Vendas Online

Como fazer o controle de estoque entre loja física e virtual?

6 Mins read

Ter um controle de estoque eficiente certamente é uma das expectativas mais comuns entre os varejistas. Isso é ainda mais importante para aqueles que já têm experiência no comércio físico, mas que decidiram migrar recentemente para o mercado digital.

Isso porque, a gestão pode até estar em dia e atuar em perfeito equilíbrio com as vendas. Contudo, as coisas mudam na hora que os pedidos da loja virtual começam a chegar. Afinal, as demandas são diferentes, mas é preciso lidar com elas simultaneamente.

Nenhuma pessoa empreendedora quer correr o risco de prejudicar a experiência dos clientes e nem os resultados da empresa por conta de furos no seu depósito, não é mesmo? 

Se você também tem essa preocupação, fique tranquilo: integrar estoque com loja virtual é mais fácil do que você imagina! Neste artigo, vamos apontar os caminhos ideais para tornar isso possível. Confira: 

  • A importância do controle de estoque para o seu negócio
  • Como integrar o controle de estoque na loja física e virtual
  • Como controlar seu estoque na Loja VirtUOL
  • Benefícios de ter um bom controle de estoque entre loja física e virtual

Acompanhe cada detalhe do nosso conteúdo sobre controle de estoque. Temos certeza que ele será muito valioso para você otimizar seus processos e impulsionar os seus resultados!

A importância do controle de estoque para o seu negócio

A gestão adequada do depósito é fundamental para manter o equilíbrio no abastecimento dos produtos, controlar a disponibilidade das vendas, garantir eficiência logística, suprir as demandas de entradas e saídas, e assim por diante. 

Inclusive, essa etapa confere mais padronização e qualidade para o atendimento ao consumidor final, desde o processamento de suas compras, até a agilidade na separação dos pedidos e o envio em um prazo satisfatório.

Esses diferenciais são muito importantes, mas garantir um bom gerenciamento muitas vezes é algo desafiador. Felizmente, as melhores tecnologias da área já são bastante acessíveis e simplificam muito as rotinas das empresas.

Nesse sentido, quando os processos de armazenamento físico são integrados ao sistema de controle de estoque online, é possível maximizar todos esses benefícios. Afinal, as demandas passam a ser otimizadas com o apoio da tecnologia, inclusive aquelas presenciais.

Com tudo gerido no mesmo ambiente, os benefícios vão além de evitar produtos parados ou vendas de itens indisponíveis. Graças à automatização, as atividades do estoque se tornam mais ágeis e eficazes para uma melhor tomada de decisão

>> Por falar na eficiência do controle de estoque, que tal conhecer os métodos ideais para melhorar a sua organização? Clique aqui e acesse nosso artigo especial sobre o tema!

Como integrar o controle de estoque na loja física e virtual 

Você já sabe que um controle de estoque unificado entre a loja física e virtual é fundamental para quem atua simultaneamente no mercado tradicional e realiza vendas online. Mas então, qual é o melhor jeito de implementá-lo?

O primeiro passo é contar com um bom ERP (sistema integrado de gestão) para a sua empresa. Ele serve justamente para integrar suas demandas gerenciais, automatizar as suas rotinas internas e acompanhar o andamento das atividades em tempo real. 

Tendo um bom sistema, o próximo passo é adaptar os seus processos para viabilizar essa integração e aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia. Para isso: 

Centralize toda a gestão 

Centralizar a gestão é manter todos os seus controles no mesmo sistema. Com esse cuidado, você padroniza a experiência oferecida aos clientes e ainda alinha as suas operações físicas e online às demais demandas administrativas, financeiras, fiscais, entre outras da sua empresa. 

>> Tenha todas as ferramentas que você precisa para centralizar a sua gestão em um só lugar: contrate seu Pacote Office e Google Workspace com o UOL Meu Negócio.

Faça a separação do estoque virtual e do estoque físico

Mesmo com a gestão centralizada, o ideal é que os estoques estejam separados. Isso porque, identificando quais itens e volumes são direcionados à loja virtual e quais são da loja física, você evita furos e tem um melhor controle de estoque em cada meio. 

Realize o mapeamento dos produtos 

Com o apoio do seu sistema, preze pelo mapeamento das mercadorias. Isso é fundamental para manter o nível correto de estoque, entender quais itens tem mais giro, o momento ideal de acionar os fornecedores, entre outros indicadores fundamentais para sua gestão. 

Faça atualizações constantemente 

Se o controle de estoque não se basear em informações reais, ele certamente não será eficiente. Por isso, as atualizações devem ser feitas a cada entrada ou saída. Um bom ERP também se destaca nesse sentido, pois atualiza os dados de forma automática, a cada venda ou recebimento de mercadorias. 

Tenha uma reserva de estoques

Controlar a reserva de estoque no sistema é imprescindível para que um mesmo item não seja vendido em duplicidade. Assim que a plataforma é informada sobre a venda, ela deve fazer a baixa automática. Isso melhora seus controles e evita insatisfações entre os clientes.  

Acompanhe o giro de estoque

Durante seu mapeamento, dê atenção especial ao giro de estoque. Sabendo quais produtos vendem mais, sua jornada do recebimento ao cadastro, além dos níveis necessários de reposição, você passa a ter total domínio dos seus prazos e processos comerciais. 

Automatize os processos

Como destacamos logo no início desta explicação, é imprescindível contar com a tecnologia para otimizar o seu controle de estoque. Com ela, você melhora sua capacidade de gestão, evita erros comuns aos registros manuais e ainda ganha mais agilidade na sua rotina.

Além disso, esse tipo de sistema automatiza os processos e unifica os registros físicos e online. Assim, você minimiza riscos de furos, produtos encalhados e outros problemas de abastecimento. Com eficiência e sem tarefas repetitivas, você pode se dedicar a funções mais estratégicas. 

Como controlar seu estoque na Loja VirtUOL 

Conforme ressaltamos acima, a automatização é o principal requisito para ter um controle de estoque eficiente. Nesse sentido, se você precisa integrar o físico e o online, invista em uma ferramenta de gestão que já seja voltada às demandas da loja virtual.

A Loja VirtUOL ajuda o seu negócio a sanar essa necessidade com total excelência. Referência no varejo digital, nosso sistema lhe permite criar um e-commerce personalizado, fácil de usar e com os recursos que você precisa para otimizar a gestão da sua empresa. 

Se você já sabe como montar uma planilha de controle de estoque, vai perceber que isso fica ainda mais fácil dentro da nossa plataforma. Isso porque, o gerenciamento dos giros e armazenamentos já é integrado ao painel de mercadorias. 

>> Caso você ainda não saiba como elaborar a sua planilha, clique aqui e descubra como através do modelo gratuito do UOL Meu Negócio. 

O funcionamento é simples: ao cadastrar ou alterar um produto, você informa a quantidade disponível. A cada venda, a baixa no estoque é automática. Caso o item atinja o valor mínimo definido, você receberá um aviso na tela. 

Para ativar essa opção na Loja VirtUOL, basta:

  • Ir ao Menu Lateral e depois em “Configurações
  • Clicar em “Dados da Loja
  • Acessar “Parametrizações
  • Selecionar a opção “Habilitar Controle de Estoque”.

Com isso, você melhora a experiência de compra do seu cliente. Afinal, os pedidos e as entregas ficam muito mais ágeis, e os riscos de indisponibilidade são nulos. Junto de todas as funcionalidades, é garantia de muito mais controle e inteligência para seus processos internos.

>> Viu como um controle de estoque online eficiente faz toda a diferença? Clique aqui, crie agora mesmo a sua Loja VirtUOL e aproveite os melhores benefícios para a sua gestão. 

Benefícios de ter um bom controle de estoque entre loja física e virtual 

Se você acompanhou todas as informações que nós compartilhamos até aqui, acreditamos que os benefícios de manter um controle de estoque integrado já estão evidentes. 

Fundamental para o bom andamento dos seus processos comerciais, esse cuidado confere uma melhor organização para os processos internos e ainda melhora a qualidade dos seus serviços. 

Como se não bastasse, unificar o físico ao digital aumenta a abrangência do público e as oportunidades de vendas. Afinal, cada vez mais consumidores intercalam suas experiências de compra no varejo presencial e online.

Nesse sentido, você ainda pode somar diferenciais como retirada na loja física de produtos comprados na loja online e garantir mais facilidade para possíveis trocas, por exemplo. 

Tudo isso com a centralização e a otimização garantidos pela tecnologia, que conferem um melhor aproveitamento dos seus recursos e do trabalho do seu time. 
Antes mesmo de migrar a sua gestão para a Loja VirtUOL, você já pode deixar tudo preparado e garantir mais ordem para os seus processos. Clique aqui e descubra como fazer controle de estoque no Excel com o modelo de planilha grátis do UOL Meu Negócio!

Related posts
Vendas Online

Dicas de segurança ao utilizar o PIX

4 Mins read
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, revolucionou a forma como realizamos transações financeiras. Com sua praticidade…
EmpreendedorismoVendas Online

7 dicas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual

4 Mins read
A experiência do usuário desempenha um papel muito importante no sucesso de uma loja virtual. Quando os clientes visitam a sua loja,…
Vendas Online

Dificuldades no orçamento das campanhas: O UOL Anúncios cuida disso para você!

4 Mins read
Anúncios pagos são ótimos aliados para aumentar a visibilidade da sua marca, conquistar novos clientes para o seu site/loja virtual e aumentar…