EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Como ser um líder inspirador e eficaz

3 Mins read

Por trás de toda grande empresa – ou à frente dela − há sempre um grande líder.

Trata-se daquela figura que consegue transmitir aos seus comandados o que é esperado deles e é capaz de inspirá-los a seguir na trilha que levará ao sucesso.

Você deve estar se perguntando: “O que preciso fazer para poder dizer ‘esse cara sou eu’?” Bem, muitas vezes, a capacidade de liderar é nata, mas existe uma série de ações que podem ajudá-lo a se tornar um líder melhor. Saiba quais são elas:

Delegue

O bom líder não é aquele que centraliza todas as decisões em si e exige ser consultado a cada passo da realização de uma tarefa ou de um plano estratégico. Aliás, isso é bem pouco produtivo. Um bom líder delega tarefas e dá a seus subordinados o poder de decidir.

Um bom líder, acima de tudo, precisa ser capaz de escolher pessoas competentes, capazes de tomar algumas decisões e entregar o que o líder pede.

Centralizar todas as decisões em você não só mostra falta de confiança em seus liderados, como também é contraproducente e pode te levar à loucura.

Imagine se cada pequena decisão da sua empresa precisasse passar pelo seu crivo? Além de sobrecarregá-lo, esse comportamento tira agilidade e produtividade da sua empresa, fazendo com que ela fique atrás da concorrência.

Incentive opiniões divergentes

Entender uma opinião discordante como um desafio à sua autoridade é um erro crasso. Uma equipe que debate e discute os problemas e como solucioná-los é mil vezes mais valiosa do que uma que apenas diz “sim, senhor” e obedece.

Desencorajar opiniões diferentes das suas pode privar você de ideias ou soluções que não tinha imaginado e que podem, por que não, ser melhores que as suas.

Um bom líder não é o dono da verdade. É aquele que ouve todas as opiniões e decide com base no que é melhor para a empresa.

Desencorajar a divergência inibe a criatividade, e temos certeza de que você sabe que isso não é bom para seu negócio.

Continue aprendendo

Sempre. Você precisa ter em mente que nunca saberá tudo. É preciso manter-se atualizado, buscar as informações e saber como aplicá-las em seu negócio. Um líder que para no tempo será superado e ficará ultrapassado.

Mostrar-se aberto a novos aprendizados é também uma forma de motivar e inspirar sua equipe a fazer o mesmo.

Mantenha-se atualizado sobre o setor em que você atua, saiba as novas tendências, use-as em favor do seu negócio.

Evolua, sempre. Não pare no tempo.


banner_uolmn_criadordesites_academia

Incentive o espírito de equipe

O discurso-padrão de jogadores e técnicos de futebol é o princípio básico aqui. Quando um ganha, todos ganham. Quando um perde, todos perdem.

Faça seus comandados saber que eles fazem parte de uma coisa maior, uma equipe. Priorize o coletivo sobre o individual. Quando a empresa vai bem, boa notícia para os funcionários. Quando ela vai mal, má notícia para eles.

Entenda e faça com que sua equipe entenda que, para seguir adiante, sua empresa precisa de uma equipe competente e que todas as peças contribuem para o sucesso, desde você, o líder, até o estagiário ou o trabalhador menos graduado.

Se todos desempenharem bem seu papel, o coletivo sairá vitorioso. E se o coletivo sair vitorioso, cada uma das pessoas da equipe terá vencido.

Seja íntegro

Um líder deve liderar. Mas, para que ele lidere, é necessário que as pessoas o sigam. E a integridade é a característica crucial que fará com que as pessoas sigam você.

Seja honesto. Diga o que precisa ser dito. Trate todas as pessoas da equipe, independentemente do status, de forma justa e honesta.

Seja transparente. Garanta que as pessoas saibam claramente o que você espera delas. Não tenha preferidos nem privilegiados. Esse comportamento destrói o espírito de equipe e o sentimento de coletividade.

O que vale para um precisa valer para todos, independentemente de relações pessoais ou afinidades. Lembre-se disso, sempre.

Dê o exemplo

Liderar pelo exemplo é a única maneira de liderar com eficiência. Ninguém leva a sério uma pessoa que se dispõe a liderar o que quer que seja, mas cuja máxima é “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

Se você quer que as pessoas o sigam, dê o exemplo. É a melhor maneira de ilustrar o que você espera delas.

Se você pede à sua equipe que trabalhe até tarde numa sexta-feira, não adiante levantar da mesa às cinco da tarde dizendo “bom trabalho, gente”. Você precisa estar lá, ao lado da sua equipe. E trabalhando com eles, não se esforçando para passar de fase no Candy Crush.

Ninguém se torna um grande líder de um dia para o outro, mas se você começar a colocar as dicas acima em prática, pode ter certeza de que estará no rumo certo e, em breve, chegará lá. Pronto para começar a praticar?

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…