Você conhece seus clientes? Sabe dizer qual é a cor de esmalte preferida da Paula? Ou quantas vezes o Lucas comprou camisetas na sua loja este ano? Ou ainda qual foi a última vez em que a Mariana comprou um frasco do seu perfume favorito?
Ter essas informações nas mãos é o caminho para poder fazer ofertas mais assertivas e atender melhor seus clientes.
E a boa notícia é que existe uma tecnologia que está aí no mercado para te ajudar com essa tarefa: os softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente).
Esse tipo de ferramenta permite que você tenha uma melhor visão sobre o comportamento dos clientes para que você possa, entre outras coisas, ajustar melhor seu portfólio de produtos, fazer ofertas mais personalizadas e entender melhor o ciclo de compra de cada cliente.
Um sistema CRM também costuma dar condições de oferecer um suporte melhor e mais personalizado ao cliente, já que ele registra todos os dados de compras e interações daquela pessoa com a sua loja ao longo do tempo.
Mas, para ter um CRM eficaz, é preciso dedicar tempo à inserção dos dados dos clientes no sistema e à análise constante dessas informações. Caso contrário, nem adianta usá-lo.
Confira, a seguir, alguns cuidados simples que farão com que seu CRM seja uma ferramenta poderosa e útil para seu negócio:
Adote um sistema simples.Isso facilitará o uso no dia a dia e fará com que a ferramenta se torne parte da cultura da sua empresa.
Certifique-se de que os dados estão lá.Como já dissemos antes, manter o sistema atualizado é fundamental. Nada de deixar para depois. Sempre que houver uma nova interação com o cliente ou mudança de dados cadastrais, por exemplo, faça a atualização.
Escolha uma ferramenta colaborativa.Dê preferência, uma ferramenta baseada na nuvem, que possa ser acessada remotamente e usada por mais de um funcionário ao mesmo tempo.
Quer dar uma chance ao CRM e ver, na prática, como ele funciona?