HospedagemTecnologia

Como escolher uma boa hospedagem de sites?

3 Mins read

Veja as características que o bom host deve ter

Se você está pensando em criar um site, blog ou até mesmo uma loja virtual, uma de suas primeiras preocupações deve ser com a hospedagem de sua página.

⇒ Leia também: Site ou loja virtual: qual o melhor para o meu negócio?

Contratar um serviço de hospedagem significa pagar um servidor para guardar todas as informações do seu site: textos, imagens, vídeos, links, enfim, tudo mesmo. O que os provedores de hospedagem fazem é ceder a você um espaço no servidor deles para que você mantenha todo o conteúdo do seu site por lá.

Com uma boa hospedagem, as informações do seu site ficam seguras e arquivadas, podendo ser acessadas quando alguém visitá-lo. Existem muitos tipos de conteúdo que podem ser hospedados, e uma hospedagem específica para cada um. Veja, a seguir, os mais populares e o que cada um deles precisa, em termos de recursos.

Banco de dados

Para qualquer negócio, o maior tesouro são as informações. Sejam dados de perfil dos clientes, informações sobre produtos disponíveis ou protocolos que devem ser adotados pela equipe. Mas esse volume de dados pode se tornar muito grande, e é muito importante armazená-lo bem, de preferência em um sistema separado da hospedagem do site: um banco de dados.

Assim, se você tiver algum problema de segurança e o site for invadido, por exemplo, não perderá as informações mais importantes que sua empresa tem.

⇒ Leia também: MySQL x SQL Server x MongoDB x PostgreSQL ? qual banco de dados escolher?

Hoje, praticamente todos os sistemas exigem banco de dados para armazenar o conteúdo a ser apresentado ao visitante. Apenas sites estáticos, que não têm adição frequente de conteúdo, não precisam de banco de dados. Sites que são constantemente atualizados, lojas virtuais e blogs devem ter o serviço para ajudar a armazenar as informações.

Blogs

Existem alguns tipos de hospedagem específicos para os blogs, embora hospedagens convencionais também possam atendê-los.

As hospedagens de blog são pensadas para as necessidades dos blogueiros. O traço mais marcante delas é o uso de uma plataforma de publicação pré-instalada, a possibilidade de usar um domínio gratuito ou pago, além de suporte especializado em blog. Por outro lado, há quem prefira usar uma hospedagem convencional, que vem “zerada”, para poder instalar os recursos que quiser.

⇒ Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar um blog de sucesso

Escolher entre uma hospedagem específica para blogs e uma hospedagem convencional faz diferença, principalmente, para o usuário leigo. Quando ele hospeda o seu blog em uma hospedagem específica já está com metade do trabalho feito, porque, provavelmente, já vai ter os plugins e o painel construído para o blog.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Lojas virtuais

As lojas virtuais precisam de muito espaço em disco, uma vez que você vai ter de inserir fotos em alta resolução dos produtos, vídeos, comentários e descrições.

Para uma loja virtual funcionar são necessários alguns recursos específicos. Além de recursos recomendáveis, como servidores específicos e bancos, existem aspectos de segurança que são fundamentais. É possível contratar, separadamente, todos os recursos dos quais uma loja virtual precisa para funcionar, mas existem hospedagens que já têm tudo o que você precisa em aspectos técnicos e outros recursos.

⇒ Baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Como avaliar a hospedagem?

Sabendo do que você vai precisar no seu site, terá melhores condições de avaliar a empresa de hospedagem. Veja algumas características que vão ajudá-lo a escolher o melhor serviço de hospedagem para você:

  • Espaço em disco suficiente para manter o seu conteúdo.

  • Velocidade na transferência de informações para o visitante do site.

  • Sistemas que garantam a segurança dos seus dados.

  • Painel de controle em português, simples e intuitivo.

  • Empresa com boa reputação.

  • Serviço de suporte ao cliente.

  • Protocolos específicos para loja virtual.

  • Número de caixas de e-mail.

  • Serviço de uptime, que garante que o servidor contratado estará disponível em quase 100% do tempo.

⇒ Conheça os planos de Hospedagem UOL HOST.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…