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Aprenda como fazer parcerias de sucesso

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No ramo de fotografia fazer parcerias te ajuda muito a conseguir novos clientes!

Formar parcerias com outros profissionais e empresas é fundamental para os fotógrafos, principalmente para aqueles que estão iniciando agora neste mercado ou querem impulsionar os seus negócios. 

Por meio dessas alianças você pode encontrar novos clientes e fornecedores, ganhar mais experiência e notoriedade no mercado, descobrir diferentes estratégias para desenvolver o seu negócio de fotografia e muito mais.

>> Veja aqui nossas dicas para atrair e fidelizar clientes!

Para que tudo isso aconteça, não basta apenas sair propondo parcerias por aí. É preciso localizar e firmar acordos que possam ser benéficos para os dois lados e que tenham como principal objetivo alcançar o sucesso. 

Quer saber como fazer isso? Então, confira as dicas para você, fotógrafo, encontrar os melhores parceiros! 

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Defina seus objetivos 

O primeiro passo para fazer uma parceria de sucesso é definir qual é o seu objetivo. Você quer conseguir indicações de novos clientes? Encontrar empresas e profissionais que sejam bons em pontos que você não tem tanta experiência? Agregar novos produtos e serviços que complementem o seu mix? 

Saber o que você busca em um parceiro é fundamental para que possa procurar de forma mais objetiva, assertiva e, com isso, não perder tempo. 

Entenda que parceria também é negócio 

A falha de muitas empresas é achar que as parcerias são apenas acordos informais e que não exigem tanto comprometimento. Isso é um engano fatal! 

Ainda que não haja uma remuneração financeira direta, ter parceiros também é um negócio, e você precisa determinar de que forma vai conduzi-lo. 

Por exemplo: Se você é um fotógrafo de moda, pode firmar parceria com uma loja de roupas. Assim, você fotografa as peças em troca da divulgação do seu trabalho nas redes sociais da marca, e oferece a eles o mesmo nível de qualidade e dedicação que tem com qualquer outro cliente pagante! 

Se você se especializou em fotografia gastronômica, pode encontrar bons parceiros em buffets, restaurantes, marcas de louças, cerâmicas e confeiteiros, por exemplo. 

Ainda que não esteja recebendo um salário pelo trabalho, você concordou com o retorno da parceria, e se prestar um serviço ruim, esse será o referencial que a marca terá de você.

>> Além das parcerias existem várias formas de ganhar dinheiro com fotografia, confira aqui algumas delas.


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Procure no seu segmento 

Uma dica de ouro para encontrar parceiros de sucesso é buscar no seu próprio segmento, porque eles comercializam produtos e serviços para o mesmo tipo de cliente que você procura. 

Se você está entrando agora no mundo da fotografia de casamento, por exemplo, firmar parcerias com buffet, empresas de decoração de eventos, lojas de vestidos de noivas e trajes de festas é uma ótima estratégia, porque eles são contratados diariamente para o seu público: os noivos. 

Aqueles que fotografam animais podem buscar parcerias com petshops, veterinários, abrigos de animais, marcas de alimentos e brinquedos para os pets e  outras empresas do segmento. 

>> Conheça as diversas áreas da fotografia e descubra qual o segmento ideal para você!

Busque identificação 

Para que a parceria dê certo é preciso que haja uma boa identificação entre os dois lados do acordo. Dar preferência para empresas e profissionais que têm os mesmos princípios éticos que você e os mesmos objetivos é essencial para que você se dê bem com o parceiro e ambos consigam se ajudar. 

Antes de dar aquele aperto de mão final, procure entender quais são os valores do seu parceiro, como ele administra o negócio e quais são suas prioridades. E garanta que ele também entenda o seu lado. 

Não há nada pior do que se aliar a alguém que, no futuro, você perceba ser desonesto, preguiçoso ou que trate mal os clientes, por exemplo. Tome muito cuidado com profissionais e empresas assim porque a reputação deles pode prejudicar a sua também! 

Seja honesto e claro 

Em uma parceria há muitas expectativas e desejos, então, é preciso alinhar os direitos e deveres desde o começo para evitar que haja algum mal-entendido ou decepção no futuro. 

Estabeleça com o seu parceiro o que você vai fazer por ele e o que espera em troca. Garanta que todos os pontos estejam muito bem acordados entre as duas partes. Se possível, faça um acordo por escrito para que esteja tudo bem formalizado. 

Do seu lado, nunca minta, ofereça demais ou prometa aquilo que não pode cumprir, porque mais cedo ou mais tarde o seu parceiro vai perceber que não terá o retorno esperado e isso pode te render problemas graves. 

Também é importante que você meça os resultados que o parceiro está te proporcionando e perceba se, de fato, ele está entregando tanto quanto você. Se perceber que o acordo já não faz sentido para o seu negócio e a balança está mais vantajosa para o outro, tenha uma conversa franca e, se necessário, encerre a parceria. 

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