Eles são completamente diferentes
De um lado, uma pessoa extremamente arrogante e autoritária que passa o dia dando ordens e nunca admite o erro. Do outro, uma pessoa que indica aos profissionais o melhor caminho para realizar uma tarefa, que estende as mãos para ajudar a equipe e assume os erros.
Dá para notar, de bate-pronto, a diferença entre um líder e um chefe no ambiente de trabalho, né? E nem precisa perguntar em qual situação os funcionários se sentem motivados e rendem mais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, empresa especializada em carreira, pertencente ao ManpowerGroup, os profissionais motivados são 50% mais produtivos que aqueles que não são.
Portanto, ter atitudes de líder não trará benefícios “apenas” para o seu relacionamento com a equipe, isso vai refletir diretamente na produtividade da empresa e, consequentemente, nos ganhos.
“Um líder tem de saber ouvir seus funcionários, identificar as fraquezas e as habilidades de cada um e trabalhar para aprimorá-las. Ele deve procurar manter sempre sua equipe motivada e delegar tarefas”, resume Leni Hidalgo, professora de Gestão de Pessoas dos programas da Pós-Graduação do Insper.
Quer deixar de ser o “chefe chato” e passar a ser um “líder respeitado”? Então veja as atitudes que diferenciam líderes e chefes:
Medo x Admiração
A figura do chefe causa medo e inibe a atuação e a proatividade de profissionais talentosos.
Já o líder provoca admiração e serve como inspiração para seus comandados.
Acessibilidade x Portas Fechadas
O chefe pede para sua secretária dizer a todo mundo que ele está 100% ocupado.
Já o líder abre a porta da sua sala para receber sua equipe.
Envolvimento com a Equipe x Falta de Conhecimento dos Recursos Humanos
Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome e de ser bem tratado. Aí, o chefe já começa perdendo: muitas vezes, ele nem sabe o nome dos seus comandados.
O líder, ao contrário, conhece o nome, as habilidades e dificuldades de cada um da sua equipe.
Compartilhamento de Conhecimento x Informações Sigilosas
O chefe gosta da sensação de exclusividade e não compartilha as informações com quem está abaixo do seu cargo.
Ao passo que o líder faz exatamente o contrário. Assim, o líder sai ganhando em dois aspectos: respeito dos comandados e uma equipe informada e, portanto, mais produtiva.
Respeito Conquistado x Respeito Imposto
Tanto líderes quanto chefes querem ser respeitados. No entanto, respeito não se pede nem se compra, se conquista. Enquanto chefes dizem “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”…
…líderes arregaçam as mangas para dar o exemplo.
Em outras palavras, o chefe se coloca em uma posição superior e o líder promove a equipe ao mesmo patamar dele. Você já sabe quem ganha o respeito de todos, certo?
Procurar Culpados x Assumir o Erro
Chefes gritam, apontam o dedo na cara e humilham um funcionário quando algo dá errado, ganhando ainda mais antipatia de sua equipe.
Por sua vez, o líder assume o erro e procura corrigir o funcionário que cometeu o deslize no processo.
A conclusão mais clara a que se pode chegar é que uma empresa precisa de mais líderes e menos chefes para alcançar o sucesso.