EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Como os softwares na nuvem podem ajudar a enxugar custos em sua empresa

3 Mins read

Utilizar aplicativos de produtividade e organização sem precisar instalá-los pode ser uma economia e tanto!

Se tem algo comum a empresas de todos os portes e segmentos, especialmente nos dias atuais, é a busca constante por redução de custos. Nesse sentido, algumas práticas já vêm sendo adotadas pelas empresas, como aderir ao esquema home office, enxugar a equipe e participar de práticas sustentáveis. Mas é possível ir além e incorporar a economia de recursos ao seu setor de tecnologia. 

A computação em nuvem trouxe várias vantagens tecnológicas para as empresas, e uma das mais importantes, com certeza, é a redução expressiva dos custos. Como tudo o que está na nuvem não ocupa espaço físico, não exige manutenção e é naturalmente escalável e flexível, ela custa muito menos que as modalidades tradicionais.

Além disso, vale destacar que os softwares na nuvem contribuíram para a queda nos índices de pirataria no Brasil em 3 pontos percentuais, de 50% para 47%, nos últimos dois anos, conforme mostra a pesquisa Pirataria de Softwares 2016, patrocinada pela Business Software Alliance (BSA).

Os softwares com tecnologia baseada em nuvem se popularizaram muito nos últimos anos e pode ter chegado a sua hora de fazer parte desta evolução. Veja como eles podem ajudar sua empresa a economizar:

Acesso remoto

Uma chuva forte trouxe uma queda de energia para o bairro? A caixa-d’água vazou e o escritório está inundado? Seu melhor colaborador está viajando a trabalho e ficou preso no aeroporto depois de um atraso no voo? Nada disso vai atrasar a entrega do trabalho porque com os softwares em nuvem toda sua equipe pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Além disso, a nuvem possibilita que você converse e colabore com outras pessoas, mesmo que elas estejam geograficamente distantes de você. O que você pode esperar com isso é uma redução drástica nas contas de telefone e nos gastos com viagens. 

Economia com atualizações

Muitas vezes, você compra um software e, meses depois de começar a usá-lo, surge uma nova versão no mercado, o que te obriga a gastar sempre com a opção mais atualizada.

Com a maioria dos softwares em nuvem isso não acontece e, sempre que algo for adicionado ao programa, você automaticamente terá sua versão atualizada e sem custos extras. Menos uma conta para a sua empresa!


Menos gastos com dispositivos

Você não precisa mais comprar pendrives, HDs externos ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de dados. Tendo seus documentos, planilhas e anotações em softwares na nuvem, você poderá acessá-los, editá-los e exibi-los em qualquer computador ou aparelho móvel com acesso à internet.

Aumento de produtividade

Imagine quanto tempo você poderá poupar se todos os participantes de uma reunião puderem ter acesso aos dados que serão discutidos antes de o encontro começar!

E se você puder evitar que seu funcionário fique 4 horas fora do escritório para ir e voltar de uma reunião convidando seu cliente para fazer uma conferência virtual com ele?

Quando você economiza tempo e aumenta a produtividade da equipe também está economizando dinheiro, já que sobra tempo para trabalhar no que realmente importa.

Variedade de soluções

Hoje, existem muitos softwares em nuvem que são pensados e desenvolvidos para facilitar a vida dos funcionários e administradores de uma empresa. Tudo depende da sua necessidade e disponibilidade financeira.

Nesse sentido, o UOL HOST oferece dois pacotes de soluções completas para o seu negócio. Confira:

– Google Apps for Work: o conjunto de aplicativos do Google conta com planos perfeitos para o tamanho da sua empresa. O pacote apresenta soluções que facilitam a comunicação, como o e-mail corporativo personalizado com o seu domínio; o Hangouts, que cria conferências com vídeo e áudio; a rede social Google + e a Agenda, onde é possível compartilhar eventos e reuniões com um grupo de participantes.

Você ainda pode usar o Drive – um local de armazenamento, compartilhamento e edição de arquivos – para ter acesso a aplicativos que permitem criar documentos, planilhas, apresentações e até mesmo sites.

Para manter tudo organizado, você ainda conta com o Admin Console e o Vault, ferramentas de gestão de contas e segurança. Todos os apps podem ser usados remotamente pelos funcionários que tiverem acesso aos projetos e são sincronizados automaticamente.

– Microsoft Office 365: o conjunto de soluções da Microsoft para seu escritório permite que você use as melhores ferramentas do Office online e offline de forma colaborativa.

Você terá acesso a softwares como o Word, Excel, Power Point, Publisher e Acess. Além disso, pode usar o Skype para enviar mensagens instantâneas, individuais ou em grupo, fazer chamadas de áudio e vídeo e interagir com a rede social corporativa da Microsoft, a Yammer.

 O pacote também inclui o acesso ao Outlook, onde você pode gerenciar várias contas de e-mail em um só lugar, e o One Drive, sua pasta na nuvem para guardar, compartilhar e editar documentos.    

Gostou? Então contrate já um dos planos do Google Apps for Work ou Microsoft Office 365 com o UOL HOST e conte com estabilidade na entrega, suporte especializado 24 horas por dia e 7 dias por semana e pagamento em reais.

Related posts
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…
Empreendedorismo

Como contornar a alta do combustível no seu negócio?

6 Mins read
A alta do combustível é um dos temas que mais preocupam os brasileiros atualmente. Além do peso no bolso do consumidor para…