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Dicas e ideias para criar campanhas comerciais de Dia das Crianças

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O desenvolvimento de uma campanha de Dia das Crianças é uma ótima ideia para a sua empresa ficar mais conhecida no mercado e aumentar o número de vendas. Essa é uma das datas mais aquecidas no comércio e trata-se, portanto, de uma boa oportunidade para o seu negócio crescer no mercado.

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. Apesar de estarmos a poucos dias da data, ainda dá tempo para montar uma campanha especial de Dia das Crianças.

Vale destacar que esse dia costuma ser marcado com muitos presentes e diversão aos pequenos, sendo uma das datas mais aquecidas no comércio durante o ano. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade para os empreendedores aumentarem o número de vendas e fortalecer a presença no mercado.

Confira agora o passo a passo de como planejar uma campanha.

Como fazer uma campanha para o Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é uma data especial para celebrar a infância e fortalecer o vínculo com o público infantil. Para aproveitar essa oportunidade e criar uma campanha de sucesso, siga as dicas abaixo:

1. Conheça o seu público

Para fazer uma ação efetiva, é fundamental conhecer o seu público. Nesse momento, é importante entender sobre as necessidades, desejos, interesses e outras questões. A compreensão dessas características vai ajudá-lo a segmentar os anúncios e as campanhas de maneira adequada.

Segmente de acordo com a faixa etária das crianças (bebês, crianças pequenas, pré-adolescentes) para personalizar a campanha. Além das crianças, considere quem faz as compras: pais, avós, tios, ou responsáveis.

Quando isso acontece, a sua empresa terá mais facilidade para desenvolver iniciativas, fornecendo conteúdos e ofertando produtos que realmente agregam valor.

2. Pense sobre os objetivos

Não se esqueça de pensar em objetivos para campanha no Dia das Crianças. A sua marca pode, por exemplo, desenvolver ações visando gerar reconhecimento, fortalecer a marca ou vender algum produto.

Ao ter esses objetivos em mente, fica mais fácil planejar e desenvolver as campanhas, aumentando as suas chances de sucesso.

3. Pense em combinações de ofertas ou presentes 

Muitas pessoas podem comprar mais de um presente no Dia das Crianças. Isso costuma acontecer no caso de pais que têm mais de um filho ou mesmo em famílias mais numerosas.

Nesse contexto, essas pessoas podem precisar de presentes diferentes e você pode aproveitar a oportunidade para desenvolver combinações de ofertas e presentes. Várias possibilidades podem ser desenvolvidas, como a combinação de presentes para gêmeos ou pessoas de diferentes idades.

A estratégia é ainda mais relevante para as lojas virtuais, pois a pessoa pode ter a possibilidade de pagar por apenas um frete ou mesmo pelo fato de facilitar a compra.

4. Desenvolva um plano de ação

Defina um calendário, estabelecendo as datas de início e fim da campanha, além das principais ações que serão realizadas ao longo desse período. Isso permitirá organizar todas as etapas e garantir que cada ação aconteça no momento certo.

Não se esqueça também de divulgar o evento nas redes sociais, enviar convites por e-mail ou WhatsApp para que mais pessoas tenham conhecimento. 

5. Atenção às regras de publicidade para crianças

O tema infantil sempre precisa ser tratado com responsabilidade. As campanhas de marketing voltadas para o dia das crianças devem estar de acordo com a regulamentação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). 

A Associação traz uma cartilha com as regras que precisam ser seguidas em uma campanha de marketing para crianças, com o objetivo de protegê-las durante as vendas de produtos na internet. 

15 ideias divertidas para sua campanha de Dia das Crianças

As crianças se caracterizam pela leveza, por gostarem de brincadeiras e diversão. Por esse motivo, vale muito a pena criar atrativos divertidos e que chamem a atenção da criançada. Confira algumas ideias:

  1. Crie um espaço temático: transforme sua loja em um mundo mágico, com decoração colorida, personagens infantis e atividades interativas;
  2. Caça ao tesouro: organize uma caça ao tesouro pela loja, com pistas e um prêmio especial no final;
  3. Oficina de artes: convide artistas para oferecer oficinas de pintura, modelagem ou desenho para as crianças;
  4. Contação de histórias: contrate um contador de histórias para encantar os pequenos com suas narrativas;
  5. Mascote da loja: crie um mascote divertido e interativo para interagir com as crianças e promover a sua marca;
  6. Descontos surpresa: ofereça descontos surpresa para quem encontrar um determinado produto ou realizar uma compra acima de um valor;
  7. Kits personalizados: crie kits temáticos com produtos da sua loja, personalizando-os com o nome da criança;
  8. Sorteios e brindes: realize sorteios de brinquedos, livros ou outros produtos infantis nas redes sociais;
  9. Parcerias com influenciadores mirins: trabalhe com influenciadores digitais para promover seus produtos nas redes sociais;
  10. Landing page interativa: crie uma landing page especial para o Dia das Crianças, com jogos, quizzes e animações;
  11. Histórias interativas: crie histórias interativas online, onde as crianças podem escolher as próprias aventuras;
  12. Realidade aumentada: utilize a tecnologia de realidade aumentada para criar experiências divertidas para as crianças;
  13. Concurso de desenho: promova um concurso de desenho com tema livre ou relacionado à sua marca;
  14. Frete grátis com nome de criança: ofereça frete grátis para clientes com nomes comuns entre crianças (ou até nomes clássicos de personagens infantis);
  15. Campanha de fotos nostálgicas: peça aos clientes que enviem fotos de sua infância e ofereça cupons de desconto para quem participar.

Campanhas de sucesso para se inspirar 

Várias campanhas de sucesso foram desenvolvidas para o Dia das Crianças e é sempre muito bacana ter alguns exemplos. 

Uma das campanhas de sucesso foi a “tá bombando na C&A”. A ideia foi simples e trouxe algumas crianças dançando com as roupas da marca da loja. A cada três peças infantis compradas, o cliente poderia levar um brinquedo de brinde.

A Hinode trouxe brincadeiras de infância e a campanha foi intitulada “Sinta a beleza de cada criança”. A ideia da campanha foi mostrar a leveza pela qual as crianças encaram o cotidiano.

O Banco Itaú também se destacou nas ações para a data e, em 2016, o banco lançou um jingle para o Dia das Crianças. O objetivo da campanha era incentivar os pais a entrarem no universo da leitura e ampliar a visão imaginativa. A campanha contava com livros escritos por Conceição Evaristo, Luiz Fernando Veríssimo, entre outros renomados escritores. 

O Dia das Crianças é um momento para celebrar a infância, a pureza e a alegria. Ao criar campanhas que toquem o coração e despertem a imaginação das crianças, você não apenas impulsiona suas vendas, mas também fortalece o vínculo com seus clientes. 

Invista em ideias inovadoras, personalize suas ações e, acima de tudo, divirta-se! Ao fazer isso, você estará contribuindo para um mundo mais feliz e mágico para as crianças. 

Gostou das dicas para criar campanhas comerciais de Dia das Crianças? Personalize o seu negócio com a UOL e desenvolva campanhas efetivas para essa data tão importante. 

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