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Como construir o time ideal de uma startup

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Descubra como escolher as pessoas certas para ajudar a levar seu negócio ao sucesso

Ideias brilhantes, na realidade, tiveram pessoas brilhantes que conseguiram executar um insight inicial e no percurso empreendedor foram encontrando o caminho até esse grande negócio. O fato é que apenas equipes de elite são capazes de fazer isso.

Geralmente, as pessoas que empreendem em primeira viagem não entendem a importância dessa questão até começarem a sofrer muito e ver que faltam pessoas diferenciadas ao seu lado para ajudar a cruzar as barreiras enquanto a ampulheta de tempo, energia e dinheiro está correndo.

Abaixo, tem um guia para ajudá-lo em cada etapa e cuidados que você deve ter.

“A EXCELÊNCIA DE GRANDES NEGÓCIOS É REFLEXO DA EQUIPE, NÃO DA IDEIA.”

O QUE VOCÊ TEM A OFERECER:

É preciso ter muito claro o que você pode ofertar às pessoas para trazê-las para a equipe. Esta, por sinal, é sempre a primeira pergunta que as pessoas lhe farão quando receberem o convite, ou talvez até tenham vergonha de ser descaradas e sair questionando assim, mas elas estarão pensando nisso. Portanto, ter claro o que você tem para negociar facilita para você conseguir saber até onde pode e deve ir nas negociações.

DINHEIRO – é fator número 1, e geralmente, quem está começando a empreender, tem muito pouco ou quase nada de grana para oferecer. Então é fundamental deixar claro o quanto pode pagar de salário, se existe um salário fixo com bônus. As pessoas, quando vão para startups, sabem que os salários são menores em relação ao mercado, mas na expectativa de que no futuro isso poderá se reverter se o negócio engrenar, elas vão querer entender um pouco a projeção disso.

PARTICIPAÇÃO – é a maior moeda que as startups têm, pois a pessoa entra na participação da empresa e se torna sócia, e um sócio está junto na hora boa e na ruim. As pessoas costumam pensar somente na hora boa, mas, muitas vezes, as coisas não vão tão bem. Muitas pessoas com participação têm probabilidade maior de gerar grandes conflitos e lembrando, também, que isso gera algumas questões complexas na hora de saída, ou se alguém fizer bobagem. É imprescindível, portanto, ter muito cuidado com aquele a quem se oferece a porcentagem de participação e as responsabilidades atribuídas a  essa pessoa.

CURRÍCULO – jovens que estão em início de carreira, ainda na faculdade, querem muito aprender. Boas atividades que podem fazer e colocar no currículo são de grande auxílio para sua jornada. Além de carta de recomendação, coisas que o ajudem a valorizar sua história profissional podem ser interessantes para ingressar na equipe.

ESTRUTURA – algumas pessoas não têm estrutura para trabalhar e aceitam dispor do seu conhecimento e energia em troca de poderem usufruir do lugar. É um pouco mais difícil essa situação, pois as pessoas tendem a não ter tanto tempo e energia para dispor ao seu negócio, pois estão com foco em outros planos, mas, ainda assim, podem ser uma alternativa.

NÃO ESQUEÇA DOS DETALHES QUE TODO SÓCIO OU FUNCIONÁRIO PRECISAM SABER:

Ø  O que vão fazer;

Ø  Quais as responsabilidades;

Ø  Como serão cobradas;

Ø  Como poderão evoluir;

Ø  O que não podem fazer.


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QUEM VOCÊ PRECISA:

MERCADO – quando alguém entende com profundidade do mercado, a chance de criar algo de que realmente tenha necessidade é muito maior. Sem contar que saberá analisar o que está acontecendo, aproveitar oportunidades e abrir portas para o negócio.  

DESENVOLVIMENTO – você vai ter de criar algo, seja serviço ou produto, alguém precisa ser capaz de entregar isso aos clientes.

BUSINESS – é muito comum as pessoas perceberem oportunidades no mercado, mas não sabem como fazer disso um negócio. Como construir um modelo e fazer a roda girar. Pessoas que entendem disso potencializam a criação de uma empresa.

Neste início, essas três pessoas são essenciais para que você crie um protótipo, algo que possa testar sua ideia e aprender rápido com ela.

OS PRÓXIMOS PASSOS:

A evolução do negócio, em breve, vai começar a exigir pessoas com habilidades mais específicas. Geralmente, os próximos a entrar são:

MARKETING – quando o produto/serviço tem aceitabilidade surge a necessidade aparecer, no entanto, também se começa a notar o quão caótico e difícil está ser visto em meio a tantas ofertas. Um profissional que sabe encontrar os caminhos nessa estrada é importantíssimo.

ANÁLISE – muitas vezes, algumas pessoas de BUSINESS ou DESENVOLVIMENTO até podem saber fazer análises, mas em breve será necessário alguém que complemente com mais profundidade para que possa interpretar o que está acontecendo com os indicadores e gerar decisões mais precisas.

VENDA – é o que faz a empresa sobreviver. Com o negócio girando, a entrada e saída de dinheiro começará a ser uma constante e o capital é importante para que o crescimento possa existir, pessoas pensando apenas em gerar receita é parte indispensável.

FINANÇAS – muitas vezes, serviços e produtos mais simples, de valor agregado baixo, têm mais entradas e saídas, o que precisa de uma atenção maior nas transações. No entanto, até aqueles com valor maior e giro menor também têm suas complexidades de crédito, débito, inadimplência e, gerencialmente, os salários, pró-labore e um monte de coisas que ter alguém cuidando disso começa a ser um alívio e estratégico.

Claro que muitas dessas pessoas podem ser terceirizadas, mas, geralmente, os empreendedores, no início, tendem a ir colocando dentro da empresa pessoas que tenham a cara dela e ajudem a construí-la.

QUAIS CRENÇAS SÃO VITAIS?

Você está lendo isso justamente por compreender que ideias geniais são construídas apenas por equipes geniais, portanto, para conseguir construir isso é fundamental saber: o que é vital nessa equipe?

São pessoas voltadas para resultado ou missão? São pessoas ambiciosas ou com desejos mais simples?  

“É DIFÍCIL ENCONTRAR PESSOAS, PRINCIPALMENTE QUANDO VOCÊ NÃO SABE QUEM QUER QUE ESTEJA NO SEU TIME.”

QUE CARACTERÍSTICAS COMPLEMENTARIAM VOCÊS?

As crenças são aquilo que vocês têm e precisam que as demais pessoas também tenham. No entanto, existem habilidades e características que podem ser muito interessantes agregar à equipe porque ela não tem.

Vocês têm o perfil mais sonhador e precisam de alguém pé no chão para ajudar a não permitir que ousem tanto nos planos. Vocês são muito organizados, mas falta iniciativa. É muito bom perceber que tipo de habilidade equilibraria as coisas.

ATÉ ONDE VOCÊ VAI?

Este Guia vai ajudá-lo muito na hora de olhar para as pessoas que estão com você ou que devem buscar no mercado. Claro que são pessoas e, por causa disso, tem grandes chances de dar errado, departamentos gigantes, às vezes de multinacionais, com superespecialistas e softwares às vezes erram nas contratações, imagine nós (risos). Mas que isso não sirva de justificativa para não levar a sério, como a situação merece. Teríamos muito menos fracassos no empreendedorismo se as pessoas levassem mais a sério a construção das equipes.

Espero que você dê ainda mais atenção a isso e construa um time de elite para o seu negócio. 

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