolha entre Apache ou Nginx na hora de configurar seu ambiente.

É comum aos desenvolvedores PHP utilizarem o Apache como servidor web, afinal, falamos do webserver mais utilizado no mundo. No entanto, os tempos mudaram, o volume de acesso às informações aumentou, e cada vez mais o Nginx é utilizado como servidor web. O Nginx não necessariamente concorre com o Apache, uma vez que é plenamente possível utilizar Apache e Nginx como complementares. Isso porque o Nginx lida muito bem com conteúdo estático, enquanto o Apache trabalha com conteúdo dinâmico.

Escolhendo entre Apache e Nginx na hospedagem do UOL HOST

A opção por Apache ou Nginx está disponível apenas na Hospedagem PHP em plataforma Linux, e essa alteração é o bastante, levando apenas alguns minutos para estar concluída.

Primeiramente, faça o login no site www.uolhost.com.br. Dentro do painel do cliente, clique em “Hospedagem” no menu lateral esquerdo. Em seguida, localize a sua hospedagem e clique na opção “Administrar”. Em seguida, vamos apresentar imagens da configuração.

Mais adiante, localize o bloco de configurações. Lá, clique no botão “Configurações avançadas”.

Já no bloco de Configurações avançadas, você deve escolher entre Apache e Nginx no item “Servidor Web”. Neste bloco também será possível configurar outros itens, como o PHP, por exemplo. Depois de configurar os itens conforme sua necessidade, basta clicar no botão “Salvar configuração” e em apenas alguns segundos as alterações estarão replicadas em seu contêiner.

Atualização: recentemente foi disponibilizado um novo template de Nginx com PHP 7, e os usuários que optarem por este webserver podem escolher entre as versões 5.5, 5.6 e 7.