Black Friday pós pandemia?

Black Friday pós pandemia?

Seu negócio já está pronto para a Black Friday? Confira 3 dicas que vão te ajudar a atrair novos clientes em época de contenção de despesas.

 A Black Friday é a data mais esperada do ano por consumidores e lojistas. Ela sucede a última quinta-feira de Novembro, quando acontece o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e é marcada por 24h de grandes liquidações.

Apesar de ser uma data de varejo muito popular para os americanos desde a década de 60, a Black Friday chegou ao Brasil apenas em 2010. Com o passar dos anos a adesão foi crescendo e em 2020 não dá para negar que a data já tenha se consolidado no país

Mesmo vivendo uma nova realidade com o isolamento social e a contenção de despesas devido à pandemia, pesquisas apontam que este ano teremos a maior Black Friday de todos os tempos. Segundo pesquisa da TracyLocke Brasil e Behup os 10 segmentos que serão os mais procurados para a edição deste ano são:

                             ·      roupas, sapatos e acessórios (44%);

                             ·      eletrodomésticos (41%);

                             ·     informática e eletrônicos (40%);

                             ·      smartphones e telefones celulares (39%);

                             ·      utilidades domésticas e itens para casa (35%);

                             ·      presente de Natal (26%);

                             ·      móveis (24%);

                             ·      perfumes e cosméticos (24%);

                             ·      itens de decoração (18%);

                             ·      viagem (18%).

 E para te ajudar a captar novos clientes e vender mais nesse período, vamos te dar três dicas para aplicar já e ter uma promoção de sucesso.

1.    Tenha uma boa loja online

Em tempos de isolamento social e com uma iminente segunda onda do COVID-19 chegando ao Brasil, muitas pessoas estão evitando sair de casa principalmente para lugares fechados com possibilidade de aglomeração como shoppings e outros centros de compras. 

Tendo isso em vista, não dá para depender apenas de lojas físicas e ter um e-commerce funcional é muito importante para alcançar bons resultados.

Se você ainda não tem uma loja online, não precisa se desesperar. É possível escolher um serviço com modelos prontos que você mesmo pode customizar apenas mudando o esquema de cores, incluindo seu logotipo e adicionando seus produtos. 

Se você está no começo o mais fácil é optar por um sistema de e-commerce que já venha com ferramenta de pagamento integrada e cadastro de produtos facilitado.

Além disso é essencial ter bem à vista no seu site os meios de contato, para que seu potencial cliente possa tirar todas suas dúvidas. Por isso deixe disponível pelo menos o endereço de e-mail e o número do WhatsApp da sua loja e, claro, uma equipe de atendimento à postos para responder com agilidade. 

2.    Prepare suas redes sociais

 Para comunicar suas ofertas e alcançar novos consumidores, é essencial planejar seus posts com antecedência. Nessa semana de Black Friday o mais importante é produzir um conteúdo que deixe seu público engajado com as postagens e solucione as possíveis dúvidas. 

Para isso é importante usar todas as ferramentas disponíveis tanto no Instagram quanto no Facebook.

 

 Feed

Esse é o lugar certo para informar sobre a porcentagem dos descontos, se terá frete grátis – um grande diferencial no momento da decisão de compra -, quando começa e quando termina a liquidação e quais produtos estarão disponíveis. Poste de uma a duas vezes por dia durante essa semana.

 

 Stories

É muito importante humanizar a marca e conversar com o cliente. Para isso você pode usar as seguintes ferramentas:

 

     ·       Enquete: neste post você pode, por exemplo, dar duas opções de produtos que irão participar da Black Friday e perguntar qual dos dois a sua audiência mais deseja comprar.

    ·       Caixa de perguntas: abra espaço para diálogo através de uma caixa de perguntas para que seus seguidores possam tirar dúvidas sobre produtos e sobre a ação. Se você se sentir à vontade, responda em vídeo.

    ·       Contagem regressiva: faça um post nos stories com uma contagem regressiva e peça para sua audiência ativar a notificação de quando começa a sua Black Friday.

    ·       Teste: avalie o conhecimento que seus clientes e seguidores tem da sua marca colocando duas afirmações negativas e uma positiva e veja o resultado.

 

    ·       Localização: se o seu negócio for local, mesmo tendo um e-commerce com entrega nacional, é importante marcar a seu bairro ou cidade. Isso aumenta a chance de atrair novos clientes.

    ·       Hashtags: outra maneira muito boa de ser encontrado de forma orgânica é usando hashtags relacionadas ao seu nicho. Evite as que tenham mais de cem mil posts pois as muito populares diminuem sua chance de aparecer.  

 

3.   Invista em Facebook Ads e Instagram Ads

 Todos os tópicos que abordamos acima são maneiras de atrair novos clientes de forma orgânica. É claro que se você tem pressa, como nessa semana, o ideal é combinar as ferramentas que falamos até agora com anúncios pagos.

Para início de conversa: fuja do tentador botão Promover. A maneira certa de começar é criando um Gerenciador de Negócios  e os benefícios de usar a ferramenta correta para criar seus anúncios são muitas, entre elas você:

·       escolhe o objetivo da campanha e decide se quer
que a plataforma incentive quem vê a publicidade a ir para o seu site ou te
mandar uma mensagem no WhatsApp Business, ou ainda exibir para as pessoas com
mais probabilidade de visitar sua loja física quando estiverem perto dela; 

·       define o público que será atingido podendo
escolher localização, gênero, idade, dados demográficos, interesse ou
comportamento;

·       pode criar uma arte nova especialmente para o
anúncio sem precisar obrigatoriamente usar um post que está no feed; 

·       escolhe entre uma série de formatos de anúncio
como, por exemplo, carrossel de fotos para o feed ou ou vídeos para stories; 

·       pode analisar diariamente os resultados, o valor gasto, se está tendo o retorno esperado e, caso algo não esteja saindo de acordo, alterar as configurações,  otimizando assim tempo e dinheiro;

 Agora que você já sabe o que fazer para atrair novos clientes e ter uma Black Friday bem sucedida este ano, capriche na estratégia de divulgação! 

E, caso você ainda não tenha um e-commerce, desenvolvemos a Loja VirtUOL para te ajudar a criar o seu cantinho de vendas na internet de forma fácil, rápida e autônoma.