Como ganhar dinheiro com fotografia? Conheça 10 caminhos possíveis

Como ganhar dinheiro com fotografia? Conheça 10 caminhos possíveis

Aprenda todos os caminhos possíveis para faturar alto como fotógrafo

Muitas pessoas se enganam ao pensar que todo mundo que quer ganhar dinheiro com fotos só tem um único caminho a seguir. Na verdade, o mercado de fotografia é tão rico e diversificado que existem dezenas de formas de faturar nessa área e ser bem-sucedido.

A fotografia tem muitas áreas distintas, e cada uma delas tem suas próprias possibilidades de ganhos, então uma boa ideia é não escolher apenas pela possibilidade de faturamento, mas dar prioridade aos segmentos que você considerar mais interessantes, que estejam aquecidos no mercado e que também tenha conhecimento e identificação.

Afinal, se você não tem nenhum interesse ou conhecimento pela fotografia de moda, por exemplo, de nada adianta entrar nesse mercado, mesmo que ele esteja em alta.

Isso porque, além de ser um profissional, o fotógrafo é um artista, e é fundamental que ele ?se encontre? em uma área que gosta e que tem melhor habilidade para registrar. E claro que, como em qualquer outra carreira, quem quer realmente alcançar o sucesso fotografando deve, acima de tudo, ser muito persistente, dedicado e não desistir do que deseja.

E se você ainda está buscando um desses segmentos para investir e quer saber como ganhar dinheiro com fotografia, continue lendo porque vamos mostrar 10 formas de unir arte com negócios e faturar algo com as diversas áreas da fotografia.

1. Cobertura de eventos sociais

Fazer a cobertura de eventos sociais é uma das formas mais clássicas de ganhar dinheiro com fotos, e as possibilidades dentro deste segmento são muitas. O fotógrafo desta área pode atuar com fotografia de casamento, de aniversários, formaturas, de festas de família, de palestras, eventos corporativos e muito mais.

E dentro de cada um desses eventos é possível explorar alguns serviços e produtos para ser vendidos.

Quem quer ganhar dinheiro com fotografia de casamentos, por exemplo, pode vender, além da cobertura de fotos da cerimônia e festa, um ensaio pré-wedding (fotos do casal tiradas antes do casamento), making of dos noivos, ensaio sensual, trash the dress (com a noiva usando o vestido de casamento em situações inusitadas), álbum de casamento e fotos em quadros.

Nesses casos, o fotógrafo tem liberdade tanto para comercializar os serviços e produtos separadamente como para criar pacotes com descontos e condições especiais que estimulem o consumidor a aumentar o seu ticket médio.

>> Aproveite para conhecer as principais áreas da fotografia e descobrir qual a ideal para você.

2. Ensaios internos e externos

Se você está buscando como ganhar dinheiro com fotografia, os ensaios podem ser ótimas opções para investir. Hoje eles estão bem populares, há vários tipos de ensaio fotográfico e você pode focar em apenas um ou em vários tipos de público.

Alguns dos principais tipos de ensaio fotográfico são:

Ensaios individuais: books fotográficos, profissionais ou sensuais (boudoir).

Ensaios de casal: gestante, pré-weddingpós-wedding ou trash the dress.

Ensaios de bebês e criançasnewborn, mês a mês, smash the cake ou ensaios de aniversário.

Nos ensaios internos é importante ter uma boa variedade de cenários e acessórios específicos para cada tipo de sessão.

No caso do ensaio de gestante, por exemplo, muitos estúdios têm coroa de flores, saias de tule e outros elementos para embelezar a grávida. Já os ensaios newborn (feitos logo depois o bebê nascer) podem ser temáticos, com acessórios de super-heróis e desenhos animados, por exemplo.

Já nos ensaios externos, feitos fora do estúdio do fotógrafo, a locação deve ser acordada entre o profissional e o cliente, e normalmente há a inclusão de uma taxa de transporte.

Atualmente, é bem comum fazer ensaios de casais em parques, pontos turísticos da cidade onde vivem, museus e até na própria casa dos noivos. Aqui, a ideia é fazer o ensaio em um local que faça sentido para o casal e que valorize as fotos, e o fotógrafo pode ajudar orientando os clientes sobre as melhores escolhas. 

3. Fotojornalismo

A fotografia também é uma importante ferramenta para documentar fatos e compartilhar momentos da realidade com o público, e por isso o fotojornalismo é uma alternativa que deve ser considerada se você estiver procurando formas de ganhar dinheiro com fotos.

Nesses casos, o fotógrafo, normalmente, trabalha em parceria com jornais, revistas, agências e portais de notícias e vende as suas fotografias como forma de complementar o texto produzido pelo redator.

4. Fotografia de produto

A fotografia de produto é uma área que nunca sai de moda e é uma opção interessante para quem busca como ganhar dinheiro com fotos e gosta de publicidade e propaganda.

Isso porque a responsabilidade do fotógrafo de produto é registrar a mercadoria da melhor maneira possível, de forma que o consumidor possa não só ver o artigo, mas sinta vontade de comprá-lo.

Quem trabalha com fotografia de produto pode atuar em conjunto com diversas marcas, lojas físicas e e-commerce nos mais diversos segmentos, como roupas, acessórios, joias, óculos, calçados, móveis, eletrodomésticos e muito mais.

5. Edição e tratamento de imagens

Além de fotografar, um bom profissional também pode lucrar fazendo a edição e o tratamento de imagens para as mais diversas finalidades. Esse pode ser um trabalho conjunto, ou seja, as fotos são feitas e tratadas pelo mesmo profissional, ou profissionais diferentes para cada uma das etapas.

Quem faz a edição e o tratamento das fotos precisa ter bons conhecimentos em softwares que executam essas tarefas e uma boa noção estética para entender que tipo de acertos são interessantes para transformar uma boa fotografia em uma ótima fotografia.

6. Totem e cabine fotográficas

As fotos instantâneas não são novidade, mas elas ganharam novo fôlego no mundo dos eventos sociais por meio dos totens e cabines fotográficas, aparatos que funcionam como entretenimento em festas, feiras e outros tipos de confraternizações.

Os totens e cabines geralmente reúnem alguns acessórios, placas engraçadas e outros itens para tornar as fotos mais divertidas e contextualizadas segundo a natureza do evento. Depois de tirar as fotos, a revelação costuma ser instantânea, e o convidado guarda a imagem como lembrança.

Mas onde entra o fotógrafo aí? Além de poder adquirir e comercializar o totem ou a cabine fotográfica nos eventos, é importante que haja um profissional para monitorar e fazer a gestão da máquina, auxiliar os convidados com as poses e fazer quaisquer ajustes necessários antes da impressão. 

Para as empresas que já trabalham com fotografia, essa pode ser uma opção interessante de item para agregar ao mix e oferecer para os clientes em conjunto com outros serviços, como cobertura fotográfica de eventos.

7. Bancos de imagens

Vender fotos para bancos de imagens também é uma boa forma de ganhar dinheiro com fotografia. Esses sites fornecem fotografias para designers, publicitários e outros profissionais e empresas que precisam sempre de imagens para realizar seus trabalhos.

Normalmente, os bancos de imagens cobram um valor por imagem ou por pacote de fotos de seus clientes, e esse valor é repassado para o fotógrafo sempre que uma foto sua for baixada no diretório.

Para começar a ganhar dinheiro com suas fotos em um banco de imagens, basta fazer um cadastro como autor das imagens e enviar algumas fotografias para ser avaliadas. Quando a aprovação chegar é só cadastrar as imagens segundo as orientações do site e começar a receber por elas. 

8. Fotografia de moda

A fotografia nunca perde espaço no mundo artístico, e quando o assunto é ganhar dinheiro com fotos ela pode ser uma excelente opção. Os fotógrafos de moda podem trabalhar tanto na cobertura de desfiles e eventos do segmento como em estúdio, fotografando peças e modelos.

Boa parte dos fotógrafos de moda encontra seu espaço atuando com revistas, portais e outros veículos do setor, ou mesmo em parceria direta com as marcas e as modelos que fotografam.

Além de conhecimento em fotografia, é importante que um bom fotógrafo de moda tenha senso estético e um olhar bastante treinado para o mundo fashion.

9. Fotografias impressas

Nem tudo é digital no mundo da fotografia. Ainda é possível ganhar dinheiro com fotos impressas, seja um álbum produzido com fotos de um cliente ou mesmo pôsteres e quadros.

Essas fotos com cunho decorativo encontram um público bastante interessado em arte que pode usá-las para ornamentar suas casas e seus escritórios. Além disso, você também pode expor suas fotos impressas em galerias e feiras de arte que comercializam esse tipo de material.

>> Que tal ganhar dinheiro com fotografia sendo freelancer? Saiba tudo o que precisa sobre esse tipo de atuação!

10. Dê aulas de fotografia

Por que não compartilhar os seus conhecimentos sobre fotografia como uma maneira de faturar com isso?

Você pode dar aulas de fotografia presencialmente ou online, para um grupo ou individualmente, dentro de uma escola ou no seu próprio espaço e ganhar dinheiro ensinando outras pessoas que gostam de fotografar ou que já são fotógrafos profissionais, mas buscam especialização.

Se for preparar o curso por conta própria, é importante ter um bom planejamento para que, além de montar as aulas, você possa pensar também em como fará a divulgação e a captação de alunos. Existem diversas técnicas de marketing para isso e vale a pena estudar um pouco sobre elas, se você quiser entrar nesse mercado.

Bônus: ser o fotógrafo assistente

Ser fotógrafo assistente ou segundo fotógrafo também é uma ótima forma de trabalhar com fotografia.

Diferentemente do que muita gente acredita, o fotógrafo assistente não é visto pelos profissionais como alguém que não tem capacidade para ser profissional, mas sim uma pessoa que está colhendo experiências e iniciando da melhor forma possível: aprendendo e fazendo contato com outros profissionais e clientes.

Um fotógrafo assistente pode trabalhar em praticamente todos os ramos de atuação, como moda, eventos, fotografia de produto, ensaios e making ofs e sua função principal é auxiliar o fotógrafo com o equipamento, montagem e direção das pessoas que serão fotografadas.

Muitos fotógrafos iniciam sua carreira como assistentes de fotógrafos e, por meio dessa oportunidade, conseguem decidir mais facilmente qual das áreas da fotografia é mais atraente para eles e, claro, qual delas remunera melhor!

Viu? Existem diversos caminhos para você se profissionalizar e ganhar dinheiro com fotografia! O segredo é estudar bem o segmento que deseja seguir, os tipos de serviços que quer oferecer e se dedicar ao máximo!

Com isso, com certeza você não só vai ganhar dinheiro com fotos, mas terá mais chances de se tornar um fotógrafo de sucesso!