Se você é um micro ou pequeno empreendedor que optou pela Loja VirtUOL, já notou a importância de ter tudo organizado, não é mesmo?
Afinal, uma categorização bem feita no e-commerce proporciona uma navegação otimizada ao consumidor. Com os produtos cadastrados da forma correta, a busca fica mais eficiente, o consumidor encontra tudo facilmente e as chances de compra aumentam!
Deseja agregar essa vantagem às suas vendas?
Se a resposta for sim, o UOL Meu Negócio vai te mostrar o melhor caminho. Temos um passo a passo prático para quem precisa organizar a prateleira virtual e busca:
- Ranquear os produtos organicamente
- Aplicar filtros e separar diferentes departamentos
- Maximizar o trabalho de SEO da loja virtual.
Acompanhe o conteúdo e saiba como fazer isso na sua loja virtual do UOL!
Passo a passo de como cadastrar seus produtos:
Chegou a hora de usar os benefícios da Loja VirtUOL a favor do seu negócio. Para começar, saiba como criar as categorias dentro do seu e-commerce.
1. Categorias
É através delas que os produtos ficarão mais organizados na sua loja. Só não esqueça de ter atenção ao nome da categoria que você irá criar. Além de pensar no nome que mais facilitará a pesquisa do usuário, é importante pensar no ranqueamento dessa categoria.
1º Passo – Criar
No “Painel da Loja VirtUOL”, acesse o menu “Gestão de Produtos” e escolha a aba “Categorias”:

Na parte inferior, clique no botão “Cadastrar Categoria”. Insira o nome da Categoria e selecione “Ativo” para manter essa categoria publicada na loja.

2º Passo – Editar
Nesse segundo passo, você irá escolher o “Title” (Título), que é um elemento de otimização essencial para ranquear o SEO da sua loja virtual.
Para isso, é só informar o título da sua página em HTML.
Na sequência, edite a “Meta Description” (Meta Descrição), um texto resumido que descreve a sua página/seu produto. Seu preenchimento é essencial para que o seu site seja localizado nos buscadores:

2. Variações dos produtos
O produto que você comercializa possui características diversas? Se a resposta for sim, é interessante oferecer ao consumidor diferentes opções de tamanhos ou cores.
Por exemplo: uma marca de roupas pode vender a mesma peça nas cores preto ou branco, e nos tamanhos P, M ou G.
Para aplicar isso na sua Loja VirtUOL, basta acessar o “Painel da Loja VirtUOL”, clicar no menu “Gestão de Produtos” e ir até “Variações de Produtos”:

Por padrão, já existem três referências pré-definidas: cor, tamanho e número. Se você quiser, também é possível cadastrar outros itens. Para isso, é só clicar no botão “Cadastrar Referência” (na parte inferior direita da tela):

Por exemplo: além das referências padrão, é possível adicionar a opção “Comprimento”. Se você trabalha com peças de roupas, essa função permite que dentro deste item sejam criadas as variações “curto”, “médio” e “longo“.
Para isso, basta clicar no ícone “+”, localizado na aba que você acabou de criar:


Para fixar cada variação criada, basta clicar no ícone “Salvar” em cada uma delas.
3. Cadastrar seus produtos
Para montar uma prateleira virtual dentro do “Painel da Loja VirtUOL”, basta clicar na aba “Gestão de Produtos” (localizado no menu superior). Depois, clique em “Produtos”:

Na tela seguinte, clique no botão “Cadastrar Produto” (localizado na parte inferior):

Na sequência, você fará o cadastro do seu produto, informando se ele possui variações (tamanho, cor, etc) – nesse caso, usaremos a opção “Não”. Para saber como funciona o cadastro de produtos com variações, clique no link que está no final deste tópico!

Ao longo da página, é possível inserir diversas informações sobre os seus itens, entre dados obrigatórios (como nome, quantidade em estoque, preço, categoria) e dados opcionais (como preço promocional, por exemplo):

Na sequência, você encontrará os campos referentes à entrega. Primeiro, será preciso inserir o peso do produto para o cálculo. Depois, ative a opção “Sim” para o “Frete”:

No campo “Embalagem”, é possível escolher uma medida personalizada ou padronizada pelos Correios:

Na etapa seguinte, você pode adicionar as imagens do seu produto. Não esqueça de definir qual delas será a foto principal! Feita a escolha, clique em “Vincular ao produto”:


Nos campos seguintes, é permitido criar uma “Breve descrição” (com as características principais) e uma “Descrição detalhada” (onde você pode informar dados mais técnicos, como peso, tecido e até mesmo a origem do produto):

Depois, volte no menu lateral esquerdo e clique no ícone “Engrenagem”.
É nesta página que você completará o cadastro com algumas configurações adicionais:
- No item “Exibir na home?”, selecione a opção “Sim”. Assim, o produto é exibido simultaneamente nas categorias e na página principal da loja virtual do UOL.
- Em “Produto esgotado”, a princípio, você pode selecionar a opção “Não”.

Na sequência, também é permitido selecionar:
- Marca (é opcional)
- Etiqueta (em caso de promoções, como a Black Friday, por exemplo)
- Disponibilidade (em quantos dias úteis o produto será entregue).

Por fim, ainda é possível definir o “Limite mínimo” e o “Limite máximo de compra por produto”:

Para finalizar o cadastro, basta clicar no botão “Cadastrar”. Pronto, o seu produto acaba de ser adicionado à “Lista de produtos cadastrados”!
>> Quer saber como cadastrar produtos com variações na sua Loja VirtUOL? Clique e assista ao vídeo completo do passo a passo!
4. Relação de Produtos
Sabe quando você acessa a página de um produto e junto dele aparecem diversos produtos relacionados?
Na loja virtual do UOL é possível criar essa “lista”. Dessa forma, você aumenta as chances do cliente se interessar e comprar outros produtos da sua loja.
Para criar essa estratégia, acesse o “Painel da Loja VirtUOL” e clique em “Gestão de Produtos”:

Na sequência, você será encaminhado até a “Lista de produtos cadastrados”. Depois, clique no produto que deseja editar:

No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Relação de Produtos”:

Nesta etapa, é possível relacionar o produto por meio de três situações:
- Compre Junto: quando você quiser realizar uma venda casada. O cliente pode escolher a opção de “combo”, com itens que podem ser adquiridos juntos.
- Relacionados: quando você quiser sugerir a combinação de uma ou mais peças. Por exemplo, uma camisa pode combinar com uma calça + um sapato.
- Comprados: funciona como um ranking de peças mais compradas na sua loja. Ou seja, o cliente pode visualizar quais itens são destaques de vendas.

Atenção: você pode escolher 1 produto para todas as opções ou produtos diferentes para cada relação!
Por fim, volte ao menu lateral esquerdo e clique no ícone “SEO”.

Nesta etapa, é possível configurar o Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca), para potencializar o posicionamento do seu produto nos sites de busca.
Aqui, você irá preencher:
- Title (Título): é como o produto será exibido nos buscadores
- Meta description (Meta descrição): traz uma breve explicação do que é e para que serve o produto
- Meta keywords (Palavra-chave): são as palavras relacionadas ao seu produto e que devem ser separadas por vírgulas (ex: camisa masculina, camisa de manga, tecido algodão).
Para finalizar, é só clicar no botão “Salvar”.
Com o UOL Meu Negócio você cadastra e categoriza cada produto
Gostou de saber como você pode cadastrar os seus produtos?
De maneira prática, é possível tornar a sua Loja VirtUOL eficiente para quem compra e otimizada para você, que precisa focar nas vendas!
Agora que você soube como incluir todos os itens na sua prateleira virtual, que tal aprender como categorizar cada um deles?
Dessa forma, além de formar um catálogo forte para a sua marca, você organiza melhor o seu ambiente de vendas.
Crie categorias, inclua subcategorias e facilite de vez a navegação do seu cliente!
Essa é uma excelente estratégia para turbinar a usabilidade da sua loja virtual e aumentar o seu volume de vendas. Por isso, não deixe de conferir um outro passo a passo completo:
>> Acesse: Como categorizar produtos na Loja VirtUOL.