Quais vantagens de ter um calendário de conteúdo para redes sociais?

Quais vantagens de ter um calendário de conteúdo para redes sociais?

Está sem ideias do que postar de última hora no Instagram, Facebook ou mesmo no blog da sua empresa? Que tal utilizar um calendário de conteúdo para redes sociais e outras mídias, para não se preocupar em correr atrás de referências na hora de divulgar os seus produtos e serviços na internet?

Essa é uma das ferramentas mais úteis para planejar o que vai ser postado em suas redes sociais e no blog durante o mês. Dessa forma, ainda é possível aproveitar as datas comemorativas para promover os seus produtos e serviços.

Por meio de um calendário editorial, você sabe exatamente o que postar, onde será divulgado e o horário da publicação. Assim, acaba reunindo todas essas informações em um só lugar!

Continue a leitura e saiba por que e como o calendário pode ajudar a sua empresa a se planejar para criar conteúdo todos os dias na internet! 

O que é um calendário de conteúdo para redes sociais?

O calendário de conteúdo ou editorial é uma ferramenta usada para planejar o que será postado nos principais canais digitais de qualquer empresa, tais como:

Ele é feito em programas e aplicativos que podem ser baixados e usados facilmente em seu computador ou celular. Dentro de cada dia do mês, é possível criar o que você deseja postar em suas mídias digitais de acordo com a sua estratégia para atrair os consumidores.

Mas, o calendário de conteúdo para redes sociais só pode ser utilizado por empresas grandes e influentes na internet? Não mais! 

Ele pode e deve ser usado por qualquer empreendedor que deseja ver a sua empresa decolar na internet. Uma vez que, as pessoas passam muito tempo conectadas e em busca de produtos e serviços úteis para elas.

Foi-se o tempo em que apenas alguns tinham espaço para promover o seu negócio no ambiente online. Isso porque, a modernidade facilitou esse acesso contínuo às informações e conteúdos de todos os tipos na internet.

Quais as vantagens de utilizar um calendário de postagens?

Todo empreendedor precisa se planejar com antecedência para conseguir organizar a rotina de sua empresa. Seja no dia a dia com os fornecedores, clientes e também os meios que serão utilizados para atrair os seus consumidores.

Então, por que não facilitar e centralizar toda a estratégia de divulgar a empresa na internet em um só lugar pelo calendário de conteúdo? Confira agora as vantagens de utilizar esse instrumento na sua empresa:

Melhora a frequência de posts

Após realizar o planejamento do que será postado nas redes sociais, a tendência é que os posts sejam mais frequentes. Assim, é possível ir acostumando o seu público a consumir o seu conteúdo.

Afinal, os empreendedores, como você, precisam se organizar para dar conta de inúmeras tarefas ao longo do dia e quando tudo está programado, os resultados fluem naturalmente.

Organiza e mantém o controle das publicações

Controlar e manter a frequência das postagens faz com que a sua empresa ganhe autoridade diante do público. Dessa maneira, acaba tornando-se visível e acessível aos usuários das redes sociais.   

Reduz os atrasos e erros nas postagens

Quando os seus posts já foram planejados com antecedência, você não terá o problema de atrasar a publicação ou cometer erros na preparação do post. Neste caso, o conteúdo terá sido pensado e construído com antecedência. 

Visibilidade de todas as suas postagens

Quando você pega o seu calendário de conteúdo para redes sociais, é possível visualizar todos os posts, legendas e tudo o mais que está planejado para ser postado durante o mês. Assim, caso queira alterar alguma coisa, basta adicionar ou tirar alguma informação. 

Aprender com o que deu certo e esquecer os resultados ruins

Com um calendário editorial (como é chamado esse planejamento mensal de conteúdo na internet), você consegue medir os resultados que deram certo e os que precisam melhorar. 

Por exemplo, uma postagem que não teve muitas curtidas ou mesmo quando as vendas caem, são oportunidades que permitem mudar a estratégia e dar continuidade no que deu certo em suas campanhas.

Como o calendário editorial ajuda na gestão de conteúdo 

Até aqui, vimos a importância de se ter um calendário editorial a fim de planejar todas as suas ideias a serem postadas nas redes sociais e demais mídias do seu negócio, reunindo tudo em um único lugar, certo?

A palavra gestão tem a ver com buscar soluções para organizar o processo de pesquisar, criar, distribuir e publicar o seu conteúdo nas redes sociais. Para isso, usa-se técnicas que facilitem a rotina de empreendedores no dia a dia. Portanto, comece a observar:

  • Os momentos em que você tem mais criatividade
  • O que motiva a sua empresa a continuar existindo
  • Quais ferramentas físicas (papel e caneta, aplicativos de celular ou programas de computador) podem ser usadas para coletar as suas ideias?

Tudo isso faz parte da gestão de conteúdo do seu negócio! Sendo ações que irão te ajudar a criar metas de vendas alcançáveis, fidelizar clientes e, claro, colocar todas essas informações no calendário de conteúdo para redes sociais e demais mídias da sua empresa.

Outras opções em que o calendário pode ser utilizado para auxiliar na gestão de conteúdo é:

  • O calendário editorial permite reunir as melhores ideias para as publicações e postagens nas redes sociais
  • É totalmente editável — você coloca ou tira qualquer informação por uma que esteja de acordo com a sua estratégia
  • A cada mês, você revisa o que foi publicado e faz novas pesquisas para as próximas campanhas de conteúdo, aproveitando as datas comemorativas, como o dia dos namorados. 

Qual é o impacto de organizar os seus conteúdos e usar o calendário editorial na visão dos clientes? 

A resposta é bem simples! 

Como já mencionamos anteriormente, quando os consumidores se acostumam com a frequência das publicações e passam a interagir com as postagens (curtem, comentam, salvam e compartilham com outras pessoas), eles acabam tendo a certeza de que a sua empresa se preocupa em publicar conteúdo de qualidade e relevância ao público.

Veja bem, não se trata apenas de vender mais a cada mês (apesar de isso também ser muito importante), mas sim de se destacar das demais empresas. Além de focar nas estratégias certas, ir de encontro às necessidades dos clientes e interagir diretamente com eles.

Gostou do nosso conteúdo? Para ajudar ainda mais na organização e planejamento dos seus posts mensais, preparamos um calendário de conteúdo para redes sociais que é só você baixar gratuitamente e começar a usar hoje mesmo!