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Quando será a Black Friday 2022 e como aproveitar para vender mais

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Você já sabe o que esperar da Black Friday 2022? Esse período de vendas que movimenta o comércio tem sido perfeito para diferentes empreendedores alcançarem sucesso com seus negócios.

Essa data tão importante para quem vende online, pode garantir a movimentação de produtos parados no estoque ou ainda auxiliar no crescimento e expansão das empresas, atraindo novos clientes. 

Portanto, é necessário conhecer o cenário que nos aguarda em 2022 e os novos hábitos que a pandemia do Covid-19 trouxe para os clientes, como o distanciamento social e o aumento das compras online.

Segundo uma pesquisa realizada, cerca de 62% dos consumidores reduziram o consumo de produtos de vestuário em 2020, por exemplo, mas para 32% essa procura será maior em 2022.

Outro dado a ser destacado é que 37% dos entrevistados aumentaram o consumo de bebidas e comidas através de delivery. Além disso, outros 24% pretendem continuar comprando dessa maneira neste ano.

Assim, é chegado o momento de organizar e preparar seu negócio para oferecer bons produtos, promoções atraentes e garantir que a Black Friday 2022 seja parceira do seu sucesso. 

Quer saber o que significa Black Friday e como esse período pode ser aliado em suas vendas? Continue acompanhando e descubra como aproveitar essa data da melhor maneira possível! 

O que é e qual a origem de Black Friday? 

Black Friday é uma data realizada anualmente. Ela tem como objetivo atrair os consumidores para comprarem produtos e serviços com descontos imperdíveis

Esse dia é realizado anualmente nos EUA, sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ações de Graças, importante para cultura norte-americana, sendo próxima do natal, levando os consumidores a aproveitavam o período para fazerem compras de produtos e serviços com preços mais acessíveis

Já no Brasil, a Black Friday chegou em 2010, num primeiro momento só o comércio virtual se beneficiou desse período. Mas na sequência os supermercados investiram nas promoções para atrair clientes, atingindo outros empreendedores.

Com isso, diferentes clientes começaram a utilizar a data para garantirem produtos e serviços com preços mais interessantes. O que criou grande expectativa para a chegada da Black Friday anualmente. 

Essa data é hoje muito importante para que diferentes empreendedores movimentam seus negócios, possam fidelizar clientes e principalmente atrair novos consumidores. 

Então, qual é a data certa da Black Friday 2022? Conheça a seguir e se prepare com antecedência! 

Quando é a Black Friday 2022?

Para começar a organizar seu estoque e as estratégias de divulgação do seu negócio, é necessário saber ao certo quando será a Black Friday neste ano.

Por isso, anote na agenda: a Black Friday em 2022 será realizada dia 25 de novembro, sexta-feira, quase um mês antes do natal, sendo uma ótima oportunidade para movimentar seu negócio.

Qual é a expectativa do mercado para a Black Friday 2022?

Se o ano de 2020 foi marcado pela pandemia do Covid-19, o que acarretou numa queda significativa da procura por produtos e serviços nos primeiros meses, a Black Friday 2022 pode ser interessante para suas vendas.

Isso se dá por diferentes fatores, mas o principal deles é a intimidade e confiança que os consumidores têm encontrado em realizarem suas compras sem sair de casa, de modo totalmente online. 

Segundo a pesquisa apresentada no início do texto, 57% dos consumidores tiveram suas rendas afetadas em 2020 diante do cenário pandêmico e 51% deles acreditam que essa situação vai melhorar no segundo semestre de 2022.

Ou seja, para quem quer aproveitar a Black Friday 2022 para vender produtos e serviços pode ser uma ótima oportunidade. Isso porque, mesmo com a crise, viu-se um um crescimento significativo das compras online e isso pode ser ainda melhor no ano atual.

Portanto, se as lojas físicas continuam lidando com problemas de procura por seus clientes, as empresas na internet alcançam cada vez mais público e expandem seus negócios com facilidade. 

Se você, empreendedor, está pensando em aproveitar essa data para vender mais, é importante utilizar novos canais de venda e entregar uma compra facilitada e segura. Uma vez que 80% dos consumidores compraram via whatsapp e redes sociais. 

Afinal, criar estratégias interessantes que possam facilitar a jornada de compra de seus clientes tem tudo para colaborar com o sucesso da sua empresa. 

O que aprendemos com a Black Friday 2021

É importante observar o que foi benéfico para as vendas online na Black Friday do ano passado que possam inspirar você a criar novas estratégias para atrair a clientela. 

Conheça 4 pontos importantes para alcançar o sucesso de vendas na Black Friday 2022:

  1. Foco no cliente: vale ressaltar que clientes bem atendidos, que encontram facilidade durante a jornada de compra tem tudo para retornar ao seu negócio. Além de serem aliados na divulgação de sua empresa
  1. Entregas rápidas: o que cada vez mais tem se procurado nas lojas virtuais é a agilidade no recebimento dos produtos e prestação nos serviços, assim, aproveite para garantir ao consumidor que suas compras chegarão dentro do prazo estabelecido ou até mesmo antes, gerando surpresa e em consequência a fidelização
  1. Atendimento humanizado: o whatsapp e as redes sociais foram os queridinhos na Black Friday de 2020, portanto, aproveite para criar uma comunicação exclusiva e diferenciada, fazendo seu cliente se sentir especial através de seus canais
  1. Uso das redes sociais: mesmo que seu site profissional ou loja virtual sejam necessários para trazer credibilidade e segurança no momento da compra, são as redes sociais que podem atrair esses clientes, por isso invista na sua comunicação através de bons conteúdos, abusando da criatividade

Black Friday no mundo digital

Foi na Black Friday em 2020 que os empreendedores tiveram o desafio de criar suas estratégias com foco total no mundo virtual, diante das restrições da pandemia do Covid-19.

Esse hábito das compras pela internet caiu no gosto dos brasileiros, o que representou um aumento de 40% em comparação ao ano anterior dessa prática.

O que se espera da Black Friday 2022 é que os clientes, que já criaram uma relação mais pessoal com o ato de comprar pela web, aproveitem desse período nesse ano com mais força. 

Por isso é importante que os empreendedores criem cada vez mais oportunidades para que seus consumidores sintam-se acolhidos por suas campanhas, preços e plataformas de venda. 

Seja através da loja virtual ou do whatsapp, o mundo digital para a Black Friday em 2022 será importante aliado na fidelização dos clientes e na movimentação das vendas. 

Agora, muito mais exigentes com as plataformas na internet do que no ano anterior, o comércio digital precisa estar preparado para entregar a melhor experiência, com foco total na jornada do consumidor. 

Afinal, com tantas opções de lojas e negócios disponíveis, abertos 24 horas por dia, sete dias por semana, garantir o diferencial competitivo da sua marca tem tudo para trazer sucesso ao seu negócio.

Por que investir na Black Friday 2022?

Que as datas comemorativas são ótimas oportunidades para o crescimento do seu negócio, você já sabe, mas investir na Black Friday 2022 pode ser ainda melhor.

O primeiro motivo é que, como a data é próxima das festas de final de ano, muitos consumidores procuram aproveitar as promoções e descontos deste período para comprarem seus presentes. 

Além disso, esses preços diferenciados que são aplicados apenas na Black Friday geram muitas expectativas nos clientes. Logo, eles acabam se planejando com antecedência para comprar.

Vale destacar ainda que com tamanha procura do comércio online por produtos e serviços nessa data, atrair novos clientes e fidelizá-los pode ser mais fácil.

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Como aproveitar a Black Friday 2022?

Agora que você está prestes a iniciar seu planejamento e organização, pensando em facilitar seu caminho para aproveitar a Black Friday 2022 da melhor maneira possível, preparamos 12 dicas que vão ser aliadas no seu sucesso. 

Ainda que essa data tão importante para o comércio ocorra apenas em 25 de novembro, é necessário que você tenha suas estratégias bem alinhadas com antecedência.

Tudo isso para garantir que você obtenha sucesso e que seus clientes tenham a melhor experiência desde a chegada ao seu negócio, até o recebimento de seus produtos. 

Papel e caneta na mão, é hora de conquistar a clientela e fazer do seu negócio na internet um referencial de vendas na Black Friday 2022!

  1. Conheça o seu público

A primeira e infalível dica é conhecer muito bem quem é público que seu negócio deseja atingir. Ainda que a Black Friday seja uma ótima oportunidade para vendas, é importante criar estratégias de atração.

E isso começa desde o seu planejamento inicial para a data, já que identificar as necessidades de seu público pode facilitar no sucesso de suas vendas e fazer com que seus produtos sejam adquiridos.

Portanto, aproveite todas as oportunidades possíveis para conhecer:

  • Quais são os gostos de seus clientes
  • O que eles mais procuram
  • Quais são as opções de pagamento mais utilizadas por eles, etc. 

Afinal, é identificando bem seu cliente que você vai oferecer produtos e serviços compatíveis com as necessidades deles, além de entregar uma jornada de compra perfeita. 

  1. Invista e atualize os seus canais de venda

Outra dica é o investimento e a atualização dos canais de venda do seu negócio na internet. Com a facilidade da compra pela web, quanto mais agilizado e seguro for o acesso a sua empresa, maior as chances da conversão de vendas.

Logo, aproveitar para reconhecer quais são os canais de venda mais utilizados por seus consumidores no período anterior à Black Friday, vai tornar a garantia da entrega de bons serviços e atendimento mais certeira.

Por isso, elencamos a seguir alguns canais de venda importantes e necessários que vão ser parceiros no alcance do sucesso da sua marca no mundo virtual. 

Loja Virtual

As lojas virtuais são ótimas oportunidades para quem quer atrair clientes e movimentar as vendas com mais segurança, transmitindo credibilidade aos consumidores.

O ponto alto em criar uma loja virtual para seu negócio é que, diferente das lojas físicas, elas nunca fecham. Ou seja, ficam abertas 24h por dia, sete dias por semana e, o melhor, não fecham nos feriados.

Além do mais, a presença na internet através da loja virtual traz confiança aos consumidores para realizarem suas compras com tranquilidade.

Você pode ainda através da sua loja virtual trazer uma identidade visual compatível com a Black Friday 2022, o que vai encher os olhos dos consumidores. Além disso, é possível criar páginas específicas dos produtos para essa data.

Redes sociais

As redes sociais são ótimas opções para quem quer criar campanhas criativas e diferenciadas da concorrência. Além disso, a integração com sua loja virtual pode ser uma ótima pedida através delas. 

Com a velocidade que as redes sociais alcançam diariamente diferentes pessoas, aproveitar as ferramentas disponíveis nelas pode ser aliado nas estratégias de divulgação do seu negócio.

Para a Black Friday 2022, aproveite para semanas antes criar expectativa aos seus clientes. Desse modo, eles vão se preparando para a data do dia 25 de novembro com maior planejamento. 

Assim, invista em suas redes de fotos e vídeos, além de produzir conteúdos com enquetes e pesquisas, além de abrir canais para tirar dúvidas sobre essa data. 

Whatsapp

Muito mais que um simples aplicativo de conversas, o whatsapp para a Black Friday 2022 pode facilitar na realização de suas vendas. Isso porque, o aplicativo recentemente liberou o WhatsApp Pay.

Essa utilidade dentro do whatsapp é perfeita para pagar e receber dinheiro de forma rápida  e tem sido utilizada por diferentes empreendedores no momento da venda de seus produtos.

Além disso, você pode disponibilizar aos seus clientes um número de whatsapp como um canal de comunicação rápida e fácil, utilizando os grupos para apresentar produtos e serviços disponíveis para a data.

Campanhas de E-mail Marketing

Agora, se você quer criar mensagens exclusivas nessa Black Friday 2022, que se conectam com as necessidades de seus consumidores e façam eles se envolverem ainda mais com seus produtos e serviços, uma ótima oportunidade é o e-mail marketing.

Aproveite para enviar conteúdos interessantes, como:

  • Catálogos de seus produtos e serviços disponíveis nesta data
  • Novidades e lançamentos
  • Promoções exclusivas dessa data
  • Além de atrair aqueles clientes que abandonaram o carrinho de compras pelo caminho

Por falar em e-mails, um e-mail personalizado para seu negócio pode facilitar no sucesso de vendas e garantir a fidelização de seus clientes com maior rapidez.

  1. Prepare seu estoque

Para garantir que seu negócio possa entregar aquilo que os clientes procuram nessa Black Friday 2022, é importante ter seu estoque bem organizado e preparado para as demandas.

Isso pode ser feito através de uma organização detalhada de quais produtos estão disponíveis. Ainda, levando em consideração aqueles que estão parados ou tiveram pouca procura em outras datas comemorativas.

Assim, com o estoque bem estruturado, aliado de bons fornecedores, a experiência de seus clientes será a melhor, evitando frustrações e problemas futuros com os consumidores. 

>> Pensando em facilitar nesse planejamento, o UOL Meu Negócio preparou uma planilha de Controle de Estoque. Tenha a sua agora mesmo de forma gratuita! 

  1. Invista bastante na sua loja virtual

Como já comentado anteriormente, ter uma loja virtual atrativa, fácil de acessar e compatível com diferentes dispositivos móveis, vai tornar a Black Friday 2022 uma ótima oportunidade para você se destacar da concorrência. 

Por isso, foque suas energias em ter uma loja virtual acolhedora, que apresente todas as informações necessárias para que seu cliente tome a melhor decisão de compra e se sinta especial.

Assim, sua loja virtual presente numa plataforma confiável pode atrair mais clientes, movimentar suas vendas e garantir a fidelização da clientela.

Personalize sua loja

É importante destacar que a Black Friday é uma data que muitos negócios investem pesado na divulgação. Além de utilizar cores chamativas e que transmitam aos consumidores as promoções. 

É nesse momento que você precisa estar atento a criar divulgação a partir da personalização de sua loja virtual. Assim como nas lojas físicas — que utilizam de cheiros, faixas, músicas e outros elementos —, você precisa criar uma atmosfera que transmita interesse aos clientes no mundo virtual. 

Aproveite então para ser criativo e busque referências de outros negócios para investir pesado na comunicação visual da sua loja virtual para a Black Friday 2022. 

Verifique seu checkout

Agora, pouco adianta investir em uma loja atrativa, de fácil acesso e que se adapte com a proposta da Black Friday se seu cliente encontra dificuldades no momento de pagar por seus produtos e finalizar a compra.

Logo, é importante destacar que a etapa de checkout, que é o momento em que seu cliente já tomou a decisão, encontrou tudo o que precisava, precisa ser facilitada, rápida e segura. 

Por isso, colha somente informações necessárias para enviar seus produtos, como:

  • Endereço
  • Nome de quem vai receber
  • Contatos, caso ocorra algum problema no envio.

Na sequência, procure apresentar diferentes opções de frete e formas de pagamento variadas, que garantam tranquilidade e rapidez no processo final. Quanto menos burocracia melhor.

  1. Faça campanhas de carrinho abandonado

Caso essa etapa de finalização da compra durante a Black Friday 2022 seja demorada ou ainda peça muitas informações sobre seu cliente, ele vai abandonar o carrinho.

Essa prática, mesmo que corriqueira nos negócios na internet, é necessário evitar que aconteça. Por isso, caso ocorram é preciso criar campanhas para que os clientes voltem a comprar com você. 

Uma das opções, que já comentamos, é utilizar o e-mail marketing para criar promoções e oportunidades diferenciadas aos seus clientes, com base nos produtos que eles adicionaram em seus carrinhos. 

Isso vai instigar o interesse dos consumidores e fazer com que eles de fato confirmem seus pagamentos. 

  1. Ofereça opções de formas de pagamento variadas

Com as diferentes opções de pagamento disponíveis atualmente, que visam agilidade e segurança, aproveitar cada uma delas pode garantir o sucesso da sua presença na Black Friday 2022.

Os tradicionais boletos e cartões de crédito e débito abriram espaço para o surgimento do Pix e WhatsApp Pay, por exemplo, que ficam disponíveis para realizar pagamentos em qualquer momento do dia, seja durante a semana, final de semana ou feriado. 

Por isso, dê aos seus clientes essa possibilidade de escolha com as formas que eles mais se identificam, garantindo assim que essa experiência do consumidor seja a melhor possível. 

  1. Fique atento ao frete e ao prazo de entrega

Muitos consumidores decidem comprar através da internet durante a Black Friday pelo simples motivo da facilidade e agilidade que essa ferramenta proporciona. 

Por isso, pouco adianta seguir todas as dicas anteriores, se durante o envio de produtos você decide por empresas e métodos de envio que acabam atrasando e não seguindo os prazos estabelecidos.

Essa parte é fundamental para que o seu cliente feche sua jornada de compra com sucesso e crie uma relação de confiança ainda maior para se tornar fiel a sua empresa. Lembre-se: prometa aquilo que você puder cumprir. 

  1. Garanta que sua logística esteja preparada

Estar atento a todas as etapas da logística do seu negócio. Dominar os programas que você utiliza para controlar o estoque, ter bons fornecedores, uma internet de qualidade e saber lidar com os processos de compra, será fundamental. 

Assim, para que a Black Friday 2022 traga bons frutos para sua empresa, é importante que você esteja preparado para resolver problemas e principalmente entregue o melhor para seu público com cuidado, atenção e preparo. 

Afinal, uma loja virtual com uma logística preparada para entregar o melhor durante este período tem tudo para se destacar no mercado. 

  1. Tenha planejamento e organização

Outra dica tão importante quanto as outras é sobre planejamento e organização. Você já viu que as expectativas para Black Friday 2022 estão altas, por isso é necessário ter tudo muito bem estruturado no seu negócio.

Isso começa com o planejamento com antecedência, de modo que você consiga estabelecer seus objetivos com tranquilidade e realizá-los corretamente, garantindo suas vendas. 

Lembre-se de ter um calendário detalhado, onde você possa construir diariamente estratégias para aproveitar a Black Friday a favor do seu sucesso. Afinal, organização e planejamento precisam andar ao seu lado todos os dias. 

  1. Apresente ofertas reais

A Black Friday é conhecida por ser um dia com muitas promoções e preços atrativos, por isso você precisa estar consciente de que, para queimar seu estoque e ter lucros, é necessário precificar de maneira certa seus produtos. 

E engana-se quem pensa que é só colocar um valor qualquer nos ítens disponíveis em estoque ou serviços, é preciso analisar com cuidado para evitar prejuízos. 

>> Desse modo, o UOL Meu Negócio está disponibilizando gratuitamente uma Planilha para formação de preços de produtos. Ela vai garantir a você uma análise mais cuidadosa para que as ofertas em sua loja sejam reais e atrativas!

  1. Estabeleça objetivos

Para que se tenha o sucesso esperado na Black Friday 2022, é necessário saber quais caminhos você quer percorrer a partir desta data. Desse modo, evita frustrações e facilita na sua organização. 

Seja vender os produtos parados em estoque, atrair novos clientes ou a lucratividade, é necessário que em todas as datas comemorativas ou períodos do ano que movimentam o comércio, você tenha com clareza o que você pode conquistar.

Aproveite então para ser realista, ter uma visão macro do seu negócio e assim estabeleça os objetivos que possam ser alcançados com seu trabalho. 

  1. Não esqueça do pós-venda

E se você acha que a jornada de seu cliente termina quando ele recebe seus produtos em casa, é preciso estar atento sobre o pós-venda nessa Black Friday.

Os motivos para que essa etapa seja tão importante quanto as outras é a possibilidade de fisgar seus clientes para que eles tenham o seu negócio como referencial, caso volte a comprar pela web. 

Logo, criar pesquisas de qualidade, estar pronto para responder sobre dúvidas dos produtos ou ainda resolver questões como devoluções e reclamações, pode tornar a experiência do consumidor ainda melhor. 

Afinal, cliente satisfeito é fundamental para que sua empresa alcance o sucesso desejado, foque no pós-venda para demonstrar aos consumidores que você se preocupa em entregar a melhor jornada de compra. 

Aproveite o melhor da Black Friday 2022

Estamos quase perto de uma das datas que mais movimenta o comércio e cada vez mais os consumidores estão se preparando para aproveitar as promoções e ofertas da Black Friday.

Ainda que o momento seja de crise econômica, causada pela pandemia do Covid-19, os números só mostram como comprar pela internet está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Por isso, você que é empreendedor e busca se destacar no mercado, precisa se preparar e organizar seu negócio para que a Black Friday 2022 seja aliada na expansão, crescimento e sucesso da sua empresa. 

Para que isso seja possível, lembre-se que o cliente precisa ser o centro da sua empresa, garantindo a melhor experiência durante a compra, através de um atendimento diferenciado e uma loja virtual atrativa.

E de loja virtual o UOL Meu Negócio entende! Com facilidade e segurança, você pode criar sua loja em poucos passos, escolhendo um layout atrativo, oferecendo páginas completas, opções de pagamento e envio que vão fidelizar seus clientes. 
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Conte com o UOL para alcançar o sucesso das suas vendas na Black Friday 2022.

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