EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Aprenda a montar um portfólio online

3 Mins read

Veja o que não pode faltar em um site pessoal bem feito

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de profissionais autônomos subiu nos últimos três anos por conta da crise econômica. Em 2013, a proporção de pessoas que trabalhavam por conta própria, entre o total de ocupados, era de 17,9%. Hoje, a relação é de 19,8%. Inclusive, ao menos 5 milhões de trabalhadores autônomos já se formalizaram como Microempreendedor Individual (MEI), cujo faturamento anual máximo é de 60 mil reais.

Como os ganhos dos profissionais autônomos dependem diretamente da sua produção diária – uma vez que eles não têm garantia de salário, décimo terceiro, férias etc. – eles precisam correr atrás de clientes para as contas “fecharem” no fim do mês. Se você se enquadra nesse cenário, sabe que a tarefa de captar clientes não é nada simples.

Uma maneira prática de apresentar seus serviços e produtos para milhares de pessoas está na criação de um site com seu portfólio online. Nele, você faz uma descrição da sua carreira profissional, mostra os seus melhores trabalhos e divulga seus contatos, como e-mail, telefone e redes sociais. Quando alguém estiver interessado em conhecer melhor seu trabalho, basta encaminhar o link do seu site. Muito mais fácil, né?

Para completar, se você colocar as boas práticas de SEO e, ainda, investir um pouco em mídia paga, muitos usuários conseguirão encontrar seu site por meio dos buscadores. Em resumo, mais chances de alcançar potenciais clientes.

A ideia é interessante, mas você não tem conhecimento em informática nem dinheiro para contratar um profissional que monte o seu portfólio online? Sem problemas, deixe que o Site Pronto UOL Meu Negócio facilite esse processo para você.

De forma intuitiva, você monta e coloca o seu site no ar em menos de 24 horas, sem precisar da ajuda de especialistas.

Agora, veja quais páginas não podem faltar em um site de portfólio online. Confira:

Página inicial

Como se fosse seu cartão de visita online, a página inicial deve apresentar, logo de cara, o seu nome, contato e o tipo de trabalho que você faz. No exemplo abaixo, o artista plástico expõe alguns de seus quadros.

Quem é você

Mais do que uma breve descrição, você precisa, aqui, aprofundar um pouco mais sobre a sua carreira profissional. Nesse sentido, vale destacar, além da sua formação, experiências que você vivenciou no mercado de trabalho e falar quais são seus objetivos profissionais.

No nosso exemplo, como se trata de um artista plástico, demos à essa página o nome de “O artista”.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Trabalhos

Se você quer, mesmo, encantar os visitantes do seu site, precisa reunir e evidenciar seus melhores trabalhos nessa página. É nela que você vai “vender o seu peixe”. Em alguns casos, como o de artistas plásticos, é possível aproveitar para vender, literalmente, seus produtos. Como fizemos com os quadros, no nosso exemplo.

Para isso, é preciso montar, também, uma loja virtual e incluir botões de “comprar” no site. Ao clicar neles, o usuário deve ser direcionado para a loja virtual, onde concluirá a compra online.

Contato

Um site precisa ser uma via de mão dupla. Mais do que divulgar seu telefone de contato, permita, também, que os visitantes possam se comunicar com você por meio de um formulário. É interessante, nesse caso, colocar a observação de que você responde às solicitações o mais rápido possível.

Enfim, artistas plásticos, músicos, designers, redatores e freelances em geral podem, aliás, devem apresentar os seus trabalhos em um portfólio online construído sobre uma plataforma simples e completa. Isso vale mais do que um resumo escrito muito bem detalhado. Pense nisso e conheça os planos do Site Pronto UOL Meu Negócio.

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…