Como cuidar da saúde mental na pandemia

Como cuidar da saúde mental na pandemia

Como está sua saúde mental na pandemia? Esse questionamento deve ser feito com frequência, já que o momento atual trouxe novos hábitos como o distanciamento social e outras preocupações.

Para quem é empreendedor, que lida com diferentes questões, buscando sempre encontrar soluções rápidas e eficientes, é necessário investir também no autocuidado

Para isso, acompanhe este texto e aproveite para saber mais sobre o cuidado em saúde mental na atualidade e garantir assim sua qualidade de vida. Ótima leitura! 

Saúde mental na pandemia: a fadiga pandêmica

Ao falarmos de saúde mental na pandemia, precisamos abordar dados e números que tem instigado os especialistas e mostram como o momento atual tem afetado a saúde da sociedade. 

Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2020, a fadiga pandêmica — que é uma desmotivação para realizar tarefas e hábitos cotidianos —, está presente em 60% da população.

E isso está diretamente relacionado com os excessos de cuidados que precisamos tomar diante do Covid-19. Além, claro, das situações econômicas, instabilidades no mercado e o home office

Vale destacar ainda que, o convívio social foi afetado diretamente com a pandemia, o que para muitas pessoas trouxe solidão e sentimentos ruins. 

No Brasil, segundo o Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que a saúde mental na pandemia piorou drasticamente. Já a Fiocruz, constatou que mais de 50% da sociedade no país sentem sensação frequente de ansiedade e nervosismo, o que afeta diretamente nossos pensamentos e vontades.

Esse quadro pode ser revertido se procurarmos dar a devida atenção a nossa saúde mental. Conheça melhor sobre ela e alguns cuidados!

O que significa saúde mental?

Você já se perguntou o que significa saúde mental? Falar sobre ela não é tarefa fácil, mas podemos compreender melhor se percebermos algumas questões presentes no nosso dia a dia e como lidamos com elas. 

Nesse sentido, saúde mental diz respeito ao bem-estar, aquilo que nos motiva a querer algo ou resolver problemas e situações cotidianas, além da organização do home office nesse momento atual. 

Logo, é através dela que lidamos com questões boas e ruins que nos afetam todos os dias. Contudo, se nossa saúde mental estiver debilitada, será mais difícil lidarmos com elas. Por isso, é tão importante preservarmos nossa saúde mental na pandemia, uma vez que tudo que está acontecendo à nossa volta afeta diretamente nossa saúde física e mental. 

Pensando em preservar nossa qualidade de vida é que surge o Dia Mundial da Saúde Mental, vamos saber mais sobre essa data tão importante? Aproveite!

Dia Mundial da Saúde Mental

Para colaborar com a qualidade de vida da população, em 1992 a Federação Mundial da Saúde Mental decidiu ampliar os debates sobre essa temática, tornando o dia 10 de outubro a data para trazer à tona o Dia Mundial da Saúde Mental. 

A partir dele, são organizados em todo o mundo, momentos de conversa, debates, palestras e ações que tem como objetivo tratar do assunto com mais empatia. 

Desse modo, essa temática é abordada em diferentes espaços, do mercado de trabalho, passando pela escola, por postos de saúde e a família — já que são diferentes os problemas relacionados à mente. 

Se você busca uma maior qualidade de vida, visando reduzir os danos causados à sua mente diante da pandemia, saiba como cuidar da sua saúde mental na pandemia e depois dela. 

Como cuidar da saúde durante a pandemia

Agora que você conheceu mais sobre a saúde mental na pandemia, é chegado o momento de organizar seu tempo, espaço e sentimentos para conquistar a qualidade de vida e o sucesso do seu negócio.

Ainda que essa tarefa seja gradual, é importante começar e assim colher os frutos que irão surgir a médio e longo prazo. Vamos conhecer algumas dicas preciosas para manter sua saúde mental em dia, sem afetar a sua empresa? 

  1. Descanse e se alimente bem

O primeiro passo para cuidar da sua saúde mental é ter momentos de descanso diante da rotina agitada que o seu negócio oferece e alimentar-se bem. 

Logo, uma noite bem dormida pode transformar seu dia, já que o tempo ideal são 8h completas de sono. Se você está encontrando problemas para descansar, invista em atividades como relaxamento, meditação ou yoga.

Ainda nesse sentido, a alimentação pode contribuir para sua noite de sono, evitando alimentos muito pesados ou bebidas como café após certo horário. Assim, ter uma dieta balanceada, pode contribuir para a qualidade da sua saúde mental, já que ao cuidar do corpo você estará também cuidando da mente. 

Aproveite para organizar sua rotina de trabalho, sem que ela sobrecarregue o seu dia a dia, de modo que você possa trabalhar e ter momentos de autocuidado.

Na dúvida, procure um especialista e invista em você!

  1. Filtre o acesso a notícias

Você sabia que as notícias que mais movimentam os portais na internet são as que trazem informações relacionadas a acontecimentos ruins? E isso está relacionado diretamente com a qualidade da saúde mental da população, que tem piorado com o avanço da pandemia. 

Portanto, evite ao máximo consumir conteúdos que abordem temas que sejam sensíveis para você e dê espaço para aqueles que tragam bem-estar.

Vale destacar que é importante se informar sobre assuntos que estão acontecendo no mundo e no país, optando sempre por portais confiáveis e que não sejam sensacionalistas.

  1. Encontre um hobbie

Encontrar um hobbie é sempre muito importante para a qualidade de vida da população, principalmente com o isolamento que a pandemia trouxe, o espaço de casa pode ser perfeito para praticar atividades interessantes aliadas ao seu trabalho.

Com a internet é possível encontrar facilmente e muitas vezes gratuitos cursos e oficinas sobre diferentes temáticas como artes, gastronomia, línguas e tantas outras que podem facilitar sua formação.

Além disso, você pode optar por organizar a sua produtividade com livros ou conteúdos diversos para empreendedores, unindo assim diversão, trabalho e capacitação. 

Afinal, nunca é tarde para investir nos seus sonhos e o momento atual pode ser perfeito para isso, sem precisar sair de casa, além de envolver toda a família e sua empresa. 

  1. Compreender que é um momento intenso

E sim, o momento atual vai passar, pode ficar tranquilo. Para isso, precisamos reconhecer que é um momento intenso que estamos vivendo e que ele vai demandar mais questões para a nossa vida.

Contudo, é importante continuarmos trabalhando a nossa concentração, focando no que nos faz bem e principalmente investir nos seus objetivos, para continuar crescendo e expandindo seus sonhos.

Se o seu negócio estava alcançando longos voos antes da pandemia e agora foi afetado com o fechamento do comércio, você pode investir na sua presença digital com o UOL Meu Negócio! 
Acesse agora mesmo e descubra as diferentes possibilidades que uma Loja Virtual ou Site Profissional podem oferecer para sua jornada de empreendedor, diminuindo estresses, aumentando suas vendas e garantindo o seu sucesso profissional. Conte com a gente!