Otimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Como aproveitar melhor o tráfego que chega ao seu e-commerce

2 Mins read

Você acredita que a forma mais eficiente de aumentar vendas é trazendo mais clientes para sua loja virtual (afinal mais usuários é igual a mais consumidores)? Bem, o resultado nem sempre é tão lógico assim.

Quando você foca seus esforços somente em aumentar o tráfego, é possível se deparar com uma porcentagem amarga de compras que não chegaram a ser finalizadas com sucesso. Isso significa que algumas etapas em seu processo de conversão precisam ser melhoradas.

Como resolver esse problema? Vamos lá:

Reveja seus anúncios

Se os consumidores que estão chegando por meio de buscas não estão finalizando a compra, pode ser que as palavras-chave em que você está investindo para aparecer nos buscadores não estejam trazendo as pessoas certas para sua página. Neste caso, você precisa avaliar melhor essa lista de termos.

Preste atenção ao funil

Acompanhar qual o percurso que os seus e-consumidores fazem em sua loja virtual é importante para conseguir identificar o que precisa ser alterado. Algumas etapas extras ou desnecessárias até a finalização da compra podem afastar o cliente.

O Google Analytics pode ser uma opção para você acompanhar esse caminho feito pelos usuários e identificar em qual página eles mais desistem das compras.

Para clientes que chegam à sua loja através de campanhas de link patrocinado ou e-mail marketing é importante ter landing pages que o levem diretamente até o produto ou promoção anunciados.

Aposte em vídeos

Textos podem ser desinteressantes para o consumidor, além de não permitir que ele veja o produto em detalhes ou até mesmo em ação. Apostar em vídeos é uma forma de contornar esse problema e incentivar a compra.

Invista em tutorias que reforcem os atributos da mercadoria e que sejam úteis para quem está indeciso.

Faça experiências

Cada mercado possui suas peculiaridades, por isso muitas vezes simples mudanças em cores de botão, tamanho ou formato podem contribuir para você atingir seu objetivo de aumentar vendas.

Use testes A/B para descobrir quais opções geram mais conversões.

Se pequenas mudanças não forem suficientes…

Pequenas alterações podem ser suficientes para trazer melhores resultados, porém pode chegar o momento em que o seu e-commerce precise de uma repaginada total.

Um novo design, com melhor usabilidade e novas categorias podem dar um novo fôlego às suas vendas.

Quando você notar que as taxas de conversões aumentaram, é hora de investir em trazer novos consumidores para sua página, aumentando ainda mais o tráfego. A vantagem é que o seu processo de compra já estará aprimorado, o que significa que a chance desses novos visitantes finalizarem a compra será maior.


Related posts
Soluções

O e-mail profissional como ferramenta de networking eficaz

4 Mins read
Imagine um mundo onde cada e-mail que você envia é uma oportunidade para construir conexões significativas e impulsionar sua carreira. Esse é…
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…