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Como encontrar e trabalhar com influenciadores digitais?

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Você sabia que os influenciadores digitais podem ser a estratégia perfeita para divulgar o seu negócio e atrair novos clientes? 

Através das redes sociais, esses produtores de conteúdos, alcançam diferentes públicos e podem ser encontrados facilmente. 

Mesmo que sua empresa seja de pequeno ou médio porte, ter influenciadores como parceiros pode transformar o seu negócio.

Para saber mais sobre esse universo, você vai encontrar neste conteúdo os seguintes tópicos:

  • O público dos influenciadores digitais
  • Tipos de influenciadores
  • Como fazer planejamento estratégico para marketing de influência?

Tudo isso para auxiliar no crescimento e expansão do seu negócio, continue no texto e descubra como inovar a sua divulgação. Ótima leitura! 

O público dos influenciadores digitais

O primeiro passo para investir no marketing da sua empresa com influenciadores digitais é entender qual o público que você quer atingir.

Desse modo, será mais certeiro fechar parcerias com influenciadores que se relacionam diretamente com seus clientes. Além disso, você precisa ter muito bem estruturado os objetivos da campanha, para que eles sejam conquistados. 

Portanto, é saber conhecer:

  • Quem é seu cliente
  • Quais as necessidades que eles precisam resolver
  • Como seu negócio pode oferecer essa solução que eles procuram

A partir desse mapeamento inicial, será mais facilitado o processo para encontrar um influenciador digital que se comunique perfeitamente com seu negócio.

Vale destacar que o influenciador já possui um público consolidado e o que vai atraí-lo para o seu negócio são as estratégias envolvidas na divulgação.

Com isso, aproveite seu planejamento e busque analisar também:

  1. Qual público que o influenciador se comunica
  2. Que tipo de temáticas são mais abordadas por ele
  3. Quais as redes sociais serão utilizadas para divulgar sua empresa

Tipos de influenciadores

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais, que abordam temáticas e assuntos para públicos variados. 

Separamos aqui 7 tipos de influenciadores para você conhecer, garantindo assim maior alcance do seu negócio e a movimentação de suas vendas.

São eles:

  1. Pequenos Influenciadores: possuem poucos seguidores mas atingem de forma relevante um determinado público, perfeito para negócios locais e que estão começando. Ex: figuras públicas locais como atores, blogueiras, drag queens, etc..
  1. Sinergia de Marca: é aquele influenciador que possui alto engajamento, bons seguidores e fala específico de um determinado tema. Ex: blogueira que atua com moda em sua cidade.
  1. Líder de Causas: possuem posicionamento em diferentes causas e ações, e seu público se relaciona com isso, ideal para destacar os valores da empresa. Ex: pessoas LGBT+ do movimento social de sua cidade.
  1. Público Interno: um dos influenciadores mais importantes para um negócio é o próprio colaborador, a equipe interna de uma marca, seus amigos e familiares que conhecem bem o produto e sabem divulgá-lo como ninguém. Para micro e pequenas empresas, este público interno é você mesmo. 
  1. Mídia Tradicional: são jornalistas que além de se comunicarem com dados e informações relevantes ao público, transmitem segurança para as marcas. Ex: Âncoras e repórteres da TV local. 
  1. Autoridade: são aqueles referenciados em um determinado assunto, oferecendo maior credibilidade para o seu negócio. Ex: professora universitária da área da moda com forte presença nas redes sociais..
  1. Celebridades: pessoas com muitos seguidores, facilitando sua marca ser conhecida. Falam de diversos assuntos, podem não gerar muitas vendas para sua marca, apenas maior visibilidade. Ex: pessoas com muitos seguidores e conhecidas.

Com essas diferentes opções de influenciadores digitais, nada melhor que escolher o que mais representa o seu negócio. 

Como fazer planejamento estratégico para marketing de influência? 

É chegado o momento de iniciar seu planejamento estratégico e conquistar parcerias que contribuam para o crescimento e expansão do seu negócio.

Saiba a seguir como isso é possível e garanta essa estratégia como aliada do sucesso da sua empresa. 

Foque nos objetivos

Escolher quais objetivos o seu negócio quer conquistar exige preparo e organização e isso pode ser feito através de planilhas ou sites de edição de imagens, como o Canvas.

Vale destacar que é importante escolher o método de organização que você se sente mais confortável para utilizar.

Através disso, será mais facilitado enxergar seus objetivos e assim decidir pelo influenciador digital que se relaciona verdadeiramente com seu negócio, pois ele vai auxiliar no alcance de seus novos clientes. 

Desse modo, os objetivos devem ser traçados observando a estimativa de tempo para serem alcançados, seja a curto, médio ou longo prazo, podendo ocorrer ações isoladas ou ainda parcerias fixas com sua marca.

Portanto, aproveite para visitar suas planilhas, sempre que possível e realizar as seguintes abordagens:

  • Qual objetivo você deseja alcançar
  • Quem será o influenciador contratado
  • Quando será realizado
  • Onde sua campanha será veiculada
  • Por que realizar sua divulgação dessa maneira
  • Como será feita
  • Quanto vai custar sua divulgação

Estude seu público

Saber quem é seu público é a porta de entrada para o sucesso da sua empresa, por isso, procure sempre que possível:

  • Criar formulários para identificar seu público
  • Mapear as necessidades e urgências do consumidor 
  • Entregar o que seu cliente precisa a partir dos seus objetivos em contraponto com as necessidades do consumidor
  • Oferecer a melhor experiência 

Com isso, você pode optar por criar um perfil exclusivo no Instagram, Facebook, Youtube ou Twitter para acompanhar os influenciadores digitais que mais se relacionam com seu público-alvo. 

Desse modo, ao pesquisar determinado assunto nos mecanismos de buscas dessas plataformas, você vai receber conteúdos próximos com os postados pelo influenciador e assim facilitar a sua busca por outros.

Isso acontece devido ao funcionamento do algoritmo, que vai entregar conteúdos mais procurados por você, garantindo assim maior mapeamento de outros influenciadores de maneira orgânica, ou seja, livre e espontânea. 

Essa é apenas uma possibilidade para analisar o comportamento de seus clientes com as postagens dos influenciadores. Além disso, procure realizar:

  • Estudo aprofundado sobre o influenciador
  • Análise detalhada do relacionamento dele com o público
  • Busca de como ele pode ser aliado na concretização dos objetivos

A partir disso, será mais fácil fechar boas parcerias e encantar ainda mais seus clientes através das suas estratégias de divulgação.

Defina o investimento

Saber quanto ou o que você pode investir para a realização de suas estratégias de divulgação, tem tudo para tornar o processo ainda mais tranquilo.

Ainda que existam diferentes tipos de influenciadores digitais, você pode acordar permutas, trocando a divulgação por produtos e serviços que seu negócio oferece, das seguintes maneiras:

  • Envio de produtos específicos
  • Oferecimento de serviços
  • Convite para lançamentos
  • Compartilhamento do trabalho do influenciador em suas redes ou páginas

Desse modo, você não precisa desembolsar um investimento que não cabe no seu bolso no momento, para fechar parcerias com influenciadores digitais, mas sim oferecer produtos ou permutas do seu negócio.

Vale destacar que todos os cupons de desconto precisam ser controlados em suas planilhas. Assim, você acaba evitando prejuízos e garantindo que ao final da parceria o influenciador tenha acesso a essas informações.

Além disso, os cupons são ótimas estratégias para mensurar a adesão das campanhas pelo público, por isso, que tal oferecer cupons de desconto para os clientes que estão chegando via influenciador digital? 

Além de garantir a movimentação de suas vendas, será possível analisar se essa parceria entre sua marca e o influenciador foi um sucesso. 

Entre em contato

Para encontrar os influenciadores digitais que mais se relacionam com seu negócio, é preciso estar nas redes sociais que eles estão.

Seja no Facebook, Instagram, Youtube ou outras, é importante que esse contato seja feito com muito profissionalismo. Além disso, alguns influenciadores disponibilizam um contato exclusivo para parcerias, sempre localizado no perfil.

Caso não tenha um contato oficial para parcerias, envie uma mensagem privada, lembrando sempre de apresentar todas as informações necessárias para garantir o sucesso dessa parceria. 

Com isso, o contato realizado de forma objetiva, transparente e profissional, pode facilitar no maior envolvimento do influencer e tornar a parceria entre você e ele, um verdadeiro sucesso.

Crie uma narrativa

Tornar o influenciador digital a cara das suas campanhas pode trazer maior autenticidade para sua empresa.

Além disso, você pode gerar maior engajamento para suas publicações, criando uma relação entre as postagens no perfil do influenciador e nas suas redes sociais.

Através do uso de um calendário de postagens, além de facilitar a organização de suas campanhas, pode trazer maior clareza ao influenciador sobre os dias que ele deve publicar sobre seu negócio.

Aproveite para compartilhar com o influencer essas datas e ter o seu calendário sempre em mãos, auxiliando no seu planejamento e no fluxo de conteúdos, de maneira orgânica e certeira. 

Deixar claro o que será feito

O profissionalismo é algo extremamente importante para realizar essas parcerias com influenciadores digitais.

Mesmo que você entre em contato com eles pelas redes sociais, estreite relações e aproveite para fazer um contrato e firmar acordos mais pontuais.

Desse modo, será assegurado o que cada parte deverá fazer para conquistar os objetivos e garantir que a campanha aconteça de maneira certa. 

Produza

Mesmo que o influenciador digital seja responsável por divulgar seus produtos e serviços, você empreendedor é figura chave para o sucesso das campanhas.

Por isso, aproveite para:

  • Revisitar planejamento
  • Analisar os conteúdos antes de serem publicados pelo influenciador 
  • Determinar prazos
  • Acompanhar a divulgação

No caso de envio de produtos aos moldes de “recebidos”, esse acompanhamento fica mais difícil de ser realizado, mas você pode encaminhar as informações sobre seu negócio e os produtos em formato de carta, para que o influenciador leia durante a divulgação.

Publique e amplifique

Como destacamos no tópico anterior, aproveite para criar relação com as publicações dos influenciadores digitais que você está fechando parcerias.

Isso porque, o engajamento é extremamente importante para o aumento de suas vendas, por isso atente-se para:

  • Criar conteúdos que se relacionem com as postagens dos influenciadores
  • Combinar anteriormente com o influenciador quais serão os canais utilizados para postagem dos conteúdos, como por exemplo seu site profissional, blog, loja virtual ou redes sociais
  • Potencializar suas campanhas através de anúncios

Colha os resultados

Por fim, aproveite para analisar os resultados de suas campanhas através dos indicadores de desempenho que sua loja virtual oferece, concentrando as informações em um único lugar, facilitando a análise. 

Com isso, você terá maior clareza sobre:

  • Os novos clientes alcançados
  • Quantidade de produtos vendidos durante o período da campanha
  • Quais foram os produtos mais vendidos de sua loja
  • Valor médio das compras realizadas
  • As formas de pagamento mais utilizadas

E se você achar que ainda não é o momento de investir em influenciadores, aproveite para criar outras estratégias de divulgação do seu negócio e vender ainda mais. 

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