Notícias e MercadoTecnologia

As 10 linguagens de programação mais populares

2 Mins read

Saiba mais sobre as principais linguagens de programação do mundo

Adquirir conhecimento nunca é demais. Por isso, aprender sobre linguagem de programação pode ajudar empreendedores a contratar melhores serviços para o seu negócio. Outra vantagem é poder se comunicar melhor com a equipe de TI ou com o profissional responsável por montar o seu site ou aplicativo.

Dependendo de qual for o seu objetivo, por exemplo, determinada linguagem de programação pode ser a mais indicada. Reunimos as linguagens de programação mais populares, de acordo com o GitHut, plataforma online para programadores.

1. JavaScript

A linguagem executa scripts do lado do cliente, sem precisar da interpretação do servidor. Além disso, permite aos desenvolvedores acrescentar elementos interativos para um site. É versátil e funciona em diversas plataformas, como Windows, iOS, Mac, Android, entre outras.

2. Java

O Java é uma linguagem orientada a objetos e foi adquirida pela Oracle. Tem capacidade multiplataforma e pode ser executada desde que se possua uma Máquina Virtual Java (JVM). Dessa maneira, possibilita o desenvolvimento de aplicativos para Androids e aparelhos Blu-ray.

⇒ LEIA TAMBÉM: O que é Java?

3. Python

É considerada uma das linguagens mais fáceis, pois tem sintaxe simples e direta. Permite ao programador desenvolver aplicativos sofisticados e está presente em aplicativos como Pinterest e Instagram.

4. Objective-C

O Objective-C é uma linguagem de programação orientada a objetos, que deriva sua sintaxe tanto do C quanto do Smalltalk. A sua fama se deve ao fato de ser utilizada pela empresa Apple, nos sistemas iOS e OS X. Nos anos 80, Steve Jobs, na época dono da empresa NeXT, licenciou o Objective-C e liberou sua própria versão do compilador e das bibliotecas da linguagem.

5. PHP

É uma linguagem de script open source, muito utilizada em programação web, e pode ser embutida no HTML. WordPress, Drupal e Joomla são alguns exemplos de plataformas com esse tipo de linguagem. Outra característica é que o desenvolvimento do PHP é focado nos scripts do lado do servidor.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

6. Ruby

Considerada uma linguagem flexível, permite que os programadores alterem partes da linguagem. Toda orientada a objetos, é simples de trabalhar e fácil de aprender.

7. C++

De aplicativos simples a softwares para desktop, a linguagem foi inventada a partir da C com elementos da orientação a objetos. Microsoft e Photoshop são programas que tiveram a C++ como base para desenvolvimento. 

8. C

A linguagem foi criada em 1972 e continua sendo utilizada por programadores para desenvolver sistemas operacionais, games e aplicativos. Java, C++ e Objetive C são exemplos de linguagens que foram influenciadas por C.

9. Shell

Shell é uma linguagem de programação interpretada voltada para os sistemas Unix/Linux. Possui construções condicionais, interativas e ambiente adaptável ao usuário. É mais comum para programadores que atuam na área de banco de dados e que precisam executar tarefas por meio de scripts.

10. C#

Quando se trata de Microsoft, esta é a linguagem mais indicada. A C# é voltada tanto para plataformas web quanto para aparelhos móveis que usem Windows Phone. Para quem tem conhecimento em Java, a linguagem é similar ao Java.

Bônus: CSS

O CSS (Cascading Style Sheets) não é bem uma linguagem de programação. É uma folha de estilo que determina o layout de páginas para a web. Pode ser combinada ao HTML ou JavaScript na hora de montar menus de aplicativos e sites.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…