UOL Meu Negócio

Como fazer backup dos seus arquivos importantes

Não tem jeito. A Lei de Murphy – que diz que, se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado mesmo – está mais do que comprovada quando o assunto é tecnologia, e você não está imune a ela. Um belo dia, seu computador pode pifar e todos os seus arquivos importantes vão embora com ele, se você não tomar as devidas precauções. 

Mas existe uma salvação, e ela se chama backup. O nome, em inglês, corresponde a um procedimento bem simples. O backup nada mais é que uma cópia de segurança, feita com frequência, de todos os seus arquivos. 

Com tudo armazenado em um local alternativo – pode ser online ou em uma mídia externa (CD, DVD, HD externo ou pen-drive) –, você consegue recuperar suas informações em caso de falha, perda ou roubo do equipamento onde estão os originais.


Uma maneira de manter um backup de seus dados é, de tempos em tempos, copiar tudo para um local alternativo. O ideal é fazer isso todos os dias – afinal, de um dia para o outro, você pode criar um novo documento importante ou salvar uma foto que você não pode perder de jeito nenhum no computador. O problema é que você precisará ter disciplina para se lembrar de fazer o procedimento.

Outra opção é o UOL Backup, que permite que você armazene suas cópias de segurança na nuvem. Você pode contratar o plano de acordo com o volume de dados que tem para guardar. 

Seja como for, não dê sopa ao azar. Faça backup dos seus arquivos hoje para evitar dores de cabeça amanhã.