De nada adianta produzir uma newsletter super bacana, cheia de novidades interessantes e descontos que saltam aos olhos, se, na hora H, ela não chegar até o público certo.
Segundo uma pesquisa da Epsilon, menos de 26% das pessoas que recebem um e-mail marketing abrem a mensagem de fato. A taxa de clique é ainda menor: pouco mais de 4%.
Isso significa que é necessário ter uma boa base de endereços cadastrados para aumentar as chances de acertar no alvo.
E nessa hora não adianta dar uma de espertinho. Comprar listas de e-mails de fontes duvidosas e disparar mensagens para clientes que não deram sua autorização é um tremendo tiro pé. Você só fará com que as taxas de abertura e clique sejam ainda menores e, de quebra, pode ir parar em listas negras de spam.
Coletar e-mails de potencias compradores de maneira correta, sem usar de artifícios ilegais, é uma difícil missão. Para ajudá-lo a cumpri-la, reunimos algumas dicas:
Campo de cadastro para newsletter
Esse é o primeiro passo – e o mais simples – para coletar os dados de potenciais clientes. Não tem uma área de cadastro na sua homepage? Crie já! Já tem uma? Que tal deixa-la mais vistosa e atrativa? No site da Netshoes, por exemplo, a chamada é a seguinte: “Receba descontos especiais e ofertas exclusivas no seu email”. Não soa mais atraente do que apenas “receba nossa newsletter”?
Descontos para quem se cadastrar
A loja online Dafiti oferece um cupom de R$ 15 para ser utilizado na próxima compra para aqueles que se cadastram para receber a newsletter. Capriche no incentivo para engordar sua base – e, de quebra, aumente as chances de fazer uma primeira venda para aquele cliente.
Conteúdo exclusivo gratuito
Pode ser um e-book, um webinar, um guia, ou até o acesso a uma área diferenciada no site, como, por exemplo, uma lista de desejos. Incentive o usuário a fazer um cadastro simples, incluindo o e-mail, em troca do conteúdo.
Importante: sempre dê a ele a opção de sair da lista de distribuição caso queira, do contrário, você entrará para o nada querido time dos spammers.
Registro compartilhado
Ao preencher o cadastro em uma loja, muitas vezes o cliente tem a opção de marcar se aceita receber promoções e novidades de parceiros. É o chamado registro conjunto ou compartilhado.
Lojas com públicos-alvo parecidos podem firmar parcerias para que possam compartilhar o mesmo cadastro. De novo, todo cuidado é pouco: certifique-se de que o parceiro pediu a autorização do cliente antes de sair disparando e-mails a torto e a direito.
Campanhas “indique um amigo”
Ofereça incentivos a quem convidar os amigos para conhecer sua loja. Pode ser um cupom de desconto ou uma vantagem exclusiva. Mas atenção: você deve enviar um convite a esse potencial cliente e não simplesmente inserir o seu e-mail na sua base. Do contrario, será antipatia à primeira vista.
As dicas foram úteis? Então comece agora a aumentar sua base de e-mails – e sem trapacear!