Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Como montar um bom time para sua loja virtual

3 Mins read

Seu negócio vai bem e já não é mais possível tocar sozinho toda a operação. Que ótima notícia! Você precisa de ajuda, então é chegada a hora de contratar profissionais que vão trabalhar com você para garantir que sua loja continue trilhando o caminho do sucesso.

Mas como fazer isso? Ora, não é um trabalho muito diferente do de um técnico de futebol, por exemplo. Você precisa estabelecer o seu plano de jogo – ou seja, definir sua estratégia – e trazer as peças necessárias para ajudarem a executá-la.

Como em um time de futebol, não adianta escalar um atacante só porque ele é seu parente ou faz churrasco com você nos fins de semana. O critério de escolha precisa ser técnico, baseado no mérito e na competência. Nada de colocar o cunhado para trabalhar com você só para agradar a sua irmã.

Mas quais são as posições que você terá de trazer para o seu time? Bom, isso varia de caso a caso, mas listamos abaixo, para você, algumas áreas estratégicas para sua loja virtual que, no seu tempo, vão exigir funcionários competentes. Saiba quais são elas:

Gestão

Nenhum barco pode navegar bem sem um capitão de primeira. Pode ser você mesmo ou você pode decidir contratar um profissional do mercado para o posto. É o responsável por decidir a estratégia da empresa, supervisionar o trabalho de todos.

Precisa ser uma pessoa que tenha a capacidade de sair da loucura do dia a dia para avaliar para onde sua empresa está indo e para onde deve caminhar.

É altamente recomendável que tenha conhecimento do mercado em que sua loja atua. Desta forma, saberá definir melhor as estratégias e o posicionamento da empresa.

É o técnico do time também. É o responsável por montar a equipe e trazer os melhores nomes possíveis para cada uma das posições. Precisa saber estabelecer metas e cobrar resultados e também ser capaz de demitir os que não estejam entregando desempenho.


Logística e operação

É quem cuidará, nos mínimos detalhes, do dia a dia da sua empresa. Os estoques estão em dia? As mercadorias foram despachadas dentro do prazo? Esse profissional deve ser capaz de dar essas respostas e garantir que tudo esteja nos trilhos.

É como se fosse o gerente-geral da sua loja. Lida com os fornecedores, garante que os canais de atendimento aos clientes estejam funcionando adequadamente, entre outras funções.

Recrutar alguém com experiência em comércio eletrônico ajuda bastante. Uma pessoa com este tipo de bagagem já estará habituada ao dia a dia de uma loja online e saberá como agir quando os imprevistos, esses impertinentes, aparecerem.

Financeiro

Sabe aquela pessoa que sonha com números e que, quando criança, pedia ao Papai Noel uma calculadora? Este é o profissional que você está procurando.

É a pessoa que será responsável pelo dinheiro da sua empresa. Contabilidade, despesas, receitas, impostos, é tudo com ele, ou com ela.

Mas o gerente ou diretor financeiro não será responsável apenas pela contabilidade da sua empresa. Ele também precisa interagir com outras áreas da sua loja para definir sua política de preços, por exemplo.

Resumindo, para tudo o que envolver dinheiro na sua loja, tratar diretamente com seu diretor financeiro.

Marketing

Esqueça o conceito do senso comum sobre o marketing. Ele está errado. O marketing não serve apenas para fazer propaganda. Serve para posicionar sua marca, definir estratégias e até mesmo formular preços, em parceria com o departamento financeiro.

Seu gerente ou diretor de marketing não será responsável apenas por desenhar seu logo ou escolher onde fazer propaganda da sua loja. Ele também deve definir as estratégias de ofertas e promoções, como será o seu e-mail marketing, qual produto deve ser anunciado na página principal do seu site, entre outras coisas.

É o centro nervoso estratégico da sua loja. É como o meia-armador do seu time. Deve ser criativo e preciso nos passes e lançamentos para colocar sua empresa na cara do gol e marcar, ou seja, vender mais e ampliar seus lucros.

Tecnologia

Em empresas convencionais, seria o rapaz que você chama quando não consegue imprimir um documento do Word. Em uma loja online é um funcionário vital. Como o site é a sua loja e as páginas dele são as suas prateleiras, sem uma boa tecnologia, nada de negócio.

Trata-se de um profissional que deverá trabalhar em conjunto com o marketing para montar um site com a maior taxa possível de conversão de visitantes em consumidores.

Deve garantir que a base de dados, tanto da loja quanto do e-mail marketing, esteja em dia, que não existam links quebrados no seu site etc.

Também é a pessoa que vai interagir com seu fornecedor de hospedagem e assegurar que seus canais de comunicação na web funcionem bem.

Em suma, é ele, ou ela, quem garante que todas as grandes ideias que você teve não vão naufragar por problemas técnicos.

Então? Pronto para escalar sua seleção e marcar golaço atrás de golaço? Procure no mercado quem mais se encaixa nessas funções básicas e em quaisquer outras mais que você achar importante para sua empresa e mãos à obra!

Related posts
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…
Soluções

Ameaças virtuais: conheça os tipos e como proteger seu site delas

6 Mins read
Você já pensou em criar um site para o seu negócio, blog pessoal ou portfólio online, mas ficou com medo de possíveis…