Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Como escolher um domínio perfeito para sua loja

5 Mins read

Entre as várias decisões que uma pessoa empreendedora precisa tomar para iniciar um negócio digital — seja a escolha da plataforma, do servidor e o layout — a escolha do nome do site é uma das mais importantes, e fica simples entender o motivo.

Isso porque, é nesta etapa que você escolhe o endereço que levará o cliente até a página da sua empresa. Portanto, nada melhor do que pensar em um domínio criativo, de fácil memorização e eficiente para aparecer nos mecanismos de busca, não é mesmo?

Falando em busca, aqui vai a primeira dica para quem está analisando nomes para o endereço da loja virtual: tente pensar com a cabeça do cliente. Sabendo como as pessoas buscam por produtos ou serviços, você descobre ótimas opções de nomes para o seu negócio na internet.

Quer aprender como escolher um bom domínio? Neste conteúdo, nós vamos mostrar dicas relevantes para você entender qual o melhor domínio para sua loja virtual. 

Com isso, o seu negócio será encontrado com facilidade pelos consumidores que você pretende atingir. Continue a leitura e saiba:

  • Como escolher um bom domínio para loja virtual
  • Como registrar e comprar seu domínio

A partir de agora você vai entender porque o UOL Meu Negócio é o seu melhor parceiro para o registro de domínio no ambiente digital. Confira!

Saiba como escolher um bom domínio para loja virtual

Escolher o domínio para loja virtual é tão importante quanto decidir o nome da sua empresa. Por isso, um bom conselho para quem deseja ser lembrado e visitado neste universo tão vasto é: seja simples e prático!

Para entender melhor essa e outras boas práticas para ter um bom domínio, o UOL Meu Negócio te convida a acompanhar os próximos tópicos:

Tenha uma extensão do seu domínio

O público em geral costuma procurar por sites com a extensão “.com”, pois trazem maior legitimidade ao negócio. A sua marca alcançará apenas o público nacional? Então, neste caso, considere utilizar a extensão “.com.br”.

Existem também outras terminações, como: “.net”, “.online”, “.store”, “.press”, “.tech”, “.host” ou “.fun’”. Em meio às opções disponíveis no registro de domínio do UOL, o ideal é que você escolha uma extensão que seja eficiente para a busca do seu potencial cliente.

Escolhe algo que envolva o nome do seu negócio

Na etapa de pesquisa do domínio para loja virtual, dê preferência para o nome da sua marca, produto ou serviço na hora de tomada de decisão. Caso o domínio já esteja em uso, utilize termos do seu ramo de atuação ou algo que remeta à ele.

>> Está com dificuldades? Então você pode acessar um conteúdo especial que preparamos para você escolher o nome da sua loja virtual. Clique e confira!

Seja simples e objetivo 

Não esqueça de usar nomes curtos, fáceis de digitar e que o cliente consiga lembrar. Isto é, quanto mais fácil for a URL, menor será o risco do cliente ser induzido ao erro, levando à perda nas vendas porque a sua loja não foi encontrada na web.

Também é importante que o domínio reflita o seu negócio de forma objetiva. Dessa forma, quando as pessoas tiverem acesso ao endereço da sua página, facilmente irão identificar a essência da sua marca, compreendendo de maneira rápida o que você vende.

Suponha que o seu negócio (aqui denominado como “sua marca”) realize a venda de produtos para uma alimentação mais saudável. Tente não ser tão genérico, mas também tenha cuidado com nomes pouco familiares e que podem confundir o usuário na busca pelo seu site.

Veja como isso pode acontecer e evite alguns erros:

Os domínios “www.suamarcaprodutosfit.com.br”, “suamarcaprodutosdiet.com.br” ou “suamarcaprodutoslight.com.br” possuem palavras estrangeiras que podem induzir o usuário a um erro de digitação, por exemplo.

Portanto, se o nome do seu negócio já expõe de maneira direta o que você vende, prefira utilizar no domínio apenas o nome da sua marca. Caso isso não seja possível, nós temos outra excelente alternativa. Saiba qual no tópico “Utilize palavras-chave”.

Evite utilizar hífens, carateres especiais e números

Não é raro que as pessoas troquem caracteres, ou esqueçam de digitar números e hífens em domínio para loja virtual. Portanto, quanto mais simples o seu endereço na web, melhor!  

Caso estes caracteres sejam indispensáveis, tente registrar mais de um domínio para evitar que o usuário seja encaminhado para outra página — isso geralmente ocorre quando a pessoa não sabe se um número é utilizado por extenso ou em numeral, por exemplo.

Pesquise bastante sobre o nome 

Antes de decidir pelo domínio que será registrado, é importante realizar uma pesquisa de mercado para entender o que os seus principais concorrentes estão usando.

Dessa forma, você terá uma ampla visão do que funciona melhor, além de evitar nomes que já estejam sendo usados por outras empresas — falaremos disso mais adiante.

Uma boa pesquisa pode evitar grandes dores de cabeça para a sua marca no futuro!

Prefira combinações curtas e de fácil digitação 

Uma URL longa não é nada amigável, tanto para quem quer ter acesso rápido à sua página, quanto para quem deseja compartilhá-la em uma rede social, por exemplo.

Portanto, escolha um domínio fácil de ser digitado pelo público que você deseja alcançar. O famoso “menos é mais” será o seu ponto de partida para definir o seu domínio na web!  

Utilize palavras-chave

Outra ótima dica é tentar inserir uma palavra-chave relevante no seu domínio. Assim, a sua página tem grandes chances de ser bem ranqueada e trazer tráfego orgânico para ela. Quer entender como isso pode ser feito?

Basta pesquisar os termos mais procurados na sua área de atuação. Depois, tente adicionar o nome do seu produto ao domínio para loja virtual.

Se o elemento principal do seu negócio é a venda de alimentação saudável, então experimente criar um domínio com termos de conexão com a sua marca, exemplo: “www.suamarcaalimentacaosaudavel.com.br” ou “www.suamarcaprodutosnaturais.com.br”.

É uma excelente oportunidade para conquistar clientes que, provavelmente, não iriam conhecer o seu negócio de outra forma.

Verifique a disponibilidade do domínio escolhido

Nesta etapa de certificação você poderá verificar os nomes que já estão registrados, quais domínios estão protegidos por direitos autorais e até mesmo os que já estão sendo usados por outra empresa.

Agora, você deve estar se perguntando: depois que registrei meu domínio, por quanto tempo ele é válido? O registro do seu domínio é válido por 1 ano. Após este período será necessário renovar o registro para que ele continue sendo usado pela sua marca.

Como registrar e comprar seu domínio

O UOL Meu Negócio é parceiro do empreendedor desde a criação até o registro do seu domínio! Na nossa plataforma exclusiva você verifica a disponibilidade do seu endereço em apenas um clique.

Nenhuma outra marca está utilizando o domínio que você quer?

Ótimo! Então você já pode escolher qual (ou quais) extensões mais se adaptam ao seu negócio. Afinal, quanto mais domínios você direcionar para o seu site, mais fácil será para as pessoas o encontrarem.

Acesse agora a plataforma e garanta já a presença online do seu negócio!

Related posts
Produtos UOL Meu NegócioSoluções

Como vender pelo Facebook e Instagram com a sua Loja VirtUOL?

5 Mins read
Já faz algum tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um ambiente para se entreter. As maiores marcas do mundo…
EmpreendedorismoPresença digital

Como abrir uma loja virtual de produtos cosméticos?

6 Mins read
Quanto tempo costuma durar os seus itens de cuidado pessoal? Quem gosta de cuidar da aparência raramente passa um mês sem adquirir…
Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Loja virtual de roupas: o segredo do sucesso está nos detalhes

5 Mins read
O consumidor que compra pela internet espera ter uma experiência que traga maior praticidade, rapidez e conforto. Logo, é importante pensar nesses…