Abertura de empresaEmpreendedorismoFinançasGestãoGestão de FinançasGestão de processosPlanejamento de Negócio

As 5 principais angústias do pequeno empreendedor (e como resolvê-las)

3 Mins read

Entraves no dia a dia de um negócio são comuns. Veja a melhor maneira de contorná-los.

Ao estar à frente de um negócio, diversas dúvidas sobre como agir, qual caminho seguir e em quais soluções confiar para fazer a boa administração da empresa começam a pipocar na cabeça dos empreendedores de primeira viagem.

⇒ Leia também: 5 dicas para marinheiros de primeira viagem no comércio eletrônico

É claro que traçar o objetivo da marca não é tarefa simples e requer muito estudo. Mas alguns pontos bastante importantes para o bom funcionamento de uma companhia podem ser facilmente solucionados quando as angústias do empreendedor são colocadas no papel.

Conhecendo bem o perfil do pequeno empreendedor brasileiro, novato nesse assunto, podemos adivinhar quais são os 5 principais problemas que passam agora por sua cabeça. E, mais do que isso, apresentamos as soluções para eles.

Duvida? Então, dê uma olhada nos tópicos abaixo e veja se você não se identifica com esses dilemas:

1. Como aumentar a produtividade da minha equipe?

Todo empreendedor busca fazer cada vez mais com menos recursos. Isso economiza tempo e dinheiro, fatores importantes para o sucesso de qualquer negócio.

A melhor maneira para conseguir isso é apostando em uma suíte de produtividade, ou seja, um pacote completo de programas que conversem entre si e que facilitem o dia a dia da empresa.

Além disso, eles precisam permitir mobilidade, podendo ser usados em qualquer lugar ou dispositivo, por isso, é fundamental que sejam programas na nuvem, sem necessidade de instalação e com fácil sincronização.

Com o programa online ainda é possível compartilhar o trabalho que está sendo desenvolvido com outras pessoas da equipe, assim, todas podem editar o arquivo ao mesmo tempo, poupando o vai e volta de e-mails e ganhando, com isso, horas no fim do mês.

Além disso, dá para unificar os calendários dos colaboradores, usar a intranet e a extranet de qualquer ponto do país, e até criar uma rede social para se comunicar com os diversos funcionários.

2. Qual a maneira mais segura para armazenar os arquivos da minha empresa?

Este é um dos pontos que trazem bastante inquietação para o empreendedor, uma vez que a perda de dados da empresa pode resultar em um grande prejuízo – de tempo e dinheiro. Quer uma solução simples para evitar essa dor de cabeça? Usar o armazenamento na nuvem.

Com os dados da sua empresa online, não existe a possibilidade de perder conteúdos importantes. Eles estão seguros de falhas em máquinas e até erros humanos, como apagar arquivos “sem querer”.

⇒ Leia também: 5 passos para proteger os dados da sua empresa na nuvem

E não é só isso: você ainda conta com a possibilidade de acessar esses arquivos de qualquer lugar em que esteja (precisando, somente, ter acesso à internet).


3. Preciso de mais espaço para armazenamento!

Um problema bem corriqueiro quando se fala em capacidade de armazenamento é uma conta de e-mail profissional com limitação de arquivos. Sabendo que hoje em dia quase todos os assuntos são tratados por meio dessas trocas de mensagens, seja com parceiros ou clientes, é preciso investir em uma solução com bom espaço.

Nesse sentido, vale também optar por um e-mail sincronizado, que conte com calendário e contatos em um mesmo espaço e possibilidade de formação da agenda da empresa. Hoje, no mercado, existem disponíveis opções que chegam a armazenar até 50 GB. Vale pesquisar e investir!

4. Como cortar custos sem prejudicar minha empresa?

Um dos pontos-chave da boa administração é a redução constante de custos desnecessários, ainda mais em época de recessão, como têm sido os últimos anos. Saiba que com o uso de alguns programas específicos é possível cortar gastos que pareciam essenciais.

Duvida? Pois em vez de gastar dinheiro em contas de telefone homéricas com ligações interurbanas e até internacionais, que tal apostar em programas de comunicação que usam apenas a internet para conectar uma pessoa a outra?

Mas aqui vale uma ressalva: não use, por exemplo, seu WhatsApp pessoal para isso, pois demonstra total falta de profissionalismo! Hoje já existem programas de troca de mensagens de texto e voz específicos para o ambiente empresarial. Com eles, mesmo que o funcionário saia da empresa, as informações ficam armazenadas em poder da marca.

5. Não tenho conhecimento técnico para programas de computador. E agora?

Que uma empresa precisa de tecnologia e computadores para funcionar, não há dúvidas. O problema é que há muitos empreendedores que não têm intimidade com o assunto e ficam aflitos só de pensar que vão ter de lidar com programas de computadores no seu dia a dia.

Mas não há razão para se preocupar. Esses programas, na realidade, têm a função de simplificar a vida do usuário. Por isso, boa parte deles é bastante autoexplicativa e intuitiva, fazendo com que o uso deles não seja nenhum bicho de sete cabeças.

E sabe o melhor disso tudo? Você pode contar com todas as soluções acima pagando menos que uma xícara de café por dia! Conheça os planos do Office 365 for Bussiness e confira! 

Related posts
Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read
Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e,…
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…