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Como fazer seu site em WordPress aparecer no Google

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Veja algumas técnicas de SEO para WordPress

Vamos combinar: não adianta nada manter um site no ar se ele não receber acessos. Há dois caminhos para que isso aconteça, além da divulgação direta do link por meio de outros canais: investir em mídia paga para que os buscadores evidenciem seu site nos resultados ou aplicar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas), que faz com que seu site se destaque nas pesquisas sem pagar nada por isso.

Se o seu site usa o WordPress como CMS (gerenciador de conteúdo), não há motivos para deixar o trabalho de SEO de lado. Isso porque o próprio Google, o maior site de buscas do mundo, considera o WordPress amigável para a otimização de sites para mecanismos de busca. A plataforma disponibiliza uma série de recursos e plugins atualizados que vão ao encontro das boas práticas de SEO.

Sabendo que há milhares de sites querendo aparecer para o mesmo público-alvo que o seu, você precisa conhecer as melhores técnicas e plugins para usar em seu favor. Acompanhe, a seguir, o que fazer para ajudar seu site em WordPress a aparecer no topo dos resultados:

Crie uma página otimizada no WordPress

Como você deve saber, os buscadores priorizam, em seus resultados, páginas que oferecem conteúdos de qualidade, uma vez que a intenção dos mecanismos é proporcionar a melhor experiência possível ao usuário. Logo, é isso que você deve fazer. Mas, em primeiro lugar, é importante definirmos o que é conteúdo de qualidade para os sites de busca.

Um conteúdo de qualidade reúne informações inéditas e que respondem a todas as dúvidas que os usuários venham a ter sobre determinado assunto. Quanto mais formatos de conteúdo, melhor para otimizar uma página. Isso inclui imagens, vídeos e textos.

Agora, para o buscador entender que sua página pode ser relevante, você precisa destacar alguns pontos. Cada post precisa conter uma palavra-chave que se relacione diretamente com o assunto abordado.

Se você estiver escrevendo um texto sobre dicas de SEO, por exemplo, sua palavra-chave é “SEO”. Normalmente, escolhem-se as palavras-chave de acordo com o volume de buscas no Google. Para isso, use ferramentas como o Google Trends, que indicam os termos mais procurados.

Definido o principal termo do conteúdo, procure destacá-lo em lugares estratégicos. Nesse sentido, é fundamental que a palavra-chave apareça na URL, no título, nos subtítulos H2, no começo do primeiro parágrafo e no decorrer do texto. Mas procure não repeti-la em excesso para não prejudicar a qualidade do conteúdo. Em alguns casos, prefira sinônimos.

Por fim, textos muito curtos – com menos de 300 palavras – não são bem pontuados pelos mecanismos de busca, portanto, procure se aprofundar em suas postagens.

⇒ LEIA TAMBÉM: Joomla x WordPress: qual é o CMS ideal para você?


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Instale o Plugin Yoast

Muitas coisas para fazer, não? Para ajudá-lo a não esquecer nenhum detalhe, o melhor atalho é instalar o plugin WordPress SEO By Yoast. A partir daí, toda vez que você criar uma página ou um conteúdo novo, ele lembra os passos de otimização.

Antes da publicação, o plugin classifica o texto como bom (círculo verde), OK (círculo laranja) e péssimo (círculo vermelho) SEO, ou seja, trabalhe sempre para buscar a melhor classificação possível.

O WordPress SEO by Yoast também aponta alguns passos que você precisa melhorar. Por exemplo, se não houver nenhum link no texto, seja interno ou externo, ele sugere a utilização.

Ou então, quando o conteúdo tem menos de 300 palavras, ele sinaliza que é preciso escrever um pouco mais para o texto se tornar relevante. E mais: é possível, ainda, editar títulos e meta-descrições direto pelo plugin.

Mas não deixe tudo nas mãos da ferramenta. Você também deve fazer uma avaliação da qualidade do conteúdo e só publique o texto quando ele não deixar margem para dúvidas do leitor.

Aumente a velocidade do site

Quem nunca abandonou um site porque ele demorava para carregar? Os usuários não têm mais paciência para páginas que gastam mais de três segundos para carregar. Como os buscadores não querem apresentar aos usuários páginas que eles vão abandonar em pouco tempo, a velocidade de carregamento do seu site se torna um ponto importante para SEO, além da experiência do usuário, claro.

Nesse sentido, o WordPress disponibiliza uma série de plugins que ajudam na otimização da velocidade do site. Um deles é o Page Speed Insights, que faz um diagnóstico do desempenho da sua página na internet e aponta melhorias, como a redução do tamanho de imagens e a habilitação do cache.

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Dê atenção às imagens

Outro aspecto que o Google olha com atenção é a otimização das imagens. Então, quando você inserir a imagem no texto, é importante que o nome do arquivo contenha a palavra-chave. Inclua, ainda, o termo principal nos atributos “title” e “Alt” da imagem.

Para otimizar as imagens, um excelente plugin é o Smush.it para WordPress. Trata-se de um recurso que reduz o tamanho das imagens na hora em que você faz o upload. E o melhor de tudo é que a qualidade das imagens não fica prejudicada.

Depois dessas dicas, você já pode começar a trabalhar boas práticas de SEO em seu site. Vale lembrar que é fundamental manter os plugins atualizados e excluir aqueles que não são mais usados. Por fim, continue estudando e descobrindo novas técnicas de otimização.

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