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Como funciona uma ferramenta de disparo de e-mail marketing

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Existem inúmeras ferramentas que automatizam os processos e mostram a sua marca a um número maior de pessoas. Entre elas, está o disparo de e-mail marketing, que permite o envio das suas mensagens em massa.

O que isso significa? Se você tem uma loja com uma base de 3.000 clientes cadastrados, poderá enviar seus e-mail de uma única vez para todos eles. Não é uma facilidade e tanto?

Imagine ter que divulgar uma promoção ou anunciar um produto para cada uma dessas pessoas? Até porque, com essa prática, o servidor pode classificar as suas mensagens como um “spam”, ou seja, uma mensagem que não é de interesse do usuário.

Dessa forma, um material que foi cuidadosamente produzido para encantar o cliente, pode literalmente parar no lixo! Quer evitar esse e outros problemas? Então chegou a hora de conhecer os benefícios de contar com a ferramenta de disparo de e-mail marketing.

E mais, conheça o recurso do UOL Meu Negócio que vai otimizar o seu tempo e entregar os seus e-mails para quem realmente interessa!

Entenda como funciona o disparo de e-mail marketing

O disparo de e-mail marketing é uma ótima estratégia para fortalecer o relacionamento com os clientes. Esse é um canal de comunicação onde você pode informar e instigar o desejo de compra do cliente.

Para isso, você pode produzir newsletters – focando não apenas em uma oferta, mas trazendo destaques do seu negócio –, e-mails de atualização de conteúdo, ou e-mails de nutrição de leads – quando o usuário demonstra interesse em algum produto e você envia conteúdos que façam ele avançar no funil de vendas.

Ainda não sabe como utilizar essa ferramenta? O UOL Meu Negócio está preparado para ensinar você a dar os primeiros passos. Já utiliza o e-mail marketing e deseja aperfeiçoá-los para alavancar suas vendas? Esse conteúdo também é para você!

A partir de agora, vamos mostrar 6 etapas fundamentais para que as suas campanhas de disparo de e-mail marketing sejam mais assertivas. Acompanhe!

1 – Importe a sua lista de contatos

Implementar a ferramenta de disparo de e-mail marketing facilita a rotina de qualquer negócio. Mas para isso acontecer, é importante que o primeiro passo seja a importação da sua lista de contatos, reunindo todos os contatos dos seus clientes em uma lista – que pode ser em uma planilha de Excel, por exemplo.

Esse recurso, além de evitar erros, também otimiza o seu tempo, já que permite a importação automática dos contatos da planilha para a ferramenta de e-mail marketing.

Também não esqueça de manter a sua lista de contatos em crescimento. Afinal, ano após ano é comum que alguns contatos sejam perdidos. Manter um crescimento saudável é uma ótima maneira de gerar novos leads e converter novos clientes!

E não esqueça, é importante manter a sua base de contatos limpa. Remova os contatos inativos da sua lista, isto é, qualquer pessoa que não tenha interagido com seus envios dentro de um período de 3 meses.

2 – Selecione os contatos e organize em grupos

Para um disparo de e-mail marketing de sucesso, é importante que você envie a mensagem correta para as pessoas certas. Para isso, é possível criar grupos para dividir os contatos por categorias

Por exemplo, você pode dividir seus contatos de acordo com:

  • Geografia: é possível criar e-mails para regiões específicas, já que cada lugar do Brasil possui uma cultura, um modo de falar e uma necessidade específica.
  • Interesses: você pode enviar conteúdos que combinam com os hábitos e a rotina do seu público, uma ótima alternativa para a criação de materiais mais criativos.
  • Frequência de compra: os e-mails são enviados para clientes recorrentes ou consumidores que não compram a algum tempo (você pode definir um período como base).
  • Abandono de carrinho: quando o usuário desiste da compra, você pode enviar um e-mail oferecendo o produto com desconto, por exemplo.

Também é possível segmentar os grupos de acordo com o estágio no funil de vendas. Dessa forma, fica mais fácil produzir conteúdos com objetivos mais claros e assertivos.

Não esqueça de criar nome e descrição para cada um desses grupos. Assim, quando você for planejar uma promoção exclusiva para homens, por exemplo, basta disparar a sua campanha para esse grupo específico.

3 – Produza templates para e-mail marketing 

Criar um e-mail marketing personalizado é uma excelente tática para aumentar as conversões, isto é, fazer o leitor comprar o seu produto. Nesse sentido, a criação de um “template” atrativo – que é o tema visual do seu e-mail –, pode fazer toda a diferença!

Com a ferramenta de e-mail marketing do UOL Meu Negócio, você pode escolher um modelo em branco e inserir um código HTML de uma peça. Além disso, é possível escolher modelos já prontos da própria ferramenta.

Também é possível utilizar algumas ferramentas gratuitas. Entre elas, o Canva, que permite a criação de layouts bem funcionais, além de oferecer diversos modelos pré-definidos.

Outro recurso gratuito é o Stripo, que dá acesso a uma enorme coleção de templates HTML e elementos interativos.

Acredite: o uso de um bom template é fundamental para encantar o seu cliente e atraí-lo para clicar na sua mensagem. Experimente!

4 – Insira textos e imagens no e-mail

Falando em encantar o cliente, você pode estar se perguntando: o que é melhor? Mais textos e poucas imagens? Só imagens e nenhum texto? O que entrega mais?

Depende! A imagem tem forte influência no engajamento das campanhas de e-mail marketing, mas é preciso ter atenção. Tente usar textos e imagens na mesma proporção, caso contrário, a sua taxa de entrega pode cair de forma significativa.

Isso porque a inclusão de muitas imagens pode causar lentidão na abertura do e-mail e, consequentemente, ocasionar a desistência dos leitores. O segredo é utilizar esses elementos com bastante moderação!

5 – Dispare para a base de leads

Com tudo pronto, é hora de realizar o disparo de e-mail marketing para a base de leads. Ou seja, você vai enviar o seu conteúdo para os consumidores que se tornaram uma oportunidade de negócio para a sua empresa.

Os leads podem ser os usuários que forneceram informações em troca de uma oferta de valor na sua página – seja no momento de pedir mais detalhes sobre seus produtos ou até mesmo na hora de baixar um e-book, por exemplo.

6 – Analise o relatório

Depois, é fundamental ter acesso a um relatório completo que mostra, em detalhes, quais destinatários receberam, abriram e clicaram em suas mensagens. Além disso, é importante observar quais links geraram mais cliques.

Sabe onde você consegue tudo isso? Na ferramenta de e-mail marketing do UOL Meu Negócio!

Nossos relatórios podem ser exportados nos formatos CSV, HTML e XLS. Assim, é possível comparar as campanhas atuais e antigas, uma ótima maneira para você perceber a evolução nos resultados.

Veja outros recursos do E-mail Marketing do UOL Meu Negócio

Gostou de conhecer as 6 etapas fundamentais para uma boa campanha de disparo de e-mail marketing? Então você vai gostar de saber que a ferramenta do UOL Meu Negócio oferece outras vantagens, além daquelas que citamos neste conteúdo!

Aqui, a sua lista de contatos fica mais organizada e prática, já que você pode usar campos personalizados para preencher informações dos seus contatos. Assim, você cria uma base ainda mais personalizada e adaptável para a sua rotina.

Além disso, você pode utilizar essas listas para enviar pesquisas qualitativas e quantitativas de satisfação. Um ótimo recurso para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado para as próximas campanhas!

Quer mais? A nossa ferramenta ainda pode ser integrada ao seu site. Dessa forma, sempre que um novo visitante se cadastrar na sua página, o e-mail dele entrará automaticamente na sua lista de contatos.

Viu só quantos benefícios esperam por você? Não perca mais tempo e veja o que a nossa ferramenta de disparo de e-mail marketing pode fazer por você.

Acesse nosso site, conheça os planos disponíveis e fale com um dos nossos especialistas. O UOL Meu Negócio quer ajudar a sua empresa a alcançar mais pessoas! 

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