Uma das principais datas do e-commerce exige preparação da sua loja virtual. Isso implica aplicar boas estratégias de vendas e de marketing digital, além de investir na experiência do cliente. Saiba como vender mais na Black Friday e oferecer uma experiência de compra única.
Como vender mais na Black Friday? Essa é a pergunta mais importante de uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores. Afinal, também é uma grande oportunidade para os varejistas alavancarem suas vendas.
Com a concorrência acirrada e os consumidores cada vez mais informados, é essencial saber como se preparar para a Black Friday. Isso implica organizar a sua loja virtual, investir em marketing digital e oferecer uma boa experiência de compra.
Todos esses fatores farão você otimiza suas estratégias de vendas e aproveita ao máximo essa data especial. Então, quais são as melhores dicas para atrair clientes e aumentar seu faturamento nesse dia? Confira neste post.
Panorama da Black Friday
A Black Friday é um evento anual de compras, originado nos Estados Unidos, marcado por promoções expressivas oferecidas por diversas lojas e varejistas. Acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, marcando o início da temporada de compras natalinas. Em 2024, ocorrerá no dia 29 de novembro.
Os descontos significativos dessa data atraem multidões de consumidores em busca de ofertas em produtos variados, desde eletrônicos até roupas. Por isso, é uma grande oportunidade para aumentar o faturamento do e-commerce.
Tanto é que os resultados de anos anteriores são positivos. Em 2023, a data registrou uma receita total de R$ 5,23 bilhões, com 8,21 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 636,66.
Por sua vez, em 2022, o faturamento chegou a R$ 6,15 bilhões, com 10 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 733,07. Esses dados contemplam apenas o dia do evento propriamente dito, mas o Brasil costuma fazer promoções para a data comemorativa durante todo o mês.
Nos últimos anos, a Black Friday expandiu-se globalmente, alcançando grande popularidade em diversos países, como no Brasil. Para 2024, as projeções indicam que 39% dos brasileiros planejam comprar na data, segundo a pesquisa Panorama do Consumo 2° Semestre 2024, da Globo.
Os principais fatores que incentivam uma compra não planejada são os descontos acima de 50% (para 49% dos respondentes da pesquisa), frete grátis (38%), entrega rápida (21%) e pagamento flexível/facilitado (19%).
Além disso, é importante saber que cerca de ⅔ do público fica satisfeito com descontos que vão até 50%. Os motivos para escolher entre uma loja e outra são frete grátis (55%), preço mais baixo (38%), maior variedade de produtos e marcas (36%), facilidade de pagamento (35%), segurança (28%) e confiança por sempre comprar na loja virtual ou física (27%).
Portanto, se você quer saber como vender mais na Black Friday, precisa atentar a esses fatores. Ainda vale a pena saber qual é a expectativa de faturamento. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), o segmento de loja virtual deve atingir R$ 7,1 bilhões no total, alta de 17% em relação a 2023.
Quais os produtos que mais vendem na Black Friday?
De acordo com a pesquisa realizada pela Globo, os produtos que mais interessam o público, são:
- Smartphone;
- Roupas e acessórios;
- Eletrodomésticos;
- Calçados;
- Eletrônicos;
- Perfumes e cosméticos;
- Utilidades domésticas;
- Computador;
- Compras de mercado;
- Móveis;
- Produtos de higiene pessoal;
- Produtos para tratamento de beleza;
- Viagens;
- Compras de farmácia;
- Brinquedos;
- Livros;
- Decoração;
- Material de construção;
- Games;
- Bicicleta;
- Bebidas alcoólicas.
Por que sua marca deve participar da Black Friday?
Sua marca deve participar da Black Friday por ser uma oportunidade de aumentar as vendas e as receitas, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Também é a chance de liquidar o estoque antigo e melhorar a sua presença online.
Isso porque a Black Friday é um evento amplamente reconhecido e aguardado pelos consumidores. Como resultado, leva a um aumento significativo nas vendas e receitas para as empresas que participam.
É claro que isso depende de uma boa preparação para saber como vender mais na Black Friday. Por isso, é necessário oferecer descontos atrativos e incentivar a compra, além de oferecer uma excelente experiência do cliente.
Dessa forma, você consegue atrair consumidores em potencial que ainda não estão familiarizados com sua marca. Ainda é uma oportunidade de oferecer descontos aos clientes fiéis, recompensando sua lealdade e incentivando-os a continuar comprando. Isso fortalece o relacionamento com a base existente.
É válido destacar, ainda, que essa data pode gerar um aumento no tráfego do site e nas interações nas redes sociais, impulsionando a presença online da sua empresa. Além disso, a campanha de marketing para a Black Friday pode promover uma imagem positiva da marca e criar buzz em torno dela.
Sem contar que você pode liquidar inventário antigo ou produtos sazonais, liberando espaço para novas mercadorias. Assim, mantém um ciclo de estoque eficiente e reduz custos associados ao armazenamento de produtos excedentes.
Como fazer uma Black Friday de sucesso?
1. Faça um planejamento antecipado para a Black Friday
Antes da Black Friday, é fundamental criar um plano de ação detalhado. Isso inclui definir quais produtos ou serviços serão oferecidos com desconto, estabelecer metas de vendas, preparar a equipe, e garantir que o estoque seja suficiente para atender à demanda.
2. Prepare o seu e-commerce
Assegure-se de que a sua loja virtual esteja otimizada, tenha páginas responsivas e conte com um carregamento rápido. Esses fatores dependem de um serviço de hospedagem eficiente, melhorando a experiência do cliente.
Ao mesmo tempo, garanta que o e-commerce consiga atender a todos os acessos, que costumam aumentar significativamente nessa data. Essa é uma das principais prerrogativas para saber como vender mais na Black Friday.
3. Crie promoções atraentes
Os descontos são o grande chamariz da Black Friday. Certifique-se de oferecer descontos genuínos e atraentes para os clientes. Destaque os preços reduzidos de forma clara e transparente para que os consumidores percebam o real benefício da promoção.
4. Ofereça diversos meios de pagamento
Contar com diferentes formas de pagamento ajuda a oferecer uma experiência de compra melhor. Você pode contar com cartões de crédito e débito, PIX, boleto etc. Todos esses fatores incentivam o fechamento do negócio, especialmente se houver a possibilidade de parcelamento.
5. Facilite o processo de compra
Simplifique o processo de compra online ou offline. Desse modo, certifique-se de que seu site esteja otimizado para a Black Friday, garantindo uma navegação fácil e rápida. Nas lojas físicas, organize o layout para evitar filas e proporcionar uma experiência de compra agradável.
6. Execute uma boa gestão de estoque e logística
A gestão de estoque bem-feita exige que você considere a demanda maior para o momento, mas também evite ter muitos produtos armazenados. Afinal, eles representam capital de giro parado. Por isso, faça um bom planejamento, que considere as saídas de mercadorias do e-commerce. Assim, você saberá o que é mais adquirido.
Também atente à logística. Cumpra os prazos de entrega e facilite o processo de devolução, já que isso está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Isso transmite mais confiança para os clientes.
7. Monte uma estratégia de marketing digital para a Black Friday
Invista em estratégias de marketing específicas para a Black Friday. Utilize as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos e parcerias estratégicas para divulgar suas promoções e atrair a atenção dos consumidores. Destaque os descontos oferecidos e crie um senso de urgência para impulsionar as vendas.
8. Crie um senso de urgência
O senso de urgência é gerado por um dos principais gatilhos mentais usados no marketing digital: o da escassez. Aproveite-o para saber como vender mais na Black Friday. Para isso, coloque um contador de tempo regressivo, a quantidade de unidades disponíveis etc. Use sua criatividade para incentivar a tomada de decisão de compra. Apenas evite enganar os consumidores, porque isso será percebido e vai atrapalhar as suas estratégias de vendas.
9. Tenha um excelente atendimento ao cliente
Ofereça uma experiência de compra personalizada e diferenciada para os clientes. Utilize ferramentas de análise para entender o comportamento de compra e as preferências dos consumidores, e assim, oferecer ofertas e recomendações que sejam relevantes para cada perfil.
Esse é o começo de um excelente atendimento ao cliente antes, durante e após a Black Friday. Também disponibilize canais de suporte eficazes para resolver dúvidas e problemas rapidamente, criando uma boa reputação para sua marca.
Prepare-se a partir de agora para antes e depois da Black Friday
Com todas essas informações, fica claro que a Black Friday é uma excelente oportunidade para os varejistas aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. Para isso, é preciso contar com um planejamento estratégico, marketing eficaz, atendimento excepcional e ofertas atrativas.
Tudo isso faz com que você possa maximizar os resultados dessa data tão relevante no calendário comercial. Então, está na hora de se preparar para saber como vender mais na Black Friday.Que tal contar com a Loja VirtUOL e vender muito mais durante a Black Friday? Escolha o melhor plano de loja virtual para você e outras soluções incríveis do UOL HOST para a sua marca!