Notícias e MercadoTecnologia

Aprendendo o básico de VIM – Iniciante

3 Mins read

O VIM é um poderoso editor de texto grátis e open source para uso em linha de comando.

Utilizamos nossos clouds via ssh e, por isso, não possuímos uma interface gráfica para manipularmos arquivos, então os editores que temos à mão são aqueles de linha de comando.

Além do VIM, posso citar o Nano e o Vi, editor no qual o VIM foi inspirado, sendo chamado de Vi IMproved (Vi melhorado). Neste tutorial focaremos no básico de VIM para que você consiga, por exemplo, editar o arquivo de configuração do Apache, habilitar um módulo no php.ini ou até digitar códigos da sua aplicação diretamente no cloud.

O VIM já vem, por padrão, instalado em sistemas baseados em Unix, como todas as distribuições Linux (Ubuntu, Debian, CentOS), e no OSx (Mac – Apple), mas também é possível utilizá-lo no Windows.

Abrindo arquivos

Para editar um arquivo já existente ou criar um novo dentro do seu terminal, basta digitar:

vim nomedoarquivo

Pronto, depois disso você já estará dentro do VIM. Não se assuste, os comandos básicos são simples e com eles você já consegue se virar muito bem.

Mostrando o número de cada linha

Para digitar comandos de configuração, geralmente, você começa com dois-pontos (:) e, em seguida, diz o comando e o valor, basicamente:

:set number

E para não mostrar mais os números de cada linha, digite

:set nonumber

Caso você queira desistir de digitar um comando ou recomeçar, aperte ESC para voltar ao dito Modo Normal do VIM.

E note que, ao digitar os dois-pontos (:), aparecerá lá embaixo, próximo ao fim da janela do terminal, o que você digitar.

Habilitando syntax highlight

Bem ruim digitar códigos sem o syntax highlight, não é mesmo?

Aquelas cores diferentes em cada tag, atributo, função e coisas da sintaxe das linguagens de programação realmente nos ajudam a trabalhar.

Ainda bem que o VIM também possui esse recurso. Basta digitar :syntax on. Lembre-se de estar em Modo Normal para digitar qualquer comando.

E caso queira “desligar”, digite :syntax off


Dialeto do VIM

A ideia do VIM é tornar o trabalho de editar textos puros, assim como os códigos de qualquer linguagem de programação que trabalhamos ou os arquivos de configuração dos nossos servidores, uma tarefa ágil. Por isso, o VIM trabalha com um dialeto próprio.

Acaba ficando bem intuitivo e natural depois de um tempo. Para inserir textos, aperte primeiramente a tecla i (Insert).

E, então, o VIM entrará em Modo de Edição. Assim você poderá digitar normalmente. Antes disso, com o VIM em Modo Normal, você não era capaz de digitar nada, e algumas teclas que você tentasse apertar poderiam fazer coisas estranhas (que eu explicarei mais adiante).

Para voltar ao Modo Normal, após terminar sua edição, aperte a tecla ESC.

Este será o nosso ponto de partida, e sempre que estivermos confusos, podemos apertar o ESC para termos certeza de onde (em que modo) estamos, ou seja, o Modo Normal.

Salvar e sair

Para salvar, aperte ESC (apenas para ter certeza de que estamos no Modo Normal), e então digite :w (dois-pontos e a letra w), ou seja, “write”.

Para sair, fechar o VIM, aperte :q, que quer dizer: “quit”.

Combinando as duas coisas, você pode salvar e sair, digitando :wq.E, se por algum motivo, quiser ignorar as alterações e sair sem salvar, digite :q!

O ponto de exclamação vai possibilitar sair sem salvar, visto que, sem ele, o VIM vai avisar que alguma modificação não salva existe, e isso te impedirá de sair.

Modo de inserção

Eu disse, acima, que para entrar em modo de inserção bastava apertar a tecla i.

E, apertando Shift + i, o cursor de inserção será posicionado antes do primeiro caractere da linha em que você está, ao passo que apenas “i”posiciona o cursor exatamente onde você estava.

Outra opção bastante útil é a letra o. Digitando o a inserção o ocorrerá uma linha abaixo da que o cursor estava, criando uma nova linha. E apertando Shift + O a inserção ocorrerá uma linha acima, também criando uma nova linha acima.

Desfazendo

O “Ctrl + Z” ou “Command + Z” (para usuários de Mac) é bastante útil, e também existe no VIM. Só que não com essas teclas.

Aqui, basta estarmos em Modo Normal e apertar a tecla u, que vem de undo (desfazer em inglês).

Refazer

Para refazer, ou seja, o contrário do “u”, aperte Ctrl + R.

Concluindo

Ainda existem muitas outras coisas que você pode fazer com o VIM, e diversos outros atalhos, mas deixaremos para um próximo post.

Tente trocar o seu editor preferido pelo VIM, ao menos por um dia.

William Moraes
Colunista UOL HOST

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…