Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Aprenda a criar um site na plataforma Drupal

3 Mins read

Crie em poucos minutos seu site no Drupal com esse passo a passo!

Na hora de criar um site, existem muitas decisões a ser tomadas: escolher qual o melhor domínio, decidir pela hospedagem ideal, selecionar fotos e criar textos para o site… Mas existe um passo que, muitas vezes, é esquecido pelos empreendedores no momento do planejamento – escolher a plataforma.

Hoje, há várias ferramentas que ajudam desenvolvedores e pessoas que nunca criaram uma página antes a criar e colocar um site no ar, e uma delas é o Drupal.

O Drupal é um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), ou seja, uma ferramenta criada para fazer e publicar páginas e conteúdo de forma simples e intuitiva.

Algumas das grandes vantagens em utilizá-lo é que ele tem um painel administrativo muito fácil de operar, uma infinidade de templates editáveis, é escalável e comprovadamente seguro!

>> Leia também 8 dicas de segurança para deixar seu site Drupal mais seguro

Além disso, por ser um sistema open-source, em que o código está disponível para todos, o Drupal está sendo constantemente otimizado com a ajuda da comunidade e se tornando melhor e mais completo a cada dia.

Mesmo já tendo funções nativas incríveis, existem milhares de módulos que podem ser instalados no seu site e oferecem funcionalidades extras, como otimização do marketing e do SEO, maior controle do tráfego do seu site e até implementação de um e-commerce.

E o UOL HOST tem a solução perfeita para quem escolhe o Drupal para construir o seu site. Trata-se de uma hospedagem Drupal otimizada para a ferramenta e para linguagem PHP e ASP.NET (as linguagens de programação do Drupal), que oferece mais segurança e consistência, disponibilidade de 99,8% e isolamento de recursos, para o seu site ter sempre o melhor desempenho possível!

>> Interessa-se por linguagem de programação? Conheça as 10 mais populares!


Tudo o que você precisa fazer é escolher e contratar um dos planos de hospedagem Drupal e acompanhar o passo a passo a seguir para colocar o seu novo site no ar! Está pronto? Vamos lá!

Com a hospedagem escolhida, acesse o Painel do Cliente UOL HOST com seu login e senha. Localize sua hospedagem e clique em “Configurar” para escolher o domínio do seu site.

As hospedagens UOL HOST oferecem gratuitamente 1 ano de domínio .online. Você pode registrar seu site gratuitamente com essa extensão ou contratar outra a parte. Digite o seu domínio e clique em “Continuar” para confirmar a disponibilidade do endereço.

Se o domínio não estiver ocupado, o registro será confirmado! Pronto!

Com o domínio registrado, a instalação será iniciada e você vai ser notificado por e-mail com os dados de acesso para entrar na plataforma. Depois de receber a confirmação, volte ao painel de controle, clique nas três barras laterais e, então, em “Editar site”.

Uma nova tela de login do Drupal será aberta. Preencha com as informações que recebeu por e-mail e você terá acesso ao painel administrativo do Drupal.

Um template padrão será carregado automaticamente, mas você pode substituí-lo. Para carregar um novo tema basta clicar em “Apperance” no menu superior e, em seguida, em “Install or update theme”, em azul.

Para subir um novo tema você pode inserir a URL dele ou fazer o upload do arquivo compactado.

Em “Structure” você poderá adaptar toda a estrutura do seu site. Dependendo do tema escolhido, poderá mudar os menus de lugar, inserir ou editar os blocos de conteúdo e muito mais.

Voltando à página inicial, deve haver uma indicação para que você adicione conteúdo a ela. Clique em “Add new content”.

Aí, basta dar um nome à sua página, escrever o conteúdo e publicar! E pronto, você agora tem um conteúdo na página inicial do seu site!

Se o seu tema tiver uma barra lateral, deve haver uma indicação de “Add content”. Clicando ali você pode escrever o conteúdo do seu primeiro post!

Veja como fica o artigo. Embaixo deve vir um campo de comentários para que os seus leitores interajam com você.

Se você quiser agregar outras funções, além das básicas, basta ir até o menu “Modules” e habilitar as funcionalidades pré-instaladas ou fazer o upload de outras. Para a segunda, é só clicar em “Install or update module”. Você tem uma infinidade de módulos que podem ser agregados para deixar seu site ainda mais completo!

Pronto para colocar seu primeiro site Drupal no ar? Então contrate agora um dos planos de hospedagem para Drupal UOL HOST

Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…