6 bancos de imagens inclusivos para apostar na diversidade

6 bancos de imagens inclusivos para apostar na diversidade

Foto: Jessica Kindermann

Você sabia que cada vez mais os consumidores buscam se sentir representados nos conteúdos publicados na internet? Para isso, sua empresa precisa utilizar diferentes bancos de imagens em seus conteúdos!

E, quando falamos em diversidade e inclusão, nada mais justo do que conhecer quem é a persona que se envolve diretamente com sua marca ou ainda aquela que você busca atrair.

Desse modo, para facilitar na jornada do seu negócio, conheça a seguir 6 bancos de imagens que apresentam diversidade e serão aliados no seu sucesso! 

Por que bancos de imagens com diversidade são importantes? 

Com o avanço das discussões sobre diversidade e inclusão, é preciso que cada vez mais os empreendedores se atualizem, busquem conhecimento e ofereçam uma marca que atenda todas as pessoas, sem distinções.

Assim, entram em cena os bancos de imagens que apostam na diversidade de corpos e vivências, rompendo com os padrões tradicionais que conhecemos bem e que já estão distantes do consumidor atual. 

Segundo Ricardo Sales, um dos fundadores da Mais Diversidade — que é especializada em questões de diversidade e inclusão nas empresas —, os investidores preferem negócios com temas inclusivos

Nesse sentido, utilizar bancos de imagens que ofereçam diversidade e inclusão, pode além de atrair bons clientes, conquistar investidores que procuram empresas atentas com as pautas atuais. 

Para facilitar na sua caminhada e tornar sua empresa mais acolhedora, conheça agora qual a diferença entre diversidade e inclusão. 

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Você já reparou como todas as pessoas são diferentes? Ainda que tenhamos exemplos de gêmeos, cada um vai carregar consigo suas particularidades. Aí que entra o que é diversidade.

Esse conceito vai apresentar que os indivíduos possuem pluralidades que são construídas por questões culturais e experiências obtidas durante a vida. 

Podemos citar que existem três pontos que constituem a diversidade: 

  1. Demográfica: gênero, raça, classe, religião, etc
  2. Cognitiva: como agimos e lidamos com situações e problemas
  3. Experiencial: se relaciona com a sexualidade, habilidades, desejos, etc

Agora, quando falamos de inclusão, ela está relacionada diretamente com a diversidade, já que a partir dela a proposta é construir espaços que sejam acolhedores para todos os tipos de pessoas.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como o uso de bancos de imagens para apresentar seus produtos e serviços de um modo mais próximo com a realidade de seus consumidores. 

Assim, a diversidade será relacionada com representatividade dos corpos diversos e a inclusão vai possibilitar que eles se sintam parte de diferentes ambientes e espaços.

Como escolher a imagem certa para o conteúdo?

Agora que você conhece mais sobre diversidade e inclusão, é preciso ter clareza ao identificar quem é o consumidor que você visa atingir com seus produtos e serviços no momento da divulgação. 

A partir dos bancos de imagens, você vai escolher as fotos que façam relação direta com seu público. Dessa forma, acaba tornando a identificação e representatividade aliadas na experiência de compra do seu cliente.

Portanto, procure imagens que representem a diversidade dos corpos reais e não aquelas das capas de revista que muitas vezes acabam frustrando o consumidor, por ser distante de sua realidade. 

>> Aproveite para construir seu marketing de conteúdo agora mesmo com o Guia Completo disponibilizado gratuitamente pelo UOL Meu Negócio! 

6 bancos de imagens que postam na diversidade

Conheça 6 bancos de imagens com diferentes corpos e vivências, de pessoas LGBT+, passando por pessoas negras e pardas, mulheres diversas e outras questões que vão tornar seu negócio ainda mais inclusivo. 

Acompanhe!

  1. Tem que ter

Se você busca por imagens de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT+), o banco de imagens “Tem que ter” pode ser seu liado.

Ele oferece cerca de 150 imagens que abordam o cotidiano, atividades e momentos diferentes, assim como os bancos de imagens tradicionais. 

Acesse agora mesmo o Tem que ter e descubra uma variedade de fotos para utilizar nos seus conteúdos! 

  1. DiCampana Foto Coletivo

Já o “DiCampana Foto Coletivo” tem como o objetivo transformar o estereótipo construído acerca da favela, muitas vezes ligado à extrema pobreza e violência. Através desse banco de imagens, você vai reconhecer outras características valiosas sobre a periferia, como:

  • Sua cultura
  • Esporte
  • Lazer
  • Paisagens 
  • Vivências que constroem a favela

Aproveite para transformar sua divulgação, acesse o DiCampana Foto Coletivo e descubra um universo de possibilidades. 

  1. Nappy

O “Nappy” é um importante banco de imagens gratuito no qual apresenta fotos de pessoas negras e pardas em diferentes situações cotidianas. 

Com imagens de alta qualidade, apresentando mulheres, crianças e adultos, o Nappy vai trazer maior identificação ao seu público e ainda tornar sua divulgação diferenciada.

Clique aqui e escolha as imagens que mais se relacionam com o seu negócio! 

  1. Gender Spectrum Collection

Com o banco de imagens “Gender Spectrum Collection”, incluir pessoas trans — aquelas que não se identificam com seu gênero de nascimento —, ou ainda pessoas não binárias — que não se limitam a homem ou mulher —, pode ser ainda mais interessante. 

Através dele você vai encontrar ações cotidianas, como:

  • Conversas
  • Idas ao médico
  • Pessoas atendendo
  • Praticando exercícios físicos e outras. 

Descubra no Gender Spectrum Collection qual as melhores imagens para seus anúncios!

  1. Young Gifted and Black

Se o seu público alvo são mulheres, uma ótima pedida é utilizar o banco de imagens “Young Gifted and Black”, que apresenta mulheres e suas diversidades.

Ele pode ser perfeito para criar maior envolvimento de seus clientes com suas campanhas e tornar sua empresa aliada na inclusão, gerando credibilidade e respeito no mercado. 

Aproveite para escolher suas fotos com o Young Gifted and Black

  1. AllGo

O conhecido banco de imagens Unsplash fez um parceria muito potente com o aplicativo “AllGo” e criaram uma seção de imagens que reúne diferentes corpos, de tamanhos e etnias variadas.

Ele pode ser perfeito para transformar sua marca em uma aliada contra os padrões tradicionais de beleza, valorizando a diversidade e realidade dos corpos. Veja você mesmo e aproveite as imagens do AllGo para transformar seu negócio. 

Vale destacar que é importante creditar os bancos de imagens, saiba a seguir como fazer isso. 

Como dar créditos aos bancos de imagens? 

Para creditar de modo correto as fotos que você utilizar dos bancos de imagens, é preciso atentar-se para dois fatores:

  • Bancos de imagens gratuitas
  • Bancos de imagens pagas

Utilize assim, se for gratuita: 

  • Reprodução/Nome da página, exemplo: Reprodução/AllGo 

Se for paga, vale destacar o nome da pessoa que registrou a imagem, exemplo:

  • Reprodução/AllGo/João da Silva

Agora que você já sabe a importância do uso de imagens que abordam a diversidade, aproveite para programar seus conteúdos com a nossa planilha de Calendário para Programação de Conteúdo! Com certeza ela vai facilitar na sua organização.