Checkout de Pagamento: saiba como essa página auxilia nas conversões

Checkout de Pagamento: saiba como essa página auxilia nas conversões

Conquistar um novo cliente é mais caro do que manter o que já existe, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Bain e Company em 2019

Ela mostra que as chances de uma pessoa se tornar cliente de uma empresa varia de 5% a 20%. Por outro lado, para quem já é cliente, a tendência de que ele compre novamente é de 60% a 70%

Agora imagine que essas pessoas (clientes fixos ou não) chegam até à página de compras da sua loja virtual e não concluem a ação, deixando o carrinho abandonado, como fica o investimento feito na captura dos clientes até a página de pagamento? 

Essa também é uma forma de se destacar da concorrência, pois uma loja virtual que não tem uma página de check-out otimizada, acaba perdendo muitos clientes e isso não é interessante para os empreendedores.  

Neste artigo, você vai saber como melhorar a experiência do cliente, levando-o até a conclusão da compra: o checkout de pagamento! 

O que é checkout na loja virtual? 

O checkout é a etapa final de toda a jornada de compra do cliente. Nele, o usuário insere os seus dados pessoais e financeiros, para então concluir a transação de compra de um produto ou serviço.

A palavra checkout vem do inglês e significa: finalizar um processo de compra ou hospedagem (termo usado também no ramo de hotelaria) na internet. 

É nesse momento que muitas vezes acontece o abandono de carrinho, por desconhecerem o processo de preenchimento dos dados financeiros ou por acharem o processo um pouco complicado. Com isso, as pessoas acabam não concluindo a compra.

O Instituto Baymard, uma empresa voltada para a pesquisa e experiência do usuário diante de sites e plataformas de checkout online, identificou que o fluxo ideal de elementos até o encerramento da compra é de 12 a 14 itens.

A mesma pesquisa indicou que a maioria das empresas virtuais possuem mais de 23 elementos a serem lidos e completados pelo usuário — o que dificulta o processo de conclusão da compra.  

Então fuja dos processos complicados e opte pela página de checkout mais simples possível, pois é isso que atrai os clientes.

Por que é importante ter uma página de checkout de pagamento eficiente? 

Ter uma página de checkout eficiente e segura não só facilita aos usuários a conclusão da compra, como também mostra que a empresa se preocupa em fornecer uma boa experiência de pagamento e aumento do número de compradores dos seus produtos.

Imagine uma pessoa que entra no supermercado, faz as suas compras e quando vai em direção ao caixa para pagar, não encontra nenhum disponível ou precisa conversar com inúmeras pessoas, passar várias informações de sua vida financeira para então concluir o pagamento.

Só de imaginar essa situação já deu vontade de desistir da compra, não é mesmo? O mesmo acontece em uma loja virtual, onde o checkout de pagamento é confuso e pouco seguro. 

Ao menor sinal de burocracia ou processos complicados na venda, os clientes poderão desistir da compra!  

Qual a diferença entre checkout transparente e checkout padrão?

Existem tipos diferentes de checkout que podem ser usados em uma loja virtual. O que muda entre eles, é a forma como o pagamento é direcionado. Vamos conhecer a diferença entre o checkout transparente e o padrão:

Transparente

É quando o pagamento da compra é feito dentro da sua loja virtual, ou seja, o cliente vai inserir os seus dados pessoais e financeiros ali mesmo, e receberá a confirmação do seu pedido em seguida. 

Esse tipo de checkout transparente diminui as chances de desistência de compra, pois nenhuma aba extra é aberta quando ele clica em “pagamento” e todas as informações são inseridas ali mesmo.

Padrão

Esse tipo de checkout ainda é o mais utilizado pela maioria das lojas virtuais e plataformas de vendas, já que ele direciona o usuário para outra página, a fim de que seja concluído o pagamento. 

Essa outra página diz respeito ao intermediador de pagamento, que pode ser o PagSeguro, Mercado Pago e etc, onde o cliente irá escolher a forma que deseja pagar as suas compras — boleto bancário, cartão de crédito ou débito, por exemplo. 

Checkout Lightbox

Trata-se de um meio termo entre o checkout padrão e transparente, uma espécie de página que abre como intermediador de pagamento, onde o cliente efetua a compra ali mesmo

Um ponto de atenção que deve ser considerado no checkout Lightbox é que essa página (chamada de pop-up) pode não funcionar bem em dispositivos móveis (celulares, smartphones ou tablets). 

As páginas de checkout devem ser feitas primeiramente no formato mobile, para depois passarem a rodar normalmente em desktops (computadores e notebooks).  

Os pop-ups podem estar associados também a anúncios indesejados, que podem pedir informações para que o cliente baixe algum programa no computador para abrir o conteúdo, o que pode afastar e fazer com que os usuários achem o processo inseguro e desistam da compra.

Com a Loja VirtUOL você já tem as seguintes formas de pagamento integradas: 

  • PagSeguro
  • Mercado Livre
  • Correios

Contando também com os seguintes recursos integrados:

  • Google Analytics, em que é possível acompanhar as visitas à sua loja virtual
  • Buscapé Company, aqui seus produtos irão aparecer de forma automática no Buscapé

Esse é um meio seguro de você ter uma loja virtual que já tenha um checkout otimizado e pronto para os seus clientes usarem! 

Vantagens em ter um checkout transparente na sua loja virtual 

Como vimos no tópico anterior, o checkout transparente é um tipo de pagamento mais seguro e intuitivo para o cliente utilizar. Uma vez que permite que ele faça isso na própria loja virtual, sem a necessidade de ir para outra página. 

Vejamos agora outras vantagens desse tipo de pagamento em sua loja virtual:

Melhora a experiência do consumidor

Não basta apenas vender produtos de qualidade em sua loja virtual, é necessário pensar na experiência que o cliente vai ter até o final da compra. Quando ela é positiva, a probabilidade de que o usuário compre novamente em sua empresa, será bem maior.

Diminui a burocracia

Ninguém gosta de ficar esperando a abertura de uma página de pagamento, ou mesmo ter que preencher um formulário enorme para comprar e pagar por um item. 

O checkout transparente ajuda a otimizar todo esse processo! Para isso, solicite apenas as informações necessárias e diminua as etapas de preenchimento.   

Profissionalismo e confiança da marca

Disponibilizar uma página de checkout simples e fácil de mexer na sua própria loja virtual, aumenta o profissionalismo e confiança entre a sua empresa e o cliente.

São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher comprar entre uma empresa e outra na internet. Afinal, o que chama a atenção dos clientes é a forma como são atendidos em sua loja virtual e na rapidez do processo. 

Rapidez e facilidade

Por falar em rapidez, com a vida corrida do dia a dia, os usuários prezam muito por lojas que proporcionem agilidade e facilidade no atendimento, o que é um ponto positivo que ajuda a fidelizar clientes.

Para auxiliar nisso, preze que ao clicar em um produto a página abre rapidamente, e se o cliente precisar conferir mais detalhes, a plataforma disponibilizará todas as informações necessárias para fazer o usuário se sentir bem atendido.

O que uma boa página de checkout precisa ter?

Agora que você já conhece as vantagens de ter uma página de checkout eficiente, é hora de conhecer os elementos que ela precisa ter e conquistar ainda mais clientes: 

  1. Tenha um checkout simples e objetivo (peça apenas dados importantes)

Não é preciso criar uma página extensa e cheia de informações a serem preenchidas pelo usuário. Pode-se colocar apenas os dados importantes, como: 

  • Nome completo
  • CPF 
  • Endereço
  • Telefone (WhatsApp, por exemplo) e e-mail.
  • Dados do cartão de crédito ou débito (caso seja essa a forma de pagamento).
  1. Login e redes sociais agilizam o processo

Quando o cliente consegue fazer o login em sua loja virtual a partir das suas redes sociais, você estará otimizando o tempo do usuário e facilitando o processo.   

  1. Tenha uma página segura e confiável 

A segurança dos dados é essencial, por isso é importante ter uma página que transmita confiança aos seus clientes. Ter selos de empresas de segurança expostos na página de checkout em sua loja virtual é um ponto que pode fazer toda a diferença. 

  1. Crie etapas e mostre o progresso

Ao invés de criar um formulário enorme para os clientes preencherem, você pode dividir o processo em etapas, um caminho por onde o usuário passa até a confirmação da compra.

1ª etapa: inserir as informações pessoais do cliente.

2ª etapa: confirmação do pedido.

3ª etapa: conferir os dados inseridos e o endereço de entrega.

4ª etapa: acompanhe o seu pedido e o prazo estimado para a entrega dos produtos. 

Dessa forma, o cliente consegue visualizar com clareza todas as etapas até que o produto chegue até ele. 

  1. Informe o valor do frete

O valor do frete deve ser uma informação explícita ao cliente, algo que ele veja ainda na página de checkout. Além disso, é preciso dar opções de entrega, como: 

  • Agendada
  • Expressa
  • Simples

Além de colocar o valor e a estimativa da entrega ao lado de cada opção. Sem essas informações, o cliente pode se sentir inseguro ou mesmo não conseguir visualizar o preço do frete e calculá-lo junto com a compra. 

  1. Ofereça opções de pagamento diferentes

É muito frustrante quando entramos em uma loja virtual, gostamos de vários produtos, mas na hora de fazer o pagamento, não encontramos uma forma compatível de pagar por eles. 

A maioria aceita o cartão de crédito e boleto bancário como meio de pagamento, mas outras plataformas disponibilizam apenas o cartão de crédito. O boleto bancário é uma forma prática de os clientes pagarem por suas compras, sendo uma opção para quem não usa o cartão de crédito e débito. 

Isto é, quanto mais opções de pagamento a sua loja oferecer, mais fácil o cliente conseguirá fazer as suas compras e fechar o pedido

Hoje em dia com o Pix, o empreendedor pode receber dos clientes e realizar pagamentos aos fornecedores de maneira instantânea, sem cobrança de taxas! 

Se você ainda não tem o Pix, é muito fácil criar o seu: 

  • Acesse o aplicativo do seu banco (seja digital ou físico)
  • Clique em Pix
  • Depois em cadastrar chaves. As chaves podem ser: o seu CPF, e-mail, CNPJ e número de telefone
  • Assim que cadastrá-la, você receberá uma confirmação na tela do celular e pronto, já pode começar a usar a sua chave!
  • Cada Pix recebido cai na hora em sua conta, basta conferir os valores. 

Para os clientes conseguirem fazer o pagamento via Pix, basta adicionar a chave na aba de pagamento da loja virtual e pronto! 

  1. Tenha uma tela de confirmação 

Assim que o pedido for concluído, a sua loja virtual deve apresentar uma página de confirmação. Dessa forma, mostra ao cliente que a compra deu certo, sendo mais uma maneira de cativar o cliente e mostrar transparência no processo de venda

O layout também é um item importante para chamar a atenção dos clientes, mas não é preciso exceder nas cores. Basta se atentar para aquelas que têm a ver com o seu negócio e pensar em títulos e descrições criativas que valorizem os seus produtos. 

Mas afinal, como o checkout pode converter mais clientes? 

A página de checkout é a etapa decisiva para o cliente comprar o produto. Por isso, ela deve ser mais do que responsiva, intuitiva e fácil de carregar. Isso aumenta ainda mais a taxa de conversão de clientes, de vendas e de faturamento da empresa

O checkout não deve ser uma informação ignorada pelos empreendedores, mas junto com outros detalhes da loja virtual (layout, postagem de produtos e etc), precisa ser um item de fácil acesso e rápido de mexer. 
Com a Loja VirtUOL, você tem acesso a uma página de checkout otimizada e pronta para vender! Crie a sua e faça parte do time de milhões de brasileiros que estão fazendo sucesso na internet!