EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read

Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir um produto cosmético, não é verdade?

Mas, como esses produtos acabam a curto prazo, o consumidor precisa constantemente repor o seu estoque. Percebeu como esse mercado rende um ciclo de venda efetiva? É graças a esse ciclo que muitos negócios conseguem prosperar rapidamente!

Portanto, se você anda pensando em empreender neste ramo, as chances de encontrar uma clientela fiel ao seu negócio são enormes! Que tal começar a dar os primeiros passos com a abertura de uma loja virtual de cosméticos?

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas do mercado da beleza fecharam o 1º trimestre de 2022 com crescimento de 6,5%.

Esses números positivos refletem o crescimento constante do setor que, a cada ano, abre espaço para novas marcas. Sim, a concorrência no mundo virtual é grande, mas com criatividade e foco no bom atendimento é possível se destacar nesse mercado que o brasileiro está sempre consumindo.

Neste conteúdo, o UOL Meu Negócio vai apresentar as melhores práticas para você que deseja entrar nesse universo!

Vamos juntos?

O que é preciso para abrir uma loja virtual de cosméticos?

Para abrir uma loja virtual de cosméticos é importante definir alguns pontos que vão desde o seu público-alvo, passando pelos produtos que serão comercializados, até a definição dos diferenciais do seu negócio.

Mas, antes de partir para a ação, é importante saber que para atuar em um segmento regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todo profissional precisa ter registros e autorização para revender produtos importados, por exemplo.

Além disso, é preciso ter atenção aos processos de revenda de produtos de outras marcas, sendo necessário os registros e autorizações das mesmas, além de pagar taxa de importação. 

É com essas documentações que você conseguirá emitir as notas fiscais dos produtos. Caso contrário, a plataforma de hospedagem pode tirar a sua loja do ar!

Outro detalhe importante tem relação com a formalização nos órgãos competentes para garantir o funcionamento da sua loja. É possível abrir uma Sociedade Limitada (se você tiver sócios) ou empreender como EI (Empresário individual). 

Você também pode ser um MEI (Microempreendedor Individual), se o rendimento bruto anual não ultrapassar R$ 81 mil reais.

Para ter seu CNPJ, você terá que realizar o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e depois efetuar a sua inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).

Por fim, basta obter o alvará de funcionamento na prefeitura e a licença para emissão de notas fiscais na Secretaria da Fazenda Municipal.

Faça um bom planejamento e elabore um plano de negócios

O mercado de cosméticos já é um nicho estabelecido, sendo uma opção muito lucrativa para empreendedores. Mas, para ingressar e se manter por muito tempo nesse nicho, é recomendado traçar um bom plano de negócios.

É a partir dele que você desenvolve as estratégias necessárias para a sua loja virtual de cosméticos entrar em operação. Por isso, coloque no papel o que você acredita que possa dar uma guinada na sua loja ou até mesmo prejudicar a sua marca.

No documento também podem estar os produtos que estarão na sua prateleira. Neste caso, não faltam opções, pois no mercado da beleza é possível vender perfumes, maquiagem, cremes, protetores solares e muito mais.

Os números também não podem ficar de fora, afinal, é importante precificar o investimento necessário e estabelecer:

  • O capital de giro para manter o negócio
  • E a quantidade ideal para cada produto no estoque

Além disso, vale definir os meios de pagamentos disponíveis e se as entregas serão feitas pelos Correios ou por transportadoras.

Entenda seu nicho

O mercado de cosméticos é muito diverso! Existem produtos para os mais variados gostos, sejam eles mais baratos, de luxo, que não levam produtos químicos na composição, veganos, entre outros.

É importante estabelecer qual público agradar. O recomendado é optar por apenas um nicho e focar os esforços sobre ele. 

Para entender qual segmento é mais promissor para a sua loja virtual de cosméticos, faça uma pesquisa que identifique as necessidades do mercado!

Saiba o custo para abrir uma loja de cosméticos

É claro que o custo para abrir uma loja de cosméticos é relativo, afinal de contas, cada negócio é um negócio. 

Mas, pensando em facilitar a sua visão empreendedora, o UOL Meu Negócio traz algumas questões que devem ser analisadas no seu “investimento inicial”.

Atualmente, o empreendedor que deseja abrir uma loja virtual de cosméticos precisa somar os custos relacionados à abertura do CNPJ — exceto na modalidade MEI. Também é necessário investir em uma plataforma de loja virtual, bem como em ações de marketing e anúncios.  

Além disso, é preciso considerar os recursos que serão usados para a contratação de fornecedores — vale lembrar que também é possível iniciar sem um estoque prévio, através da modalidade dropshipping.

Qual o melhor produto para abrir uma loja virtual de cosméticos? 

Quem deseja faturar nesse segmento, sempre tem uma pergunta na ponta da língua: afinal, o que mais vende em loja de cosméticos? Você não precisa mais procurar por aí, porque nós temos essa resposta!

De acordo com a sétima edição do Beauty Plan 2022, o maior estudo anual do setor da beleza no Brasil, as mulheres entrevistadas revelaram a preferência no consumo de:

  • Shampoo | Condicionador (81%)
  • Produtos para os fios (61%)
  • Sabonete (59%)
  • Filtro solar facial (52%)
  • Cosméticos para limpeza facial (56%)
  • Perfume (51%)

Já os homens, que também não abrem mão de alguns cuidados, revelaram o maior consumo dos seguintes produtos:

  • Shampoo | Condicionador (81%)
  • Perfume (63%)
  • Produtos para o corpo (59%)

Como encontrar bons fornecedores de cosméticos?

Para não deixar o cliente “na mão”, é fundamental ter os produtos sempre “em mãos”, não é verdade? Brincadeiras à parte, a etapa de escolha do fornecedor é um assunto muito sério. 

Afinal, ao menor sinal de atraso ou falta de mercadoria, o cliente vai direto na concorrência para comprar o que precisa.

Por isso, vale a pena pedir indicação para outros colegas empreendedores, analisar a avaliação da empresa no Google e Facebook, ou até mesmo consultar o nome do fornecedor no site Reclame Aqui, onde é fácil saber a qualidade dos serviços prestados.

Saiba o que não pode faltar em sua loja

Pensa que acabou? Preparamos boas dicas que podem fazer a diferença nas vendas da sua loja virtual de cosméticos! Dá só uma olhada:

Personalidade

Não adianta, para se destacar nesse mercado cercado de boas marcas é preciso mostrar um diferencial. Mostre ao seu público o que você tem a dizer, e produza conteúdos relevantes que resolvam as necessidades dos seus clientes.

Imagens de qualidade

Você sabia que a imagem também vende? A fotografia tem papel importante na escolha do consumidor, ainda mais no mercado da estética. 

Por isso, tente produzir as fotos dos produtos com uma boa luz e ótimos enquadramentos.

Boa descrição dos produtos

Não adianta apostar em belas imagens e esquecer de informar as características básicas do seu produto

Também inclua o máximo de detalhes possíveis, como cores, modelo, marca, fabricante e país de origem. E claro, não esqueça das datas de fabricação e validade das mercadorias.

Selecione um mix de produtos atrativo

Seja qual for o seu nicho de atuação, é importante manter uma boa variedade de mercadorias. 

Ofereça uma gama de produtos que agradem aos mais diferentes perfis, pois assim, você atende um número maior de pessoas e aumenta as suas vendas.

Boa estratégia de divulgação

Quem não é visto não é lembrado“! Essa frase faz todo o sentido para as estratégias de divulgação da sua loja. Para que o cliente saiba o que você tem a oferecer, utilize as redes sociais para dar dicas e explicar as funcionalidades dos produtos. 

Se você não quiser aparecer, pode contar com os serviços dos influenciadores digitais!

Crie sua loja virtual de cosméticos com UOL Meu Negócio!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer muitas das suas dúvidas. E agora, você já está mais preparado(a) para montar a sua loja virtual de cosméticos?

Se a resposta for sim, saiba que temos uma última dica para você. Que tal montar a sua loja com rapidez, em uma plataforma de e-commerce completa e fácil de usar? A Loja VirtUOL está pronta para as suas estratégias de vendas!

Acesse o site, escolha o seu plano e comece a vender hoje mesmo!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Presença digital

Fred Bruno no RD Summit: como o famoso apresentador nos mostrou a importância de uma presença online forte

3 Mins read
O RD Summit 2023, em sua primeira edição em São Paulo, foi uma poderosa convergência de mentes brilhantes, reunindo mais de 20…