Como os softwares na nuvem podem ajudar a enxugar custos em sua empresa

Como os softwares na nuvem podem ajudar a enxugar custos em sua empresa

Utilizar aplicativos de produtividade e organização sem precisar instalá-los pode ser uma economia e tanto!

Se tem algo comum a empresas de todos os portes e segmentos, especialmente nos dias atuais, é a busca constante por redução de custos. Nesse sentido, algumas práticas já vêm sendo adotadas pelas empresas, como aderir ao esquema home office, enxugar a equipe e participar de práticas sustentáveis. Mas é possível ir além e incorporar a economia de recursos ao seu setor de tecnologia. 

A computação em nuvem trouxe várias vantagens tecnológicas para as empresas, e uma das mais importantes, com certeza, é a redução expressiva dos custos. Como tudo o que está na nuvem não ocupa espaço físico, não exige manutenção e é naturalmente escalável e flexível, ela custa muito menos que as modalidades tradicionais.

Além disso, vale destacar que os softwares na nuvem contribuíram para a queda nos índices de pirataria no Brasil em 3 pontos percentuais, de 50% para 47%, nos últimos dois anos, conforme mostra a pesquisa Pirataria de Softwares 2016, patrocinada pela Business Software Alliance (BSA).

Os softwares com tecnologia baseada em nuvem se popularizaram muito nos últimos anos e pode ter chegado a sua hora de fazer parte desta evolução. Veja como eles podem ajudar sua empresa a economizar:

Acesso remoto

Uma chuva forte trouxe uma queda de energia para o bairro? A caixa-d’água vazou e o escritório está inundado? Seu melhor colaborador está viajando a trabalho e ficou preso no aeroporto depois de um atraso no voo? Nada disso vai atrasar a entrega do trabalho porque com os softwares em nuvem toda sua equipe pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Além disso, a nuvem possibilita que você converse e colabore com outras pessoas, mesmo que elas estejam geograficamente distantes de você. O que você pode esperar com isso é uma redução drástica nas contas de telefone e nos gastos com viagens. 

Economia com atualizações

Muitas vezes, você compra um software e, meses depois de começar a usá-lo, surge uma nova versão no mercado, o que te obriga a gastar sempre com a opção mais atualizada.

Com a maioria dos softwares em nuvem isso não acontece e, sempre que algo for adicionado ao programa, você automaticamente terá sua versão atualizada e sem custos extras. Menos uma conta para a sua empresa!

Menos gastos com dispositivos

Você não precisa mais comprar pendrives, HDs externos ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados. Tendo seus documentos, planilhas e anotações em softwares na nuvem, você poderá acessá-los, editá-los e exibi-los em qualquer computador ou aparelho móvel com acesso à internet.

Aumento de produtividade

Imagine quanto tempo você poderá poupar se todos os participantes de uma reunião puderem ter acesso aos dados que serão discutidos antes de o encontro começar!

E se você puder evitar que seu funcionário fique 4 horas fora do escritório para ir e voltar de uma reunião convidando seu cliente para fazer uma conferência virtual com ele?

Quando você economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe também está economizando dinheiro, já que sobra tempo para trabalhar no que realmente importa.

Variedade de soluções

Hoje, existem muitos softwares em nuvem que são pensados e desenvolvidos para facilitar a vida dos funcionários e administradores de uma empresa. Tudo depende da sua necessidade e disponibilidade financeira.

Nesse sentido, o UOL HOST oferece dois pacotes de soluções completas para o seu negócio. Confira:

– Google Apps for Work: o conjunto de aplicativos do Google conta com planos perfeitos para o tamanho da sua empresa. O pacote apresenta soluções que facilitam a comunicação, como o e-mail corporativo personalizado com o seu domínio; o Hangouts, que cria conferências com vídeo e áudio; a rede social Google + e a Agenda, onde é possível compartilhar eventos e reuniões com um grupo de participantes.

Você ainda pode usar o Drive – um local de armazenamento, compartilhamento e edição de arquivos – para ter acesso a aplicativos que permitem criar documentos, planilhas, apresentações e até mesmo sites.

Para manter tudo organizado, você ainda conta com o Admin Console e o Vault, ferramentas de gestão de contas e segurança. Todos os apps podem ser usados remotamente pelos funcionários que tiverem acesso aos projetos e são sincronizados automaticamente.

– Microsoft Office 365: o conjunto de soluções da Microsoft para seu escritório permite que você use as melhores ferramentas do Office online e offline de forma colaborativa.

Você terá acesso a softwares como o Word, Excel, Power Point, Publisher e Acess. Além disso, pode usar o Skype para enviar mensagens instantâneas, individuais ou em grupo, fazer chamadas de áudio e vídeo e interagir com a rede social corporativa da Microsoft, a Yammer.

 O pacote também inclui o acesso ao Outlook, onde você pode gerenciar várias contas de e-mail em um só lugar, e o One Drive, sua pasta na nuvem para guardar, compartilhar e editar documentos.    

Gostou? Então contrate já um dos planos do Google Apps for Work ou Microsoft Office 365 com o UOL HOST e conte com estabilidade na entrega, suporte especializado 24 horas por dia e 7 dias por semana e pagamento em reais.