Aprenda a mexer na ferramenta do UOL HOST
Apesar de existir, hoje, uma série de novos instrumentos, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, e é por isso que as empresas dificilmente abrem mão desta estratégia.
Para começar, o e-mail marketing é um dos poucos que permitem contato direto com o consumidor. Afinal, embora redes sociais e anúncios sejam bastante eficientes em comunicação com o público, de forma geral, você nunca tem controle total sobre o alcance dessas ações como tem no e-mail.
>> Baixe também Guia completo: melhores práticas de design para e-mail marketing
Se você quer que o João Silva saiba de uma promoção, você pode postar em todas as suas redes e criar diversas publicidades, mas não há como garantir que ele verá o que você publicou. Por outro lado, se você tiver o e-mail do João, as chances de ele visualizar sua promoção enviada por e-mail são bem altas. Duvida? As estatísticas confirmam!
O Radicati afirma que há cinco vezes mais chance de uma mensagem ser visualizada pelo consumidor em um e-mail do que nas redes sociais, e a Marketing Sherpa identificou que o e-mail é o canal preferido de 72% das pessoas para receber conteúdo de empresas e marcas.
Ficou interessado em utilizar o e-mail marketing nas suas estratégias? A boa notícia é que você pode disparar mensagens para seus clientes de uma forma simples e prática com o E-mail Marketing UOL Meu Negócio!
>> Descubra quanto sua estratégia está rendendo com a calculadora de ROI para e-mail marketing
Criando seu primeiro e-mail marketing
Veja, a seguir, como utilizar o E-mail Marketing UOL Meu Negócio para enviar e-mails aos seus clientes.
1 – O primeiro passo é escolher o plano ideal para o seu negócio. Repare que os pacotes são baseados em número de envios por mês, por isso, é interessante que você calcule quantas mensagens pretende disparar por dia e por semana. Também vale considerar que em períodos de promoção e datas especiais é bacana aumentar o volume de e-mails enviados.
2 – Se você já for cliente UOL, é só fazer o seu login e adquirir o plano. Se não, faça uma conta para comprar o produto.
3 – Quando o pagamento for aprovado, o serviço será liberado no seu Painel do Cliente. Observe que na aba de E-mail Marketing você terá acesso a quatro caminhos, “Contatos”, “Templates”, “E-mails” e “Relatórios”.
4 – Para começar, vamos adicionar alguns destinatários para suas mensagens. Clique em “Contatos” e, quando a nova tela abrir, clique em “Contatos” novamente.
Nenhuma ferramenta vem com base de contatos. Elas devem ser adicionadas pelo cliente!
Aqui, vale dizer que a lista deve contemplar apenas pessoas que já tenham cedido o e-mail para você voluntariamente, seja porque se cadastraram na sua loja virtual para fazer uma compra, porque se inscreveram para participar de uma promoção ou fazer o download de um material.
Nada de comprar listas por aí! E-mail marketing tem mais chance de ter bons resultados se for enviado para as pessoas certas.
5 –Vamos, agora, criar as peças de e-mail? Retorne à página do produto E-mail Marketing no seu Painel do Cliente e escolha a opção E-mail. Selecione a opção “Criar um novo e-mail para envio”.
Você também pode escolher se quer criar um e-mail do zero, selecionando a opção “Em branco”, se quer utilizar um e-mail previamente salvo, um baseado em um modelo pronto, de uma URL externa ou de um template pronto. Para o exemplo, usamos a última opção. Clique em “Próximo”.
6 – Preencha as opções seguintes com o nome da campanha, do e-mail, nome do remetente (que é como o cliente vai identificá-lo), e-mail do remetente, endereço para resposta e assunto. Lembre-se que o assunto deve ser interessante e atrativo para que o leitor se sinta estimulado a abri-lo.
7 – Na próxima etapa, você vai visualizar e editar o template pronto. Repare que o painel é bem intuitivo e você não deve ter dificuldades para mudar o texto, deixá-lo em negrito, acrescentar e tirar fotos.
8 – Quando sua peça de e-mail estiver pronta e salva, o UOL Meu Negócio fará, automaticamente, uma análise e te dará dicas para deixar sua mensagem ainda mais atrativa e evitar que ela fique presa na pasta de SPAM.
9 – Dependendo dos resultados, volte e acerte sua mensagem. Quando estiver tudo certo, salve a mensagem e clique em “Próximo”.
10 – Na próxima tela escolha um grupo para enviar o e-mail.
11 – Se você não quiser enviar imediatamente, não tem problema, você também pode agendar o envio.
Viu como é fácil! Agora é só contratar o seu plano, soltar a criatividade, mas sem esquecer da estratégia, hein!