Veja na prática como não deixar sua loja virtual uma bagunça
Pense no seguinte cenário: você está bem animado para comprar um novo sofá para sua sala e alguém te falou muito bem de certa loja virtual que tem produtos de ótima qualidade a um preço excelente.
Chegando ao site, você descobre que a loja vende diversos tipos de móveis. O problema é que você não consegue encontrar a seção de sofás, já que não há categorias no menu ou elas estão confusas e desorganizadas. Se você deparasse com essa situação, será que continuaria insistindo no site, mesmo com boas recomendações? É bem provável que não.
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De acordo com a consultoria SumAll, o consumidor leva entre 30 e 45 segundos para decidir se vai ou não permanecer em uma loja para realizar uma compra. E isso inclui desde o momento em que ele entra na loja virtual até quando chega à página do produto e lê todas as informações. Faça um teste: será que em 45 segundos o consumidor vai conseguir encontrar produtos dentro do seu e-commerce e finalizar a compra?
Se a resposta for não, provavelmente, a sua loja está desorganizada e você precisa corrigir isso bem rápido. Afinal, de nada adianta ter uma infinidade de produtos incríveis se o consumidor não conseguir encontrá-los de forma rápida e simples.
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Uma das atitudes para resolver esse problema é organizar sua mercadoria em categorias. Essa é uma prática muito utilizada pelos grandes players do mercado, principalmente quando o volume de artigos é grande e diversificado.
Pode reparar, nesses casos, categorias como “eletrodomésticos”, “eletrônicos”, “acessórios” e “alimentação” são utilizadas para ajudar o consumidor a navegar no site, encontrar aquilo que precisa mais rápido e, por fim, realizar a compra. Mas você, pequeno e médio varejista, também pode adotar essa prática na sua loja virtual. Vamos ver como fazer.
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Estude seus produtos e crie métodos de divisão
Em um primeiro momento pode parecer complicado categorizar seus produtos, principalmente se o seu mix for grande e sazonal, mas se você estudar as mercadorias, com certeza, vai encontrar uma maneira de separá-las.
Em um primeiro momento, o ideal é criar grupos mais gerais e ir afunilando a escolha até que ela fique bem específica. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode ser uma boa ideia criar categorias de roupas masculinas e femininas para começar. Depois, dentro do universo de roupas para mulheres, pode ter categorias como “vestidos”, “blusas”, “casacos”, “saias”, “calças” etc. E dá para ir além: a categoria “vestidos”, por exemplo, pode conter “vestidos longos”, “vestidos de manga curta”, “vestidos para festas” e por aí vai.
Dessa forma, você garante que a consumidora que quiser comprar um vestido para um casamento saiba exatamente qual caminho seguir para achar o que está procurando na sua loja.
É claro que existem diversas formas de criar as categorias com base na divisão de produtos. Você pode levar em consideração marcas, modelos, cores, materiais, usabilidade e muito mais.
Se o seu negócio é uma loja de joias, você pode criar categorias como “ouro amarelo”, “prata” e “ouro branco”, por exemplo. Se trabalha com artigos de festas, pode ser uma boa ideia categorizar pelas cores das peças ou temas. Se tem uma livraria, as categorias podem refletir gêneros como “ficção”, “romance”, “autoajuda” etc.
O importante é estudar e entender seus produtos, para que o agrupamento em categorias faça sentido para você e para o consumidor.
Crie as categorias na loja virtual
Quando já tiver uma ideia de como vai fazer essa divisão, é hora de colocar a mão na massa. A seguir, vamos mostrar como criar as categorias na Loja Virtual do UOL, que tem planos perfeitos para cada tamanho e tipo de loja de virtual, suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana e muitas outras vantagens! Veja como fazer.
1 – Depois de contratar o plano da sua Loja Virtual UOL, faça login e acesse o menu “Gestão de Produtos”. Selecione “Categorias” e “Cadastrar uma nova categoria”. Você dará um nome à categoria e escreverá uma pequena descrição, a meta.
2 – Nenhuma categoria pode ficar sem produtos, não é? Para relacionar um item a uma categoria basta voltar ao menu “Gestão de Produtos”, clicar na aba “Produtos” e em “Adicionar novo”. Lá, você dará um nome ao produto, incluirá detalhes e vai escolher uma categoria para ele. No exemplo, usamos a categoria “Vestidos”.
3 – Depois de finalizar o cadastro do produto e relacioná-lo à categoria que escolheu, pode dar uma olhada em como a página ficou. Repare que na página do produto o cliente percebe que está na categoria “vestidos”.
4 – Quando você estiver na página inicial, a categoria também estará visível no menu, o que vai ajudar a levar o seu cliente direto para o tipo de produto que ele procura. Fácil, não é mesmo?
Com uma atitude simples como essa, e que leva poucos minutos, você será capaz de criar categorias diferentes, adicionar mercadorias a elas e ajudar o público a navegar em seu e-commerce com mais tranquilidade!