EmpreendedorismoGestão de FinançasPlanejamento

Como fazer o planejamento de sua empresa para o próximo ano

2 Mins read

Fazer um planejamento anual é importante em qualquer época, e em um momento de difícil situação econômica mundial é preciso muita cautela e atenção ao formular sua estratégia.

Artigos relacionados

Segundo o IBGE, no Brasil, quase metade das empresas fecha em três anos por falta de planejamento. Se não quiser fazer parte dessa estatística, anote as dicas a seguir e comece já a se planejar!

Faça um balanço desse ano

Não estamos falando só daquele já conhecido (que esperamos que você faça!) balanço financeiro.

Você deve tirar um tempo para fazer uma retrospectiva e relembrar todas as ações que deram certo e errado, os produtos mais e menos vendidos e os investimentos com maior e menor retorno.

Essa análise vai ajudá-lo a definir no que apostar novamente e o que é preciso melhorar e como.

Trace metas

Coloque no papel quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Desde metas financeiras e de vendas até número de fãs no Facebook, defina aonde você pretende chegar.

Atenção: esses números não podem ser irrisórios nem aleatórios, por isso a etapa acima é importante. Ela te guiará na hora de traçar metas tangíveis e novos rumos para o seu negócio.

Explore o calendário

Marque no calendário todas as datas importantes para seu negócio e planeje cada uma delas com antecedência.

No varejo, toda data especial é uma oportunidade de vender mais. Saiba aproveitar cada uma delas.


Projete diferentes cenários

É sempre bom se planejar para o melhor e o pior, ainda mais em um ano com tantas expectativas, mas resultados incertos.

A Copa, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas, mas a alta na inflação pode acabar com essa festa.

Enfim, planeje como sua empresa vai reagir ao cenário pessimista e como ela se portará no otimista. Por exemplo, se as vendas realmente crescerem na época da Copa, como vai planejar sua logística para esse aumento de demanda?

Deixe tudo documentado

É importante que tudo seja colocado no papel (ou em documentos online) de forma organizada. Faça planilhas no Excel, cole suas metas na parede do escritório, esmiúce os detalhes e deixe tudo guardado, mas não esquecido.

Periodicamente, reveja as metas, as datas e os planos para os cenários para confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se é preciso fazer adequações.

Dicas anotadas? Então pegue papel e caneta e comece a planejar!

Related posts
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…