O que era realidade só de revistas e jornais, hoje também se aplica a perfumes, comidas, bebidas e até cuecas. Estamos falando do modelo de serviço por assinatura, no qual você paga um valor mensal e recebe periodicamente os produtos desejados no endereço de sua preferência.
O modelo não é invenção brasileira. Nos Estados Unidos, uma das empresas que começou esta moda foi a Birchbox. O e-commerce de produtos cosméticos envia, mensalmente, kits surpresas para mais de 400 mil assinantes. Segundo a empresa, as vendas triplicam a cada ano, um crescimento acompanhado pelo interesse dos investidores.
Neste modelo alternativo de e-commerce, a empresa sabe exatamente quem são seus consumidores. É possível coletar informações como preferências e desenvolver estratégias mais diretas, customizadas e certeiras.
Outra vantagem é a chance de fidelizar o cliente. Com um pagamento recorrente, o empresário pode planejar ações e desenvolver projetos específicos para os clientes mais fieis, por exemplo.
Se interessou pelo formato? Então veja abaixo alguns exemplos deste tipo de serviço, e inspire-se para criar o seu:
Cervejas importadas
No clube de cervejas Have a Nice Beer, o assinante paga uma mensalidade de 69,90 reais. E com isto, ele recebe em casa, todo mês, quatro garrafas de cervejas de várias nacionalidades, e informações para se tornar um expert no assunto.
A empresa, criada pelos empreendedores Rafael Borges, Pedro Meneghetti e Rodrigo Sztelzer, nasceu quando os colegas saíram em busca de “mais de mil rótulos diferentes para provar antes de morrer”. No primeiro ano de operação, eles já faturavam 3 milhões de reais.
Meias e cuecas
Os tipos de produtos enviados neste modelo só dependem da criatividade do empreendedor. Para os homens esquecidos, o site Rabixo permite assinar pacotes com meias, cuecas e até itens de higiene pessoal. Os produtos são enviados conforme as preferências do cliente e o preço varia de acordo com o pacote. É possível incluir cuecas, meias e barbeadores, por exemplo, pagando a partir de 25 reais por mês.
Esmaltes
A Esmalteria Club entrega na casa da cliente, todo mês, de três a seis produtos que podem incluir esmaltes nacionais e importados, produtos par pés e mãos, além de acessórios para nail art. Os preços variam de acordo com o kit do mês.
Cuidados necessários
Tantas opções de produtos disponíveis através de assinatura estimularam o surgimento de um site que reúne todas as ofertas, o Assiname. Mas, nem tudo são rosas – apesar de até as flores serem vendidas neste formato.
No Brasil, um dos pioneiros no formato de assinaturas foi a empresa Shoes4You. Lançada em 2011, a empresa vendia bolsas, sapatos e óculos neste modelo de negócio. No ano passado, a companhia anunciou o encerramento das operações por falhas administrativas.
Para que o negócio dê certo, é preciso ter cuidado na escolha do produto, formatar bem os pacotes de assinatura e caprichar na inovação. Sem novidades a cada mês, o cliente pode cansar e desistir do serviço.
Achou a ideia legal? Então crie seu próprio clube de assinaturas usando a ferramenta de Loja Virtual do UOL Meu Negócio.