Descobrir o que o diferencia dos concorrentes é essencial para o seu crescimento
Alimentação, vestuário, serviços, produtos sustentáveis, tecnologia… Não importa qual seja o seu ramo de atuação, você, provavelmente, tem concorrência de todos os tamanhos e tipos brigando por seus clientes.
Em um cenário tão competitivo, todos falam que é preciso ter um diferencial, possuir algo em que você se destaque e consiga atrair a atenção do mercado para si. Mas a grande pergunta é: como descobrir esse diferencial?
Comece do zero
Bem, você criou sua empresa por algum motivo, não foi? O primeiro passo é começar a refletir sobre o início do seu projeto, antes mesmo de ele sair do papel e se tornar realidade. Pense no que motivou você a empreender, por que você escolheu o mercado em que atua e tudo o que fez você tomar as primeiras decisões.
Faça uma análise SWOT
Quando a palavra “planejamento” aparece muito, o empreendedor chega a suar frio, mas esse passo é bem importante para conhecer melhor sua empresa e, assim, chegar ao seu diferencial. O que sugerimos é que você crie uma matriz SWOT, um modelo em que você determina quais são seus pontos fortes e fracos (no site do Impulso Digital, você encontra um modelo) e suas maiores oportunidades e desafios no mercado em que está inserido.
A partir dos seus pontos fortes e oportunidades, você pode começar a delinear algumas características únicas do seu negócio, que podem ser seu diferencial competitivo. É claro que uma análise completa da sua matriz SWOT também pode culminar em várias mudanças que podem ajudar muito a melhorar o seu negócio.
Analise seus concorrentes
Você também pode criar um diferencial competitivo baseado no que falta em seu setor. Se você percebe que seus concorrentes têm uma deficiência em entregar produtos dentro de um prazo curto, por exemplo, pode trabalhar para que a entrega com rapidez seja o seu ponto forte.
Pergunte às pessoas
Talvez neste ponto – se você já cumpriu todos os itens anteriores – você já esteja com uma ideia um pouco mais clara do que diferencia você do resto do mercado. Então, esse é um bom momento para fazer duas coisas: a primeira é conversar com outras pessoas e descobrir o que elas veem de diferente na sua empresa, e a segunda é apurar se aquilo que você tem encontrado como diferencial está chegando até o consumidor.
Pode ser, por exemplo, que você ache que o seu diferencial é o preço baixo, mas, ao pesquisar com os clientes, você pode descobrir que eles compram com você por causa da qualidade do atendimento.
Ah, e aqui vale a pena conversar tanto com os consumidores quanto com seus funcionários. Eles também devem ter uma visão única da empresa, por fora e por dentro, e podem te dar insights poderosos.
Quando descobrir aquilo que torna seu negócio único em relação aos demais, não se esqueça de incorporar esse diferencial na cultura da sua empresa. Todos os funcionários e clientes devem saber por que você é diferente das outras marcas do segmento.
Isso deve fazer parte tanto do seu DNA institucional quanto da sua estratégia de divulgação. Se você tem o preço mais baixo do mercado, não deixe de ressaltar isso quando for prospectar um novo cliente, enviar um e-mail marketing e fazer anúncios.
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