DicasPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Como usar as recomendações de usuários para impulsionar as vendas

2 Mins read

Deixe que os seus clientes falem de você.

Uma pesquisa da Nielsen sobre confiança em propaganda, divulgada no ano passado (realizada em 56 países), apontou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares que na mídia convencional.

Dentro dessa faixa de consumidores, 70% disseram ser influenciados pela opinião de outros na internet, incluindo as redes sociais – em que a porcentagem de confiança do brasileiro chamou a atenção com o índice de 52%.

Esses números só provam aquilo que todos nós já sabíamos, ainda que inconscientemente: clientes que falam bem do seu produto ou serviço podem trazer mais retorno que campanhas custosas.

Com as pessoas usando cada vez mais as redes sociais – o tempo médio do brasileiro no Facebook é de 8 horas no mês, por exemplo – fica cada vez mais evidente a importância das recomendações nesses canais para aumentar as vendas.

Criar oportunidades para que seus clientes falem bem de sua loja virtual e recomendem seus produtos nas redes sociais é sua obrigação, se quiser competir melhor no mercado virtual. Quer saber como? Vamos às dicas:

1 – Incentive as recomendações

Ofereça descontos ou recompensas diversas para quem recomenda sua loja e traz resultados, como fazem escolas de inglês e academias.


2 – Faça o elogio reverberar

Sempre que receber um comentário positivo ou elogio, seja via Facebook, e-mail, carta ou telefone, certifique-se de compartilhá-lo em suas redes. Além de chamar a atenção dos seus fãs (e dos amigos deles), você aumenta a credibilidade da sua marca perante os usuários que, porventura, caírem de paraquedas em sua página.

3 – Facilite o compartilhamento

Torne o conteúdo do seu site “compartilhável”, com botões visíveis e amigáveis para redes sociais. Incentive os visitantes a “espalhar” seus produtos pelas redes, escrevendo seus próprios reviews.

4 – Ofereça condições especiais a fãs

Se você tem uma página no Facebook (se não tem, crie agora!), pode criar uma aba que adianta as promoções do site apenas para seus fãs e pessoas a quem eles recomendarem (desde que também virem fãs). Uma ação simples, indolor e que gera grande resultado.

5 – Não deixe a conversa morrer

Não adianta querer que o cliente faça todo o trabalho por você. Entre também na conversa. Sempre que receber um elogio ou comentário positivo, responda agradecendo. Se o feedback não for legal, tente entender o motivo e dê um retorno público para que os outros visitantes da página não achem que você ignora as críticas.

Tem sua própria receita para “arrancar” elogios dos clientes? Conte aqui para a gente.

Related posts
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…
Soluções

Como se preparar para o Dia das Mães

4 Mins read
Preparar-se para celebrar o Dia das Mães não é apenas uma questão de datas no calendário, mas sim de reconhecer e homenagear…