“Meça o que é mensurável e torne mensurável o que não é”. A frase do físico italiano Galileu Galilei, morto no século 15, continua extremamente atual, principalmente quando se trata de saber se a sua estratégia de e-mail marketing está atingindo o alvo.
Acompanhar alguns indicadores é essencial para saber, por exemplo, se as pessoas estão efetivamente recebendo e abrindo sua mensagem e se seus e-mails não estão indo parar com muita frequência na caixa de spam.
Conheça nove métricas fundamentais que devem ter a sua atenção para garantir que sua estratégia de e-mail marketing ajude a impulsionar as suas vendas:
1. Risco de cair no Spam
Alguns fornecedores de e-mail marketing lhe informam o percentual de risco de a sua mensagem acabar na caixa de spam baseado na quantidade de links que ela traz e na utilização de algumas palavras que os filtros anti-spam identificam. Trata-se de uma ferramenta para garantir que o disparo atinja o alvo em cheio, e não acabe se transformando em um tiro n’água.
2. Taxa de entrega
Esta métrica lhe informará quantas das mensagens disparadas efetivamente chegaram ao destinatário. Um percentual ruim pode indicar que suas mensagens estão caindo na malha fina do spam ou que a sua base de endereços eletrônicos precisa ser atualizada.
3. Taxa de abertura
Não basta enviar o e-mail. Ele tem de ser aberto pelo cliente em potencial para que ele passe a se chamar somente “cliente”. Esta é uma métrica essencial para refinar a sua estratégia e torna-la vencedora.
4. Taxa de cliques
Mas também não basta abrir o e-mail. O destinatário tem que clicar nos links que você enviou para chegar até seu site e se perguntar como ele conseguiu viver tanto tempo com o cursor do mouse longe da sua loja virtual.
5. Horário de interação
Pode inicialmente soar como uma métrica menos importante, mas não é. Saber a que hora os destinatários abrem mais seu e-mail pode ser uma ferramenta importante para um ajuste fino de sua estratégia, ajudando a definir qual o melhor dia e horário para disparar determinada mensagem.
6. Taxa de reclamações
A última coisa que você quer é ficar conhecido como um grande “spammer”. Portanto, nem pense em comprar listas de e-mails – até porque elas são ineficazes –, e considere seriamente criar um mecanismo de confirmação da assinatura para o seu e-mail marketing para manter este indicador no mínimo possível.
7. Taxa de descadastramento
Acompanhar este indicador acenderá uma luz amarela caso você esteja errando em sua estratégia. Se uma mensagem específica gerou um grande número de descadastramentos, procure entender onde você pisou na bola para não repetir o erro.
8. Taxa de crescimento da base
Uma boa medida de quanto a sua estratégia está atraindo mais interesse para sua loja é quantas pessoas decidiram começar receber e-mails com seus últimos anúncios. Uma taxa baixa ou negativa indica falhas na sua estratégia, que precisam ser detectadas e corrigidas.
9. Taxa de conversão
O grand finale. Este indicador vai lhe mostrar quantas das pessoas que receberam seus e-mails efetivamente realizaram uma compra na sua loja. Afinal de contas, não era disso que se tratava?
As métricas estão mostrando que sua estratégia não vai bem? Então confira dicas para criar um e-mail marketing mais eficaz.