As 5 principais angústias do pequeno empreendedor (e como resolvê-las)

As 5 principais angústias do pequeno empreendedor (e como resolvê-las)

Entraves no dia a dia de um negócio são comuns. Veja a melhor maneira de contorná-los.

Ao estar à frente de um negócio, diversas dúvidas sobre como agir, qual caminho seguir e em quais soluções confiar para fazer a boa administração da empresa começam a pipocar na cabeça dos empreendedores de primeira viagem.

 Leia também: 5 dicas para marinheiros de primeira viagem no comércio eletrônico

É claro que traçar o objetivo da marca não é tarefa simples e requer muito estudo. Mas alguns pontos bastante importantes para o bom funcionamento de uma companhia podem ser facilmente solucionados quando as angústias do empreendedor são colocadas no papel.

Conhecendo bem o perfil do pequeno empreendedor brasileiro, novato nesse assunto, podemos adivinhar quais são os 5 principais problemas que passam agora por sua cabeça. E, mais do que isso, apresentamos as soluções para eles.

Duvida? Então, dê uma olhada nos tópicos abaixo e veja se você não se identifica com esses dilemas:

1. Como aumentar a produtividade da minha equipe?

Todo empreendedor busca fazer cada vez mais com menos recursos. Isso economiza tempo e dinheiro, fatores importantes para o sucesso de qualquer negócio.

A melhor maneira para conseguir isso é apostando em uma suíte de produtividade, ou seja, um pacote completo de programas que conversem entre si e que facilitem o dia a dia da empresa.

Além disso, eles precisam permitir mobilidade, podendo ser usados em qualquer lugar ou dispositivo, por isso, é fundamental que sejam programas na nuvem, sem necessidade de instalação e com fácil sincronização.

Com o programa online ainda é possível compartilhar o trabalho que está sendo desenvolvido com outras pessoas da equipe, assim, todas podem editar o arquivo ao mesmo tempo, poupando o vai e volta de e-mails e ganhando, com isso, horas no fim do mês.

Além disso, dá para unificar os calendários dos colaboradores, usar a intranet e a extranet de qualquer ponto do país, e até criar uma rede social para se comunicar com os diversos funcionários.

2. Qual a maneira mais segura para armazenar os arquivos da minha empresa?

Este é um dos pontos que trazem bastante inquietação para o empreendedor, uma vez que a perda de dados da empresa pode resultar em um grande prejuízo – de tempo e dinheiro. Quer uma solução simples para evitar essa dor de cabeça? Usar o armazenamento na nuvem.

Com os dados da sua empresa online, não existe a possibilidade de perder conteúdos importantes. Eles estão seguros de falhas em máquinas e até erros humanos, como apagar arquivos “sem querer”.

 Leia também: 5 passos para proteger os dados da sua empresa na nuvem

E não é só isso: você ainda conta com a possibilidade de acessar esses arquivos de qualquer lugar em que esteja (precisando, somente, ter acesso à internet).

3. Preciso de mais espaço para armazenamento!

Um problema bem corriqueiro quando se fala em capacidade de armazenamento é uma conta de e-mail profissional com limitação de arquivos. Sabendo que hoje em dia quase todos os assuntos são tratados por meio dessas trocas de mensagens, seja com parceiros ou clientes, é preciso investir em uma solução com bom espaço.

Nesse sentido, vale também optar por um e-mail sincronizado, que conte com calendário e contatos em um mesmo espaço e possibilidade de formação da agenda da empresa. Hoje, no mercado, existem disponíveis opções que chegam a armazenar até 50 GB. Vale pesquisar e investir!

4. Como cortar custos sem prejudicar minha empresa?

Um dos pontos-chave da boa administração é a redução constante de custos desnecessários, ainda mais em época de recessão, como têm sido os últimos anos. Saiba que com o uso de alguns programas específicos é possível cortar gastos que pareciam essenciais.

Duvida? Pois em vez de gastar dinheiro em contas de telefone homéricas com ligações interurbanas e até internacionais, que tal apostar em programas de comunicação que usam apenas a internet para conectar uma pessoa a outra?

Mas aqui vale uma ressalva: não use, por exemplo, seu WhatsApp pessoal para isso, pois demonstra total falta de profissionalismo! Hoje já existem programas de troca de mensagens de texto e voz específicos para o ambiente empresarial. Com eles, mesmo que o funcionário saia da empresa, as informações ficam armazenadas em poder da marca.

5. Não tenho conhecimento técnico para programas de computador. E agora?

Que uma empresa precisa de tecnologia e computadores para funcionar, não há dúvidas. O problema é que há muitos empreendedores que não têm intimidade com o assunto e ficam aflitos só de pensar que vão ter de lidar com programas de computadores no seu dia a dia.

Mas não há razão para se preocupar. Esses programas, na realidade, têm a função de simplificar a vida do usuário. Por isso, boa parte deles é bastante autoexplicativa e intuitiva, fazendo com que o uso deles não seja nenhum bicho de sete cabeças.

E sabe o melhor disso tudo? Você pode contar com todas as soluções acima pagando menos que uma xícara de café por dia! Conheça os planos do Office 365 for Bussiness e confira!