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Como criar conteúdo para o Youtube?

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um vídeo vai ainda mais longe! Com plataformas voltadas exclusivamente para os vídeos, o empreendedor tem a oportunidade de criar conteúdo para o YouTube buscando mais alcance e engajamento para sua marca.

83% das pequenas e médias empresas que apostaram nesta estratégia viram que o YouTube foi essencial para aumentar a base de clientes. Mas para atingir bons resultados, não basta gravar um vídeo e postar. É preciso planejamento para entender qual o melhor tipo de conteúdo para o seu canal de vídeos.

Aposte no segmento de criação de conteúdo para YouTube e dê à sua marca a oportunidade de atingir ainda mais pessoas e conquistar novos clientes! Chegue ainda mais perto do sucesso com as dicas que separamos!

Defina os objetivos de marketing com o canal de vídeo 

A parte técnica da criação de conteúdo em vídeo é importante. Mas não é a única coisa que deve ser vista. Na etapa de planejamento, é preciso pensar quais são os objetivos a serem atingidos com esse canal.

Essa decisão vai influenciar no tipo de vídeo a ser desenvolvido. Por exemplo, se o objetivo é divulgar uma nova linha de produtos, o conteúdo deve mostrar ao usuário os benefícios destes itens. 

O canal de vídeo não precisa ter apenas um objetivo. Ele pode ser usado para aumentar o alcance da marca e educar o cliente sobre um novo produto. 

Com as metas definidas, é hora de planejar os vídeos e se preocupar com a criação de roteiros e partir para a prática..

Quais os passos para criar conteúdo para o YouTube? 

Hora de dar play na câmera! Para criar conteúdo para o YouTube, é preciso pensar nesses 3 passos:

Pré-produção

Neste momento, é hora de deixar tudo organizado. Desde a parte visual, como cenários dos vídeos, até as datas de postagem. Crie um cronograma de ações. Por exemplo, do dia 01 ao dia 05, criação de roteiros, do dia 06 ao dia 10, busca de referências, etc.

Execução

Como já imaginado, essa é a etapa da “mão na massa”. Decidir se irá usar uma câmera ou a opção de gravar vídeo no celular. Verificar a iluminação e se é preciso um microfone externo para captação de áudio. A etapa de execução pode mudar de acordo com cada vídeo, já que o conteúdo pode ter necessidades diferentes.

Pós-vídeo

Vídeo na mão, é hora de postar! Não! A etapa de pós-produção é o momento de cuidar daqueles detalhes extras, como inserção de áudio externo, efeitos sonoros, legendas e informações importantes, como o link de outras redes sociais no final do vídeo. 

Como criar o conteúdo ideal? 

O conteúdo ideal vai depender do objetivo, como citado acima. Mas para definir como seus vídeos serão feitos, é preciso ir além. Veja essas dicas, para encaminhar a criação do canal.

Conheça seu público

Na criação da estratégia de conteúdo do canal do YouTube, saber quem é o público-alvo é um dos primeiros passos. Por exemplo, se o público é mais velho, não vale a pena investir em parcerias com influenciadores muito jovens. 

Caso tenha dificuldade para entender qual o tipo de conteúdo deve criar, analise a concorrência para saber qual caminho seguir. Além de identificar oportunidades que podem ser aproveitadas.

Crie um canal atrativo

Os vídeos são a parte mais importante do canal, mas também é importante se atentar a outros elementos, como foto de perfil, capa e texto da descrição. Isso vale também para os títulos e descrições de tudo que for postado. 

Além de gerar mais interesse nos usuários, o bom desenvolvimento dos textos é uma estratégia de SEO.

Produza conteúdo com qualidade

Imagina dar play no vídeo e não conseguir escutar nada? A qualidade técnica do conteúdo influencia diretamente na retenção dos usuários. Ou seja, quanto melhor o vídeo — tanto no conteúdo quanto na técnica — mais tempo de visualização e retenção. 

Com o YouTube Analytics, é possível acessar relatórios sobre tempo de visualização dos vídeos, cliques em links e outros dados importantes para aperfeiçoamento do trabalho.

Invista em bons equipamentos

Para quem está começando a criar conteúdo para o YouTube, é importante investir em acessórios que vão ajudar a preparar vídeos com boa qualidade. Alguns exemplos são:

Faça um planejamento de ações 

Mantenha um cronograma dos próximos passos atualizado. A periodicidade pode variar de acordo com a necessidade. O planejamento pode ser feito mensalmente, semanalmente ou, até mesmo, por dia. Caso seja preciso. 

Com este planejamento, defina os vídeos que serão gravados, quais roteiros escritos e quais materiais serão postados. Manter essa organização, ajuda a alcançar uma frequência de postagens no canal.

Interaja e divulgue o canal

Não deixe seus usuários falando sozinhos. Responda aos comentários, tire dúvidas e agradeça elogios. Essa interação aproxima sua marca do público. 

Isso também envolve a divulgação do canal. Apesar dos vídeos poderem ser descobertos através de buscas no Google, compartilhar o link em outras redes sociais e no site atrai mais pessoas.

Dicas de formatos de vídeo para o seu canal

Vídeo não é tudo igual. Cada formato vai ajudar a atingir diferentes objetivos. Veja alguns dos tipos de vídeos utilizados e como podem ser encaixados no planejamento estratégico. 

Perguntas e respostas

Indicado para divulgação de produtos e serviços, os vídeos de pergunta e resposta esclarecem as principais questões enviadas pelos usuários. 

Dica extra: abra uma caixinha de perguntas no Instagram para recolher insights e criar o roteiro do vídeo.

Lives

Formato muito famoso no Instagram, ele também pode ser aproveitado no YouTube. É indicado que seja utilizado quando o canal já tem seguidores, para que tenha mais visualizações.

Dica extra: divulgue o evento em todos os canais para atrair mais pessoas

Dicas

Conteúdo mais abrangente, ele pode incluir dicas especiais para quem já é cliente e para usuários que ainda não são.

Dica extra: use o serviço de atendimento da empresa para reunir o conteúdo que vai compor o roteiro do vídeo.

Reacts (Reações)

Este tipo de vídeo costuma mostrar as reações das pessoas a algum produto. Por exemplo, a gravação do momento em que alguém experimenta um biscoito pela primeira vez. Por ser divertido, costuma ter um alto poder de viralização.

Dica extra: se a sua empresa possui um espaço físico, faça a filmagem neste lugar.

Entrevistas

Uma forma de criar autoridade para a marca, é associar profissionais da área ou especialistas no assunto ao seu produto. Por exemplo, quem vende comidas naturais pode realizar um vídeo de entrevista com nutricionistas comentando os benefícios do produto.

Dica extra: divida o conteúdo em vídeos menores, como perguntas isoladas, para divulgar em outros canais.

Tenha uma estratégia de marketing integrada com Uol Meu Negócio 

Ter um canal no YouTube com vídeos de qualidade é importante na construção de uma estratégia de conteúdo. Mas estes vídeos podem ser potencializados! 

Com as ferramentas do Uol Meu Negócio, seu conteúdo chega mais longe!

Envie os vídeos criados para seus clientes de forma fácil e rápida. Com um valor que cabe no seu bolso, seu canal do YouTube estará na caixa de entrada de toda sua base de contatos.

A ferramenta de anúncios do Google potencializa o alcance do vídeo dentro da própria plataforma. Os vídeos do YouTube podem ser patrocinados para aparecer como anúncio em outros vídeos e no topo da página de busca na própria rede.

Gostou das nossas dicas? Falando em conteúdos para YouTube, sabia que o UOL Meu Negócio produz vários vídeos para a plataforma?

São conteúdos práticos que explicam como usar nossos produtos, serviços e outras ferramentas que auxiliam na rotina do empreendedor.

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