A famosa história de ter a grande ideia

Era mais um dia de consultoria em que a grande busca de alguém era termos a grande ideia!

Para você entender isso, deixe-me explicar a situação. Era uma mulher que tinha ido à Itália. Ela era dentista e, ao passar um tempo por lá, descobriu que sua grande paixão era a moda. Ficou um tempo para poder fazer cursos e aprender muito sobre o assunto. Mas havia chegado a hora de voltar.

Ao chegar ao país, percebeu que as possibilidades de trabalho não eram nem parecidas com o que ela esperava, mas queria continuar no país. A solução? Vou criar algo diferente, quero trazer uma novidade para o mercado… E agora?

Aqui muitas pessoas entram na grande dificuldade, a ponte entre as ideias e a realidade é um dos caminhos mais intrigantes que conheço.

Este é um podcast que fala mais a fundo sobre essa diferença – A Diferença entre Pensar e Agir Empreendedor

Quando fui me reunir para ajudá-la, ela veio juntamente com algumas outras pessoas para auxiliarem em possíveis ideias e também trazerem opiniões que pudessem colaborar com o trabalho. A primeira coisa que uma delas me falou foi: Estou louco para ir às ideias!

UM TAPA NO SENSO COMUM

Nessa hora eu joguei uma ducha de água fria, e aqui você entende o foco deste recado. Eu falei: Não, na verdade, o que procuramos é um ótimo problema, as ideias serão um processo posterior que só terá sentido se encontrarmos esse objetivo.

Grande parte das pessoas que buscam empreender está alucinada para encontrar uma ideia, só que ótimos negócios surgem como respostas a bons problemas, coisas realmente relevantes.

SUA IDEIA SENSACIONAL NUNCA VENCERÁ UMA BRIGA QUE EFETIVAMENTE RESOLVE UM PROBLEMA

Este é o fato!

Portanto, esqueça essa caça ao tesouro da melhor ideia e busque encontrar um problema grande, doloroso, chato, que tenha muitas pessoas, boa possibilidade de mercado para resolver. Esses dias, em um papo com o João Kepler, ele falava: A primeira coisa que busco saber quando alguém vem pedir investimento é “Qual é o problema?”.

Antes mesmo da ideia.

PERCEBA A LÓGICA

Isso é obvio, o empreendedorismo normal e o Empreendedorismo de Alto Impacto (Startups)  surgem para resolvermos problemas. Então, pare de ficar na loucura de encontrar ideias e tente encontrar bons problemas.

Na consultoria, o que aconteceu foi exatamente isso. Ficamos quase 70% do tempo debatendo e buscando os melhores problemas, depois o processo das ideias foi muito mais tranquilo e consistente.

Fica a dica e vá à caça.

Este vídeo pode ajudá-lo na hora de desenvolver o seu negócio:


Related posts
EmpreendedorismoEmpreender na internetIdeias de negócio

Conheça alguns e-commerces brasileiros para se inspirar

6 Mins read
O e-commerce brasileiro vem se mostrando um território cada vez mais completo. É nesse comércio eletrônico que estão presentes as maiores redes…
Soluções

Por que você deve adotar a extensão .store para sua loja virtual?

5 Mins read
Você trabalha com e-commerce e deseja que os seus clientes identifiquem isso com maior facilidade? Então o UOL Meu Negócio vai falar…
Empreendedorismo

Como trabalhar o relacionamento com fornecedores?

5 Mins read
Os fornecedores têm papel fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Eles são os parceiros que você pode contar para manter…