Analise os prós e contras antes de tomar uma decisão
A plataforma Magento é um dos sistemas mais usados no mundo para e-commerces de todos os portes, inclusive pelo UOL HOST. Uma das facilidades do sistema é que ele é open-source (código de fonte aberto) e pode ser baixado gratuitamente por meio da internet.
Entretanto, é preciso ter conhecimento avançado de programação para usufruir de todos os recursos que a plataforma oferece. Veja quais são as principais vantagens e desvantagens do sistema:
Vantagens
1. Personalização da sua loja
A plataforma permite que cada e-commerce seja customizado de acordo com o gosto do cliente e de maneira intuitiva. Também é possível gerenciar permissões em diferentes níveis para tornar o seu site seguro, do jeito que você deseja.
2. Disponibilidade de recursos
Gestão do catálogo de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e elaboração de relatórios são algumas funcionalidades úteis para os donos das lojas e que estão disponíveis na Magento.
Além disso, a plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com 80 mil pedidos por hora.
3. Comunidade forte
A plataforma é utilizada por gente do mundo todo, e os desenvolvedores ajudam a construir um sistema cada vez melhor. A comunidade no Brasil é forte e existem programadores especializados nessa plataforma.
4. SEO avançado
O sistema Magento facilita a indexação no Google, e isso ajuda na publicidade da loja virtual criada nessa plataforma.
5. Integração de ferramentas
Módulo dos Correios que permite o cálculo automático de frete, PagSeguro e Google Analytics são algumas ferramentas que podem ser facilmente integradas na plataforma. Dessa maneira, o lojista pode conhecer o comportamento do seu cliente e oferecer melhores experiências de compras.
Desvantagens
1. Demanda mais servidores
Para que o sistema Magento funcione bem, é preciso ter servidores mais robustos e não compartilhados. Nesse sentido, o investimento é indispensável para que o e-commerce funcione sem lentidão.
2. Plataforma complexa
O sistema demanda que as alterações sejam feitas por desenvolvedores altamente especializados. Nesse sentido, para utilizá-la, será preciso estudar bastante sobre a ferramenta.
3. Tende a ser um pouco mais lento
O carregamento de uma loja virtual que utiliza a plataforma Magento pode ser mais lento em razão da sua complexidade. Isso pode exigir que o lojista invista em servidores melhores e específicos para Magento para compensar essa demora.
4. É baseado em programação PHP
O sistema é baseado em Zend e, dependendo do projeto ou dos recursos desejados, demanda também especialização com custos relativamente altos, e o processo de aprendizado é um pouco demorado.
Agora, coloque essas informações na balança, conheça as outras plataformas disponíveis no mercado, e escolha a melhor ferramenta para você trabalhar na criação de lojas virtuais. No UOL HOST você encontra as melhores opções!