EmpreendedorismoEmpreender na internetMercado DigitalVendas Online

5 Dicas de bem-estar para empreendedores na pandemia

4 Mins read

Desde que a pandemia do coronavírus começou no início de 2020, fomos obrigados a criar soluções para sobrevivermos em meio à desordem sanitária, financeira e social.

Maior ainda foi o desafio que os empreendedores precisaram enfrentar para manter o negócio funcionando, tanto os físicos quanto os virtuais. Uma vez que os compromissos financeiros precisam continuar sendo honrados.

Para auxiliar você neste momento, separamos algumas dicas de bem-estar que irão refletir no sucesso do seu negócio e na sua vida pessoal, nos preparando para quando essas dificuldades passarem! 

Como manter empreendedorismo e uma boa qualidade de vida 

Em um cenário comum, é normal que os empreendedores se empenhem bastante no próprio negócio para que ele decole, o que muitas vezes faz com que a saúde, o bem-estar e qualidade de vida fiquem de lado.

Quando não se dorme direito, nem há a prática de exercício físico regular, o que se espera é que fiquemos com a mente e o corpo cansados, resultado de excesso de esforço sem pausa.

Mas, o nosso objetivo é mostrar que é possível ser um empreendedor que cuida bem do negócio e da saúde, através dessas dicas de bem-estar. Estimulando o cuidado com o seu corpo sem deixar nada de lado — equilíbrio total entre as duas tarefas.

 Afinal de contas você merece viver bem a sua vida, e o seu negócio também!

5 dicas de bem-estar para empreendedores

Essas dicas exclusivas de bem-estar podem ser aplicadas em seu negócio todos os dias, desde quando você acorda de manhã em sua casa, até a hora de dormir. Ou seja, para tornar sua rotina saudável.

Tudo tem um tempo para ser feito, não há como fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo sem pausa, pois isso sobrecarrega o seu corpo e a sua mente — e não é isso que você quer, não é mesmo?

  1. Tenha um sono de qualidade 

Essa é uma das dicas de bem-estar que valem para a vida profissional e pessoal, pois sem dormir bem, não conseguimos nos concentrar em nada. 

O normal é que cada pessoa tenha pelo menos oito horas de sono por noite, que é o ideal para que o corpo e a mente consigam descansar.  

  1. Reserve um tempo para cuidar de você

Na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de cuidar de nós mesmos, apreciar uma boa refeição, respirar fundo, ter um tempo para relaxar, curtir um programa em família, apreciar a própria companhia, e buscar cultivar bons pensamentos e sentimentos.

A rotina agitada de um empreendedor é compreensível, mas não podemos nos esquecer de que antes de sermos profissionais somos seres humanos e precisamos de um tempo para descansar — corpo e mente.

Separe um tempo para você! Comece com 10 ou 15 minutos e vá adicionando mais atividades prazerosas ao longo do tempo.

  1. Cuide do corpo e da mente

E por falar em bem-estar do corpo e da mente, vamos para algumas dicas práticas de como fazer isso em meio a correria da semana:

  • Leia um bom livro, algo que distraia a sua mente tirando o foco dos problemas e do estresse diário
  • Qual atividade física você gosta de praticar? Pode ser uma simples caminhada no parque, ou um período para se exercitar em casa
  • A meditação e o Yoga, podem trazer paz, tranquilidade, foco, leveza e a criatividade que você precisa para aplicar na sua vida profissional e pessoal
  • Estabeleça bem os seus horários. Isto é, destinar um horário certo para dormir e acordar, se alimentar, praticar atividades físicas e um tempo para o lazer

Como arrumar tempo para tudo isso? É preciso estabelecer prioridades: o que é mais importante para você hoje, o que você não abre mão de ter na sua vida?

Se quiser experimentar ainda mais organização, use uma agenda onde todos os seus compromissos estarão marcados, separando-os por cores, por exemplo: 

  • Vermelho pode indicar uma tarefa urgente que precisa ser resolvida no mesmo dia
  • O amarelo indica uma tarefa mediana, que pode ser adiada até o dia seguinte caso não consiga ser resolvido no mesmo dia
  • Já o verde, indica uma tarefa igualmente importante, mas que pode ser aplicada na vida pessoal, por exemplo. Marque um compromisso em família, uma atividade física a ser praticada, uma leitura a ser feita ou um compromisso médico. 
  1. Tome água durante o dia

Nesse caso, use a tecnologia a seu favor. Existem alguns aplicativos que podem te lembrar de tomar água. Parece engraçado, mas até as coisas mais simples podemos nos esquecer na correria.

Beber água faz muito bem à saúde! Não espere ter sede para tomar água, o nosso corpo precisa funcionar com pelo menos 2 litros de água por dia.

  1. Planeje o seu dia

Todos os compromissos precisam estar anotados, seja em uma agenda ou em um aplicativo de organização. E sempre precisamos reforçar a importância de estabelecer prioridades na lista do planejamento do seu dia. Eles devem vir em ordem. 

Não se trata de organizar cada minuto do seu dia, mas sim em deixar os compromissos de alta  importância marcados para que nada seja esquecido.

Além disso, comemore as pequenas conquistas. Conseguiu se exercitar pelo menos 15 minutos do seu dia? Fique feliz e mantenha a motivação para conquistar coisas cada vez maiores e importantes para você! 

Extra: Reconheça que as coisas não estão normais 

Não se deve fingir que as coisas estão bem ou normais quando algo está incomodando, pois, isso reflete diretamente na sua rotina. Entenda que o seu corpo e a sua mente precisam estar bem para trabalharem juntos.

Quando precisamos de ajuda em alguma parte da nossa vida, seja ela profissional ou pessoal, não se pode deixar para resolver depois. Busque ajuda de outros empreendedores, de familiares e pessoas que estão dispostas a ajudar — seja na área profissional ou emocional.

Mesmo que o cenário externo seja incerto, uma vez que a pandemia ainda não terminou, precisamos nos preparar e ter um olhar mais otimista em relação à vida profissional e pessoal. 

O melhor jeito de fazer isso é aplicar as dicas de bem-estar que colocamos aqui. Aproveite para divulgá-las para seus amigos e familiares também, podem ter pessoas precisando desse ânimo! 
Não deixe de conferir mais dicas e materiais ricos em nosso blog! Te esperamos lá!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…