UOL Meu Negócio

Como organizar os produtos da sua loja virtual

Responda rápido: é fácil encontrar um produto na sua loja virtual? Se a resposta foi negativa, é hora de tomar uma providência. O consumidor online valoriza a praticidade e não tem tempo a perder vasculhando seu site atrás do que procura. Por isso, além de ter um bom sistema de busca, sua loja virtual deve ser bem organizada e fácil de navegar.

O primeiro passo é distribuir os itens em categorias e subcategorias que façam sentido para quem está comprando. A melhor maneira de fazer a divisão é pensar em como você procuraria aquele produto. 

Para começar, você pode agrupar os produtos por tema. Por exemplo, xampus, esponjas e sabonetes podem entrar na categoria “banho”. As categorias podem (e devem) ser divididas em subcategorias. A divisão pode ser por marca, modelo ou tipo de produto. Voltando ao exemplo anterior, você pode criar subcategorias “cabelo” e “corpo”.

Mas atenção: não use muitos níveis de subcategorias (três é o número máximo recomendado por especialistas). Isso fará com que os visitantes tenham de dar muitos cliques até chegar ao produto desejado. 

Vale lembrar que é importante dar destaque a produtos de diferentes categorias em sua homepage, para que o cliente tenha um gostinho do que encontrará navegando pela loja.

Se você faz promoções com frequência, pode ser interessante criar uma categoria somente para os produtos com descontos. 

Agora que você já sabe como organizar melhor suas prateleiras virtuais, que tal dar aquele trato na sua lojinha?