CRMDatas SazonaisDivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalRedes Sociais

Como promover sua loja no Instagram durante a quarentena

2 Mins read

O que significa esse jogo da velha antes das palavras?

O que significa esse jogo da velha antes das palavras? #confuso #viajeinamaionese #alguémmeexplica #socorro.

Se você não conhece esse símbolo, provavelmente vive em outro planeta já se fez a pergunta acima.

As hashtags, nome dado a esse símbolo (também conhecido como sustenido ou cerquilha), são utilizadas nas redes sociais para “taguear” as postagens. Inicialmente, elas funcionavam somente no Twitter. Depois, a moda chegou ao Instagram. Aí não teve jeito, o Facebook também teve de entrar na onda. Pronto, o cenário ficou completo! E não há mais como fugir, elas estão em todos os lugares.

Se sua loja está presente nesses canais, é bom saber como elas funcionam direitinho, pois – acredite – esse símbolo pode ser importante na hora de atrair clientes.

Como funciona

A hashtag serve para marcar as publicações por assunto, facilitando na hora da busca do usuário. Quando o símbolo é colocado antes da primeira letra, cria-se um link na palavra. Assim, quando o usuário clica nela, encontra todas as outras publicações com a mesma tag.

Mas, atenção: frequentemente, os usuários também usam o recurso para fazer algum complemento ou gracinha a respeito do comentário que fizeram – como exemplificamos no primeiro parágrafo deste texto. Nesse caso, o objetivo não é tornar a publicação “buscável”. Trata-se apenas de um “vício de linguagem” da internet.


Quando usá-las

Pensando no seu negócio, você deve acrescentar as hashtags quando quiser colocar um tema na publicação ou acrescentar palavras que facilitem ao público encontrar o post. Por exemplo, um post sobre tendências de cores para roupas no verão pode levar às hashtags #moda, #tendências e #verão. Dica: a melhor hashtag é sempre a que fala com um público maior.

Use, mas não abuse!

Nada mais cansativo que uma frase como esta com a qual abrimos este texto, lotada de hashtags. Como já dissemos no item acima, só empregue a técnica nas palavras mais importantes, aquelas que realmente serão buscadas pelo internauta.

Não invente hashtags gigantes

Tem muito usuário que inventa hashtags inúteis, como #onossopreçoéomelhordaregiao. Serve para fazer uma graça, como já explicamos, mas não tem muita função prática, afinal, dificilmente alguém estará buscando esse tópico. Nesse caso, o melhor é optar por uma expressão mais objetiva, como #barato ou #liquidação.

Engaje sua marca

Pesquise as hashtags que estão em alta nas redes sociais e as utilize em seus posts ? claro, quando elas couberem no contexto. Por exemplo, usuárias do Instagram ligadas em moda costumam pesquisar e utilizar muito a hashtag #lookdodia. Se tiver uma loja de roupas, vale tentar encaixá-la no post.

Use-as para segmentar posts e público

Lojas que atendem diversos setores, por exemplo, podem usar as tags para indicar do que se trata o conteúdo da postagem: #decoração #jardinagem #construção. Outra opção é seguir uma divisão por público como #infantil #feminino #masculino.

Pronto para utilizar as hashtags? Então comece pesquisando quais delas fazem sucesso com o seu público e planeje como inseri-las em seus próximos posts!

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…