UOL Meu Negócio

Como e por que transformar seu Instagram em um perfil comercial

Agregue novos recursos ao seu perfil transformando-o em profissional!

Há algum tempo, o Instagram disponibilizou uma função bastante interessante para quem está na rede social com o intuito de vender um produto ou serviço: o perfil comercial.

O recurso já está disponível para a maioria dos perfis, mas algumas empresas ainda não abraçaram a opção, ou por não entenderem bem com o processo funciona, ou por não saberem que tipo de vantagem podem ter se fizerem a transição.

Para começar, é preciso deixar claro que, apesar de ser de propriedade do Instagram, o perfil corporativo ainda tem poucos recursos, muito diferentes do que as fanpages já têm.

>> Leia também 6 jeitos de usar as redes sociais em favor do seu negócio

Contudo, eles oferecem uma quantidade de informações que são primordiais para quem está usando a rede de fotos e vídeos para estar em contato com o consumidor e vender para ele.

Além disso, fica muito mais fácil criar e veicular anúncios, o que é ótimo para reforçar sua presença e impulsionar suas vendas no Instagram.


E a melhor parte é que é bem fácil converter o seu perfil pessoal em um profissional. Veja, a seguir, como fazer:

>> Aproveite o confira o nosso Guia prático para fazer anúncios no Instagram

No canto lateral direito, toque nas três bolinhas horizontais.

Role as opções até encontrar “Alternar para perfil comercial”, toque sobre ele.

A seguir, você poderá conectar o seu perfil do Instagram a uma fanpage no Facebook. Esse procedimento é necessário justamente porque o Instagram ainda não tem tantos recursos quanto a fanpage, e é interessante ter os dois perfis conectados.

Depois de conectar seu perfil com a fanpage, preencha as informações de e-mail, telefone e endereço. Vale lembrar que esses dados estarão disponíveis para o consumidor e vão facilitar a vida dele na hora de entrar em contato com você.

Pronto, seu perfil já foi convertido para comercial. Fácil, não? Vamos ver as funcionalidades. Tocando nas três barras superiores no topo da tela você terá acesso a informações como o desempenho das suas promoções, perfil dos seguidores e estatísticas sobre as publicações.

Conhecendo melhor a idade, o sexo e a preferência dos seus seguidores, bem como com que tipo de publicação eles mais se engajam, suas chances de criar posts que deem bons resultados são muito maiores!