Aumente sua credibilidade e melhore os processos no seu negócio!
Muitos artesãos têm dificuldades de unir seu lado criativo com a parte administrativa que qualquer negócio demanda. Afinal, não é fácil ter ideias, produzir e ainda se preocupar com emissão de notas, gestão de estoque e estratégias de marketing.
Por isso, apesar de ser um setor que fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, segundo o IBGE, muitos artesãos ainda têm dificuldades em se profissionalizar na área e ser reconhecidos como tal.
>> Que tal ter um negócio online? Veja Como vender artesanato pela internet
Para ajudar você, artesão, a dar esse importante passo de profissionalizar sua produção e se destacar no mercado, preparamos um passo a passo com dicas para transformar seu atelier na sede da sua empresa. Veja só:
Faça um Plano de Negócios
Se você está começando agora a empreender, esse é um dos pontos mais importantes e que pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa.
O Plano de Negócios é um compilado de informações e ideias que vai ajudar você a descobrir se sua ideia é ou não viável para um empreendimento. Depois de validar o conceito da sua empresa, aí sim, você pode começar a transformar a teoria em prática!
>> Temos o modelo para o seu Plano de Negócios! Faça o download gratuito do seu!
Veja-se como um profissional
Se você quer que o mercado te enxergue como um profissional, precisa agir como um! Não adianta achar que por sua empresa ser pequena você não precisa mostrar profissionalismo.
É necessário deixar claro, desde o início, que você trabalha com seriedade, comprometimento e dedicação, é dessa forma que vai conquistar o respeito dos clientes e da concorrência!
Esteja regularizado
Quem quer se profissionalizar em qualquer área de atuação precisa estar regularizado. Descubra em qual tipo de regime o seu tipo de negócio pode ser enquadrado (como MEI e Simples Nacional) e busque informações necessárias para registrar o seu negócio.
Trabalhando de maneira formal, você tem de cumprir alguns deveres, mas também terá acesso a vários direitos, facilidades na tributação e poderá emitir contratos e notas fiscais, o que também transmite uma imagem mais profissional para clientes e fornecedores.
>> Em dúvida? Leia Mei x Super Simples: qual a escolha certa para começar o meu negócio
Crie identidade visual adequada
A identidade visual diz muito sobre o nível de profissionalização de uma empresa! Você pode achar que não, mas o consumidor percebe quando um logo, um cartão de visitas ou uma apresentação em slides foi feita por um profissional e quando não foi.
E o pior é que não ter uma identidade visual caprichada pode passar a imagem de desleixo, falta de cuidado ou a impressão de que se a empresa não se importa nem com aquilo que está mostrando para o mundo, imagine o que está nos bastidores!
Planeje suas estratégias de marketing
O seu trabalho pode ser incrível, ter um preço acessível e ser muito útil para consumidor, mas se ele não souber que você existe, nada disso adianta!
É preciso identificar quais são seus objetivos, pensar em estratégias para alcançá-los e escolher ferramentas adequadas que te ajudem a chegar lá.
Por exemplo, se você quer aumentar o número de seguidores no seu Instagram, pode buscar parcerias com outras empresas e perfis que tenham o mesmo público que o seu. Se quer fazer uma grande promoção de Black Friday, pode investir em anúncios nas redes sociais, links patrocinados e começar a enviar e-mail marketing para que sua base de e-mails já vá se preparando.
>> Confira o Passo a passo para montar o planejamento de marketing digital da sua empresa
Crie um sistema de atendimento eficiente
Suas campanhas de marketing funcionam e atraem vários compradores para o seu site, redes sociais, e-mail e telefone. O único problema é que você não criou um processo de atendimento para essas pessoas!
Demorar para dar uma resposta, dar dados imprecisos ou atender mal matam qualquer estratégia!
Não se esqueça da logística
Não adianta ter tudo na ponta do lápis, se você vacilar justo na hora de entregar a mercadoria, não é mesmo?
Avalie quais são suas opções de entrega, pese os prós e contras de trabalhar com cada uma delas (incluindo os custos e riscos que elas oferecem) e negocie sempre que puder para melhorar as condições.
Não se esqueça, também, que a embalagem faz parte do processo logístico, e uma embalagem ruim pode colocar em jogo a integridade dos produtos que está transportando.
Tenha uma boa plataforma de vendas
Vender na internet é uma ótima ideia para quem trabalha com artesanato. Com uma loja virtual você pode atender pessoas do mundo todo, a qualquer hora e sem o custo de manter uma loja física aberta ou um funcionário para ficar no balcão.
A loja virtual permite que os clientes tenham uma visão clara dos seus produtos e possam entender melhor como você trabalha, qual sua história e, claro, quanto custam seus produtos. Tudo isso automatiza o processo de venda. Afinal, se as informações já estão lá, você vai passar menos tempo dando essas mesmas informações, individualmente, para cada cliente.
Se você quer investir em uma loja virtual, a melhor opção é a Loja Virtual, um serviço que permite que você monte seu e-commerce mesmo que nunca tenha feito isso antes! São inúmeros templates prontos e editáveis e, com certeza, um deles é perfeito para a sua loja!
Além disso, você conta com todo o suporte do UOL Meu Negócio e recursos como integração com o sistema de frete dos Correios, versão móbile para tablets e smartphones, compartilhamento nas redes sociais e muito mais!